TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importãncia da literatura na educação infantil

Por:   •  18/10/2015  •  Dissertação  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A literatura infantil exerce um papel importante na questão da aprendizagem das crianças; além da transmissão de valores, crenças, consciência do mundo que a cerca, faz com que elas conheçam e aprendam a nomear seres e coisas. É também através da escuta de historias que as crianças aprendem e desenvolvem diversas habilidades, como por exemplo quando contam e recontam uma historia, estão desenvolvendo a oralidade e além disso estão se socializando ao interagir com outras pessoas, adultos ou crianças.

As crianças tem diversas formas de representarem as histórias que escutam, seja recontando a historia, como acima exposto, seja desenhando, imitando as personagens, decifrando as letras e palavras, brincando de faz de conta, todas essas formas de representações faz com que a criança adquira habilidades das linguagens orais, de escrita, que também esta vinculada com a questão das artes visuais, do movimento, da música. Uma boa historia mexe com a imaginação das crianças que vão descobrindo que existe um código, vão decifrando esse código, despertando o gosto e o interesse pela leitura, é partir daí que se forma o futuro leitor.

A literatura infantil também dá uma contribuição valiosa no processo de formação da criança, quando a partir dela podemos incutir diversos conceitos como: ética, valores morais, regras, limites, respeito ao próximo, ao interpretarmos as mensagens que contém nas historias infantis; ao mesmo tempo que aliviam tensões inconscientes, ensinando como lidar com situações, resolver conflitos e expressar sentimentos, pois os seus significados simbólico tem relação direta com os dilemas que as crianças enfrentam ao longo do seu amadurecimento. Tudo isso faz da literatura infantil uma ponte para o desenvolvimento integral da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com