TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da literatura na educação infantil

Por:   •  18/6/2016  •  Artigo  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFNTIL: REFLETINDO A SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA

MARIA DE NAZARÉ DA CRUZ FERNANDES

Quixadá – Ceará

Março de 2016


MARIA DE NAZARÉ DA CRUZ FERNANDES

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFNTIL: REFLETINDO A SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA

Artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Facel, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil.

Prof. Orientador: Titulação e Nome Completo

Quixadá – Ceará

Março de 2016

MARIA DE NAZARÉ DA CRUZ FERNANDES

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFNTIL: REFLETINDO A SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA

Artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da FACEL, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil, e aprovado pelos seguintes professores:

__________________________________

__________________________________

Quixadá – Ceará

Março de 2016

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFNTIL: REFLETINDO A SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA

AUTOR: MARIA DE NASARÉ DA C. FERNANDES

ORIENTADORA: Titulação e Nome Completo

RESUMO

Este artigo verificou a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. Esta pesquisa visa a enfocar toda a importância que a literatura infantil possui, ou seja, que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessários ao ato de ler.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura, Educação Infantil Psicopedagogia.

1 INTRODUÇÃO

Buscou-se nessa pesquisa qualitativa verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.

Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo.

Esta pesquisa visa a enfocar toda a importância que a literatura infantil possui, ou seja, que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessários ao ato de ler.

Percebe-se a necessidade da aplicação coerente de atividades que despertem o prazer de ler, e estas devem estar presentes diariamente na vida das crianças, desde bebês.

Apesar da grande importância que a literatura exerce na vida da criança, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas ideias, em geral, de acordo com Machado (2001), elas não gostam de ler e fazem-no por obrigação.


2 NOÇÕES DE LITERATURA INFANTIL

Os primeiros livros direcionados ao público infantil, surgiram no século XVIII. Autores como La Fontaine e Charles Perrault escreviam suas obras, enfocando principalmente os contos de fadas. De lá pra cá, a literatura infantil foi ocupando seu espaço e apresentando sua relevância. Com isto, muitos autores foram surgindo, como Hans Christian Andersen, os irmãos Grimm e Monteiro Lobato, imortalizados pela grandiosidade de suas obras. Nesta época, a literatura infantil era tida como mercadoria, principalmente para a sociedade aristocrática. Com o passar do tempo, a sociedade cresceu e modernizou-se por meio da industrialização, expandindo assim, a produção de livros.

Surge outro enfoque relevante para a literatura infantil, que se tratava na verdade de uma literatura produzida para adultos e aproveitada para a criança. Seu aspecto didático-pedagógico de grande importância baseava-se numa linha moralista, paternalista, centrada numa representação de poder. Era, portanto, uma literatura para estimular a obediência, segundo a igreja, o governo ou ao senhor. Uma literatura intencional, cujas histórias acabavam sempre premiando o bom e castigando o que é considerado mau. Segue à risca os preceitos religiosos e considera a criança um ser a se moldar de acordo com o desejo dos que a educam, podando-lhe aptidões e expectativas.

A obra dificilmente tinha o objetivo de tornar a leitura como fonte de prazer, retratando a aventura pela aventura. Havia poucas histórias que falavam da vida de forma lúdica, ou que faziam pequenas viagens em torno do cotidiano, ou a afirmação da amizade centrada no companheirismo, no amigo da vizinhança, da escola, da vida.

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis.

Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (221.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com