TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar: Cadeia de Suprimento de Alimentos (Food Supply Chain Management)

Por:   •  19/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

A experiência de inovação na gestão da Cadeia de Suprimento de Alimentos (Food Supply Chain Management) da multinacional de sementes e hortaliças e flores Sakata Seed Corporation foi o ponto de partida da criação e implantação de um novo modelo de produção e abastecimento integrado de hortaliças diferenciadas no mercado brasileiro de hortigranjeiros. O Sistema Integrado de Produção e Comercialização de FLV é gerido pela filial sul-americana da empresa japonesa em conjunto com produtores e distribuidores integrados de um novo híbrido de tomate especialidade, comercialmente denominado Sweet Grape.

Palavras-chave: Inovação. Agronegócio. Estratégia de Negócios.

INTRODUÇÃO

Desde o início do século 21, a Sakata Seed Corporation, conhecida  multinacional Japonesa que é líder mundial no mercado de sementes de hortaliças e de flores, foi desafiada a ajustar drasticamente sua maneira tradicional de atuação em Supply Chain para para seus produtos. A Organização se conscientizou dessa necessidade através da busca e criação de novos padrões de negócios e firmando alianças estratégicas com empenho em escala global.

        Até esse momento, as medidas elaboradas pelas empresas fornecedoras dos produtos globalmente, de fato, consistiam no fornecimento de insumos somente e exclusivamente de produtores. Por isso, prentendia-se sobretudo, atender a expectativas de incremento de produtividade e redução de custos de produção, através da integração de atributos genéticos oportunas às sementes aperfeiçoadas, particulamente para a resistência contra pragas e doenças.

Contudo, visto o acirramento entre os concorrentes e o aumento da tendência de equicidade entre as características agregadas aos insumos concedidos aos produtores, a Sakata Seed Corporation, bem como as demais companhias do mesmo ramo, encontraram-se em um momento que deveriam encontrar novas maneiras de procedimento estratégico no mercado. Essas novas maneiras indicavam que as necessidades de promoção de inovações institucionalmente, abrangendo conjuntamente a inserção de visões mais sistêmicas, cooperativas e harmônicas, atuando juntamente aos demais elos e que atuam diretaente na cadeia de produção e focando em novas demandas e necessidades dos consumidores finais.

Relacionando aos primeiros itens, as necessidades vistas no mercado estabeleceram às empresas comercializadoras de sementes a busca por compreensão mais complexa sobre o mercado alimentício, desde o fluxo e dos vínculos do abastecimento no mercado varejista através dos produtos adquiridos de suas sementes. Deste modo, com base no maior entendimento do Supply Chain dos produtos Hortícolas, haveria possibilidade de angarias maneiras cooperativas com todos os elos da Cadeia, explorando conjuntamente as oportunidades do mercado.

Vendo pelo lado do consumidor, o qual está cada vez mais preocupado com o a saúde, com uma alimentação equilibrada e também estando mais conscientizado com as questões do meio ambiente, a necessidade de atender as novas expectativas relacionadas a sabor, praticidade, apresentação, conscientização com o meio ambiente e tecnologias adequadas teve alto impacto nas decisões da empresa.

O presente trabalho consiste em descrever o caminho da Sakata Seed Corporation na elaboração de uma forma inovadora para entregar seus produtos e continuar sendo a líder mundial, atendendo as necessidades de negócios e de consumidores.

DESENVOLVIMENTO

Como forma de entendimento da Cadeia de Suprimentos e maior associação com o consumidor, segue abaixo 10 atitudes inovadoras e suas respectivas justificativas adotadas pela SSC, identificadas ao longo de sua história:

Agregação de valor: trata-se de uma verdadeira palavra de ordem em todo o setor hortícola mundial e representa um dos mais importantes objetivos da atualidade. Por todos os meios possíveis, tornou-se necessário buscar romper o ciclo da exploração comercial apenas de commodities. Trata-se de um importante diferencial, determinante da sobrevivência e crescimento das empresas setoriais no futuro próximo

Versatilidade: os tomates tipo cherry e grape são apresentados e valorizados como alimentos extremamente versáteis, que entram na composição culinária de pratos quentes e frios, saladas, segmento snack, lanches infanto-juvenis, substituição de doces, frutas e guloseimas, tendo suas campanhas especialmente direcionadas às mães, com grande apelo à saúde e, sobretudo, de grande oportunidade de inclusão na alimentação infantil.

Apelo no ponto de venda: as campanhas de incentivo ao consumo do produto devem ser acompanhadas de importantes ações diretas no ponto de venda. Entre essas, destacam-se a ampla realização de campanhas de degustação; produção de materiais de apoio, como cartazes, folders e outros de grande atratividade e alta qualidade gráfica; produção de displays altamente chamativos e funcionais que permitam a exposição dos produtos em qualquer parte da loja, mas especialmente junto ao segmento de saladas prontas, snacks e outros locais mais estratégicos

Multiplicidade de embalagens e formas de apresentação: os tomates tipo cherry e grape, assim como outras hortaliças, recebem no mercado internacional um tratamento de extrema diversificação nas embalagens e formas de apresentação. As alternativas de materiais, bem como das diferentes combinações entre eles, são inúmeras, como: plásticos, PET, sacos de malha de algodão (bags), maderfibra, papel, papelão etc. Destaca-se especialmente o lançamento de embalagens plásticas contendo dispositivos do tipo Zip, que permite que a embalagem seja novamente lacrada após a retirada das porções desejadas

Valorização da tradição: provavelmente como um reflexo profundo das situações de risco alimentar recentemente verificadas em muitos mercados, a população norte-americana, mais do que em épocas e períodos anteriores, passou a sobrevalorizar o tradicionalismo, o conservadorismo, a antiguidade das empresas e dos produtos. Isso tornou-se particularmente notável nas propagandas que, cada vez mais, ressaltam as datas mais antigas de fundação, as origens familiares e o tradicionalismo das empresas, bem como o lançamento de produtos no mercado que são essencialmente arcaicos e alheios aos processos de massificação da agricultura contemporânea, como é particularmente o caso dos tomates Heirloom8, altamente em evidência na PMA Fresh Summit 2006 e no mercado varejista norte-americano contemporâneo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com