TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Organizacionais da ECT

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.967 Palavras (20 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

GESTÃO POR COMPETÊNCIA E DO CONHECIMENTO, EMPREENDENDORISMO, PLANEJAMENTO DE CARREIA E SEMINÁRIO. 4

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

.

Objetivo trabalho e produzir um diagnóstico organizacional na empresa Luka Enxovais, identificando os conceitos, Gestão por Competência, Gestão do Conhecimento; Empreendedorismo e Planejamento de Carreira. E assim abordar alguns tópicos como: setor de RH, apresentação do organograma da organização, descrição do cargo, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, nível de satisfação dos funcionários, plano de carreira, o programa de saúde e segurança do trabalho, estilo de liderança, código de ética, programa por competência. A Luka Enxovais é uma loja especializada em confecções de artigos de vestuário e acessórios para cozinhas planejadas, com atuação em Brasília há mais de 4 anos. 

Inicialmente, começou como uma vendedora que vendia seus produtos para conhecidos, familiares foi assim que Dona Elza Souza deu a criação a LUKA ENXOVAIS.

O foco do trabalho da LUKA ENXOVAIS é estar sempre à frente na comercialização, oferecendo o que há de melhor e mais moderno em acessórios e em produtos.

RAZÂO SOCIAL: Luka Confecções LTDA-ME

LOCALIDADE: Vicente Pires DF

CNPJ: 14.617.058/0001-95

RAMO DE ATIVIDADE: Comercio Varejista de artigos do vestuário e acessórios, cama, mesa e banho.

NUMERO DE COLABORADORES: Três.

DESENVOLVIMENTO

GESTÃO POR COMPETÊNCIA E DO CONHECIMENTO, EMPREENDENDORISMO, PLANEJAMENTO DE CARREIA E SEMINÁRIO.

Analisa-se que na organização LUKA ENXOVAIS o seu principal objetivo e a satisfação de seus clientes, pois assim precisam de profissionais bem capacitados para trabalhar em sua organização, segundo a empresa eles encontrar dificuldades de contratar profissionais qualificados para exercer as funções desejadas pela organização, afirmar que o desempenho dos concorrentes é fraco nem todos tem comprometimentos com as empresas e estar dispostas a compromisso no mundo de hoje. Isso relata a gerente, pois não há setor de Recursos Humanos na organização e essa tarefa e feita por ela, tarefas que são o planejar e organizar a rotina dos funcionários da empresa, a fim de criar um ambiente agradável e motivador. “Sem, é claro, deixar de lado a satisfação do empregador. Por isso, é importante saber até que ponto está disposto a investir nos funcionários”.

A parte mais burocrática do departamento, como pagamentos, férias, banco de horas, autorização de licenças, segurança, saúde, alimentação e transporte de todos os contratados também fica sob sua responsabilidade. Vale ressaltar que essas e outras missões do RH precisam estar sempre baseadas nas leis trabalhistas vigentes no País, Estados e Municípios. “O objetivo é impedir erros que levem a empresa a ser autuada pela Justiça, durante alguma fiscalização, ou processada por um funcionário”.

Outro dever da Gerente de é estimular a produtividade e a competitividade saudável entre os colaboradores de cada departamento. Fazer visitas periódicas para mostrar sua acessibilidade é uma boa estratégia. Além disso, durante esses encontros é possível ouvir anseios e solicitações de ambos os lados e ainda orientar os gestores sobre como lidar corretamente com seu time, sendo porem que tudo isso teria que ser feito por um Gerente de Recursos Humanos.

Sendo que a área de recursos humanos também lida com estratégias, relações sindicais, relações de trabalho e técnicas. A função tais como recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, incentivos e remuneração. Os temas mais diretamente derivados da Psicologia e Sociologia dizem respeito a expectativas e atitudes em relação ao trabalho, motivação, participação, liderança, comunicação, conflito, poder, influência, qualificação, produtividade.Temas mais atuais consideram o estudo do poder e cultura organizacional, novas formas de organização do trabalho, qualidade de vida no trabalho, práticas de envolvimento dos trabalhadores, comprometimento dos níveis gerenciais, ligação entre a estratégia empresarial e de recursos humanos

Considera-se que até então o modelo de gestão de recursos humanos mais praticados é aquele que tem ampla influência da Administração Científica de Taylor e da Escola das Relações Humanas, que buscou basicamente adaptar as pessoas ao sistema de trabalho taylorista. É mais caracterizado por um modelo de "Controle", baseado numa relação de trabalho de baixa confiança. Este tem sido o modelo dominante, a despeito dos desenvolvimentos teóricos da escola humanista, sociotécnica, e de desenvolvimento organizacional que enfatizam o enriquecimento de cargos e o desenvolvimento do potencial humano.

São chamados recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais freqüente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.

ORGANOGRAMA

Sabe-se que organograma é um gráfico que representa a unidade estrutural de uma organização. Contudo na LUKA ENXOVAIS não tem um. Mas se tivesse seria assim.

Nesse caso observa-se que a estrutura é a em linha, que nesse caso, Dutra (1996) aponta que cada degrau corresponde a um conjunto específico de responsabilidades e atribuições. Quando centrado nas pessoas, cada degrau corresponde aos diferentes atributos das pessoas.

Esse desenho, apesar de ser mais simples e fácil de administrar, apresenta uma serie de limitações, pois as pessoas não têm flexibilidade ou opção dentro da carreira; a única possibilidade para crescimento é almejar o cargo de gerência. Assim, ela limita as possibilidades de mudanças organizacionais e conseqüentemente não favorece um ambiente adequado para a inovação e o crescimento (Silva, Monica Maria, 2013, p.116).

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Administração de Cargos segundo (DUCCI; OLIVEIRA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com