TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos Organizacionais

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei abordar os principais aspectos organizacionais da empresa CCM Construtora Centro Minas LTDA.

A empresa CCM atua no ramo de construção civil pesada, terraplanagem, pavimentação, obras de infraestrutura urbana e manutenções, saneamento, edificações conjuntos residências, habitacionais dentre outros com compromisso qualidade e satisfação em suas obras.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar algumas aplicações das técnicas interdisciplinares e no desenvolvimento da gestão da empresa em potencial apresentada.

2 DESENVOLVIMENTO

A CCM Construtora Centro Minas LTDA, nasceu em março de 1988, no centro de Belo Horizonte – MG, sendo uma empresa com dinamismo e excelência que atende tanto a iniciativa privada como também a órgãos públicos. A empresa possui um quadro de 300 funcionários sendo uma equipe experiente, composta por engenheiros civis, mecânicos, eletricista e engenheiro de medicina do trabalho, enfermeira, técnico de segurança, financeiro, jurídico, compras, recurso humanos e também a empresa conta com uma oficina para manutenção das maquinas pesadas.

2.1 Gestão de Pessoas

A empresa possui um setor de recursos humanos que realiza o processo de seleção através de entrega de currículos e através de anúncios disponíveis em jornais, internet. Possui também um cadastro de antigos funcionários de obras já foram finalizadas onde no intuito de oferecer novas oportunidades e reaproveitamento dos colaboradores de acordo com a qualificação de cada um deles e disponibilização para novos trabalhos, assim os tipos de recrutamento utilizado pela empresa são: Recrutamento externo e interno.

2.1.1 Recrutamento Externo

E feito através de anúncios para pessoas que nunca fizeram parte da empresa sendo elas divulgadas da seguinte maneira:

• Jornais

• Indicação de funcionários

• Internet

Estes candidatos passão por um período de experiência onde são acompanhados de perto pelo mestre de obras afim de observar sua habilidade para exercer a função que lhe foi designada quanto a capacidade de se inteira com a política e procedimentos da empresa uma vez que iram trabalhar algumas vezes em risco.

2.1.2 Recrutamento Interno

Oferece a vaga para os colaboradores por promoções, transferências de obras e recontratação de antigos funcionários utilizando a comunicação interna entre as obras para a divulgação das possíveis vagas através de contatos telefônicos memorandos ou Skype entre os engenheiros desta forma a ou a contratação de novos funcionário ou a recontratação de antigos preenchendo os requisitos para cada cargo, assim os dados dos possíveis funcionários passa para o departamento pessoal para análise e finalização do processo.

2.2 INTEGRAÇÃO

Para os funcionários contratados externo tem a apresentação da empresa juntamente com a apresentação do local de trabalho, apresentação dos demais funcionários, treinamento, apresentação da normas, visão e valores da empresa.

2.3 CLIMA ORGANIZACIONAL

A empresa não possui uma pesquisa organizacional uma vez que o funcionário possui passe livre aos gestores para demostrar interesses ou relatar alguma insatisfação relacionada ao trabalho ou ao clima organizacional presente na empresa assim a empresa toma as devidas medidas buscando resolver o problema apresentado. Assim a empresa consegue manter uma relação mais solida com seus colaboradores.

2.4 CULTURA ORGANIZACIONAL

As informações obtidas formão uma análise sobre as oportunidades de melhorias, necessidade de mudanças no sistema, incluindo a Política da Qualidade e seus objetivos são estabelecidos sobre a forma de atas de reuniões. As reuniões de análise têm como pauta os seguintes itens:

• Resultados de auditorias da qualidade;

• Situação das ações corretivas;

• Acompanhamento de ações oriundas de análises críticas anteriores pela direção;

• Mudanças que podem afetar o Sistema da Gestão da Qualidade;

• Recomendações para melhoria, incluindo asdos colaboradores;

• Desempenho dos processos e da análise da conformidade do produto;

• Situação das ações preventivas.

2.5 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

2.5.1 Preservação do Meio Ambiente e Sustentabilidade

Além do rigoroso cumprimento das normas ambientais em cada um de seus projetos, a CCM investe em ações de medicina e segurança do trabalho para preservar a integridade e a saúde das pessoas das comunidades onde atua. A CCM colabora diretamente com diversas iniciativas de cunho social e ambiental e também beneficia outras ações por meio do SICEPOT-MG. Uma postura sustentável que está presente em todas as atividades da empresa e que faz parte de seu compromisso com os clientes, colaboradores e com a sociedade em geral e uma empresa sustentável ecologicamente com seu tripé econômico e utiliza os recursos de forma responsável, a fim de evitar o esgotamento dos recursos naturais

2.5.2 Governança corporativa

A CCM organiza sua governança, centralizando as informações em um ambiente formal e seguro, eliminando pautas em papel, criando e gerenciando as reuniões, votações, publicações e arquivos. A estrutura organizacional mostrada neste Manual estabelece a autoridades do pessoal que administra, desempenha e verifica as atividades que afetam a qualidade dos serviços prestados pela CCM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com