TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos comportamentais na gestão de projetos

Por:   •  16/4/2017  •  Artigo  •  3.446 Palavras (14 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 14

Artigo

1 Aspectos comportamentais na gestão de projetos

Autores:

Hicham Deraoui

João Dias

Mayara Maira Ribeiro Alves

Nadia Nascimento Cardoso

Sara Lúcia Miacci de Castro Savoia

2 Pós graduação em Gestão Empresarial

CGN – FEV/17

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Resumo

A gestão de projetos é uma área relativamente nova na cultura empresarial brasileira e também no campo educacional; por isso, a gerência de projetos atualmente é um papel assumido por profissionais com formações diversas. Temos profissionais de Engenharia, Administração, Marketing, Arquitetura, Tecnologia da Informação, entre outras formações, que podem assumir o cargo de gestor de projetos. Mas qual será a verdadeira formação essencial do Gerente de Projetos? Quais habilidades e aspectos comportamentais indispensáveis na gestão de projetos?

Palavras-chave

Aspectos comportamentais, gestão, projetos, habilidades, profissionais, características essenciais;

Introdução

Com o crescimento da complexidade dos projetos modernos no mercado, fica cada dia mais complicado lidar com eles, e, essa responsabilidade passa para o gerente do projeto e seu grupo.

A velocidade da globalização exige mais das empresas a entregar resultados e atender as metas e isso depende das habilidades e os comportamentos de suas equipes.

Os aspectos comportamentais influenciam de maneira como as equipes se comunicam, interagem entre si, se relacionam, desenvolvem suas atividades, reportem-se uns aos outros e se engajem nos projetos.

Nesse contexto, os aspectos comportamentais tornam-se um elemento essencial e que impactam no fluxo das atividades do projeto porque não trata só do individual, mas também como coletivo. Mostrando o que é valorizado pelas empresas, já que costumamos pensar que basta ser bom tecnicamente e pronto.

Os aspectos podem mudar conforme o tipo de liderança e a cultura organizacional envolvida.

O gerente de projeto como líder tem um valor estratégico para entregar os resultados; são decisões dependentes das informações e comportamentos da equipe; já que os custos de más decisões gerenciais podem ser elevados.

Em suma, o líder tem a tarefa de criar um ambiente de trabalho positivo, incentivar sua equipe e desenvolver as habilidades do grupo. Sem esquecer que existe o outro lado: os stakeholders ou partes interessadas e seus comportamentos no sucesso dos projetos.

Atualmente existem várias práticas para melhorar o compartilhamento dos conhecimentos através de tecnologia de informação. A seguir vamos abordar os tópicos que consideramos ser indispensáveis nos aspectos comportamentais da atualidade, na gestão de projetos em geral.

O que é um gestor de projetos?

O gestor de projetos é o profissional responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de um projeto. O gerente de projetos precisa possuir habilidades e competências específicas para motivar sua equipe, promover a comunicação entre ela e ainda ter paixão por novos desafios. Acima de tudo, ele precisa ser responsável e ser comprometido com “prazos”, palavra esta que está no dia a dia de qualquer gerente de projeto.

E qual seria a formação essencial para um gestor de projetos? Não existe uma única resposta para esta pergunta, ou uma mais correta... isso porque, quem escolhe gerenciar projetos, precisa ser multidisciplinar e, acima de tudo, ter jogo de cintura. É necessário, por exemplo, saber negociar, pois isso fará parte da rotina. (Inclusive a respeito de “prazos”). Além disso, é preciso garantir que as entregas serão feitas com qualidade.

O cargo de gestor de projetos pode ser assumido por profissionais de inúmeras formações, no entanto, conforme for evoluindo na carreira e dependendo da maturidade da empresa, o gerente de projetos poderá assumir uma posição de gerente de portfólio ou até de gerente do escritório de projetos (PMO).

As 7 habilidades essenciais de um gestor de projetos:

O sucesso de um projeto pode ser influenciado por inúmeros fatores internos e externos em uma organização. Entre eles, um dos aspectos mais críticos para que um empreendimento possa alcançar os resultados esperados por seus stakeholders é a soma das competências e habilidades dos profissionais que o gerenciam.

É importante ressaltar a distinção entre os dois termos. Habilidade é a capacidade técnica de um profissional desenvolver uma tarefa e, nesse caso, está diretamente relacionada à gestão de projetos. Por sua vez, Competência é um conceito mais abrangente, que envolve não somente as habilidades de um profissional, mas também seu conhecimento, atitude e experiências anteriores, o que permite sua aplicação em diferentes áreas. Valendo-se dessas informações, seguimos abaixo com as competências e habilidades essenciais para um gestor de projetos. Mas ressaltamos que independentemente da formação, qualquer profissional pode ser um gerente de projetos, contanto que possua as habilidades básicas, essenciais, para seguir nesta profissão:

  • Organização

Essa talvez seja a habilidade mais básica e a mais essencial. Muitas vezes o gerente de projetos terá que gerenciar mais de um projeto ao mesmo tempo, e se organização não for a maior qualidade, enfrentará alguns problemas. Se esta não for a maior característica, não é um problema, pois é possível desenvolver esse tipo de habilidade. Basta buscar as ferramentas que auxiliem nisso.

  • Liderança

Nunca, jamais, confunda líder com chefe. É bem verdade que existem mais chefes do que líderes por aí, mas um gerente de projeto não pode se encaixar no perfil da maioria. O gerente de projetos precisa ser um agente da mudança, engajar e inspirar o seu time a ir junto com ele. Nem todos nascem sabendo liderar, porém todos podem desenvolver a liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (312 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com