TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos do gerenciamento de pessoas

Seminário: Aspectos do gerenciamento de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  Seminário  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Para Chiavenato (2003) a empregabilidade significa o conjunto de competências e habilidades necessárias para a pessoa manter-se colocado em uma empresa.

Partindo desse pressuposto, analise a charge abaixo, e pautando-se nos estudos do livro didático, você deverá escrever um texto de 8 a 12 linhas, descrevendo 3 atitudes/posturas que uma pessoa deve ter para conquistar um bom perfil de empregabilidade. Justifique as atitudes apresentadas de forma fundamentada.

Para a fundamentação você poderá utilizar-se de leituras externas ao material da disciplina como: artigos e ou livros. (3,0 pontos)

Orientações:

• os textos motivadores não devem ser copiados;

• o texto deve ser escrito de forma coesa e coerente;

• cite as fontes da pesquisa;

• acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: www.unisul.br e veja como realizar citações e referências.

Resposta:

Para uma pessoa possuir um bom perfil para manter-se empregada ou conseguir um emprego no mercado de trabalho, considero três pontos fundamentais:

- Educação contínua: em um mercado globalizado e em constante evolução, é fundamental o aprendizado e adaptação aos novos processos e tecnologias;

- Flexibilidade: partindo do mesmo princípio mencionado acima, é muito comum profissionais trocarem de funções ou setores nas empresas com frequência, sendo que a adaptabilidade e o relacionamento interpessoal são fatores que irão garantir o sucesso em cada etapa ou novo desafio;

- Autoconfiança: profissional que tenha atitude, busque novos desafios e esteja de mente aberta para inovações e tendências de mercado. Pessoas que tenham insatisfação constante pelos resultados alcançados e não tenham medo de novos desafios.

Fonte: Livro didático

2. Ao estudarmos os vários aspectos importantes da Gestão de pessoas, foi possível observar que a comunicação interna é um dos aspectos muito importante a ser trabalhado, discutido e investido dentro das organizações.

Analise a charge acima e, levando em consideração os estudos realizados nesta disciplina, faça um texto dissertativo-argumentativo levantando 3 problemas que podem ser gerados numa organização decorrentes da má comunicação interna e em seguida apresente as soluções. As soluções devem apresentar argumentações pautadas em discussões de autores. (3,0 pontos)

Orientações:

• Realize leituras externas ao material didático para fundamentar seu texto;

• os textos motivadores não devem ser copiados;

• o seu texto deve ter entre 10 e 15 linhas.

• o texto deve ser escrito de forma coesa e coerente;

• cite as fontes da pesquisa;

• acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: www.unisul.br e veja como realizar citações e referências.

Resposta:

A má comunicação interna pode trazer grandes prejuízos para a empresa. A dificuldade na comunicação organizacional gera desequilíbrio no trabalho em grupo, diminui a produtividade, aumenta o stress, gera conflitos e perda de motivação.

Alguns fatores podem ser considerados com os principais motivadores desta falta de comunicação, dentre eles podemos citar:

- Falta de diálogo das lideranças com seus subordinados (diretoria isolada);

- Falta de canais de comunicação (que atinja todos os níveis da empresa);

- Falta de integração para alcance das metas e objetivos da empresa.

Conforme Ruggiero (2002), a solução dos problemas para comunicação interna está fundamentada em alguns pontos importantes, dos quais elencamos os relacionados com os problemas listados acima:

- Abertura da alta direção – garantir insumos básicos a todos colaboradores;

- Prioridade à comunicação – assegurar sintonia com os objetivos da empresa;

- Foco em aprendizagem – garantir entendimento efetivo do que é comunicado.

Fonte: www.facef.com.br / www.rh.com.br / www.administradores.com.br

3. A visão contemporânea de Gestão de Pessoas compreende o trabalho de equipe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com