TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação dos moradores de bairro

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um projeto que ajude ambas as partes a entrar em um acordo vantajoso para todos.

Desenvolvemos uma negociação, utilizando todos os passos da ANÁLISE SISTÊMICA, após estudos realizados nas disciplinas deste bimestre.

Falaremos de uma gravadora que está em processo de abertura de uma nova unidade em um bairro de classe média do interior de São Paulo. E que mesmo com a aprovação dos órgãos competentes e obras iniciadas, a Associação dos moradores de bairro, não concorda com tais instalações e pretende usar todos os meios para embargar a obra. Diante desta situação, a prefeitura encaminhou um mediador, para decidir os caminhos desta negociação. Ficando assim agendada uma reunião em 20 dias para que ambos possam expor seu lado e finalizando com outra reunião em 45 dias onde as medidas adotadas deverão ser apresentadas.

Faremos um mapeamento dos perfis e habilidades dos dois oponentes utilizando o Modelo Jung, faremos um levantamento dos principais pontos para que se iniciem as negociações e um acompanhamento dos colaboradores envolvidos no projeto e ao final apresentaremos um relatório com os benefícios que ambos os lados terão com a instalação da gravadora no bairro.

1º PASSO – MAPEAMENTO DOS PERFIS:

PASSO 2 – MAPEAMENTO DAS HABILIDADES:

PASSO 3 – ANALISANDO A SITUAÇÃO.

A gravadora criou um projeto de ampliação onde construirá uma unidade em um bairro de classe média no interior do estado, que trará facilidade de logística, amplo ambiente e custo menor. O projeto consiste na construção de uma gravadora de última geração, que além de gerar promoções aos colaboradores que trabalham na matriz proporcionará novos empregos na fase de construção e após o início das atividades. Os funcionários na expectativa das promoções estão felizes e ansiosos pela mudança tanto na vida profissional quanto pessoal, pois a nova instalação fica no interior e eles terão que se mudar junto com suas famílias. A gravadora também pretende melhorar a infraestrutura do bairro investindo em projetos de urbanização e mobilidade.

Ao apresentar seu projeto a secretaria de desenvolvimento urbano o mesmo foi aprovado e a obra foi iniciada.

Os moradores do bairro ao saberem do projeto e início das obras entraram com um pedido junto a prefeitura para que a mesma fosse embargada, usando como argumento que o bairro não possuía uma infraestrutura que suportasse tal estabelecimento e que os moradores se sentiriam incomodados com o barulho. O bairro é constituído em sua maioria por idosos e as ruas são simples e de mão dupla, com a gravadora o transito ficaria intenso e perigo para estes idosos, sem contar o fato de que por ser um bairro residencial não possui sinalização adequada de transito e muito menos faróis. A segurança ficaria comprometida, pois com a presença de muitos cantores famosos o bairro certamente seria alvo de muitos furtos e/ou latrocínios. Eles frisam principalmente a questão do barulho, já que todos sabem bem que uma gravadora não é algo silencioso.

PASSO 4 – CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DENTRO DA GRAVADORA

A Gravadora tem em sua cultura a liderança participativa e seus colaboradores tem total liberdade para opinar e tomar decisões. A empresa possui plano de carreira para aproveitar seus talentos internos.

Com a construção da nova unidade, todos se sentiram desafiados com a possibilidade de crescimento, ficando ansiosos para o início das atividades.

Com a manifestação dos moradores que se mostraram contrários a obra o clima de incerteza tomou conta de todos, a insegurança com a possibilidade de o projeto não dar certo fez a produtividade caiu drasticamente.

Para amenizar isto será feita uma reunião para expor a questão da obra ter sido embargada, pelo menos temporariamente e ouvir a opinião de todos.

Nesta reunião a empresa mostrará seu projeto incluindo a estrutura do prédio e o que planeja fazer no bairro e estarão abertos a sugestões de melhorias no projeto.

PASSO 5 – PRÉVIA DA REUNIÃO

Nesta primeira reunião, o Sr. Carlos Henrique levou ao conhecimento de todos as reclamações e inseguranças que os moradores têm com este empreendimento.

A estrutura do bairro assim como suas ruas são antigas e sem suporte para um empreendimento deste porte.

O barulho atrapalhará a vida pacata que os moradores, em sua maioria idosos, tem hoje, causando um grande desconforto a todos.

A falta de segurança que a vinda de uma gravadora deste porte trará, já que muitos famosos frequentarão o local e isso com certeza chamará a atenção dos criminosos.

O Sr. Carlos usou como argumento que o bairro mesmo ficando as margens de uma rodovia ficava longe dos acessos a ela e que a gravadora deveria pensar neste ponto antes de começar a construir, devendo assim procurar outro bairro ou cidade para esta obra.

O Sr. Jorge Andrade anotou todos os pontos expostos pelo Sr. Carlos e depois de ouvir pacientemente chegou sua vez de expor o que a gravadora tem em seu projeto.

Ele levou ao conhecimento de todos que a construtora já havia apresentado projetos na prefeitura para melhoria de alguns pontos e que poderia pensar nos demais pontos para assim chegarem em um consenso. As melhorias já pensadas incluem:

Melhorias na iluminação pública.

A implantação de uma base de segurança pública com maior frequência de patrulhamento no bairro.

E a construção de novos acessos com entrada e saída para a rodovia.

Ele propôs que um grupo de moradores visite a gravadora e conheça sua estrutura e assim entendam que com os equipamentos que existem hoje não tem vazamento de ruídos e que eles podem continuar com sua vida pacata e silenciosa sem perturbações.

Ele pediu que todos pensassem no seguinte ponto. A gravadora valorizaria o bairro e as casas, trazendo vantagens para os moradores e comerciantes locais.

Ao final ficou marcado novo encontro para que a gravadora possa confirmar se todas as propostas seriam concluídas e assim a associação poderia concordar com a continuidade do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com