TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativadades sobre a empresa hp

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos

Professora: Ketty

Aluna: Maura Rosa Moreira

RA: C297GB6

Caso HP

  1. Qual a orientação básica da área de RH na HP?

A primeira, orientação básica foi providenciar que a equipe de pessoal de âmbito mundial criasse um ambiente adequado, capaz de proporcionar aumento de valor para a empresa, fornecimento de serviços de melhor qualidade para os funcionários e utilização mais eficiente dos recursos humanos.

  1. Como você avalia as a metas especificas de RH na HP?

As metas especificas da RH do HP são muito importantes, pois,  facilita e melhora a qualidade da administração , contribui para a estratégia empresarial, facilita a mudança com os valores básicos da empresa, deve acelerar o aprendizado individual e organizacional em toda a HP, deve também gerir processos associados ao pessoal.

  1. Como você avalia os quatro papéis de RH na HP?

Os quatro papéis do RH na HP tem como objetivo: Foco nos processos, foco nas pessoas, foco no futuro estratégico e foco no cotidiano operacional. Também deram aos profissionais da área um claro sentindo do proposito e uma definição do valor a acrescentar a empresa.

  1. Qual deles você considera o mais importante?

O mais importante é o foco no futuro estratégico.

  1. Como você visualiza o RH da HP?

Fica evidente que a o RH da HP são ligados aos objetivos empresariais e estão sempre preocupados com as melhorias e qualidades em todos os aspectos.

  1. Qual o papel das pessoas na HP?

O papel das pessoas na HP e sempre ser dedicados ao assuntos da RH, ser parceiros para transformar visões em ações, e ter sempre responsabilidade e atribuições para desempenhar funções .

Exercícios

  1. Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Clássica? E como era a administração de pessoas nessa época?

A era da industrialização período longo após a revolução industrial, foi caracterizada pela intensificação do fenômeno da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos e industrializados. Sua estrutura era burocrática com ênfase na departamentalização funcional, para assegura a especialização, fator que permitia escalas maiores de produção e custos menores. As pessoas eram vista como recursos de produção. Três fatores tradicionais de produção: Natureza, capital e trabalho. Os cargos eram desenhados de maneira fixa e definitiva e os empegados deveriam se ajustar a ele, tudo para servir a organização.

  1. Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Neoclássica? E como era a administração de pessoas na época?

Era da Industrialização Neoclássica, teve inicio logo após a segunda guerra mundial, quando a velocidade da mudança aumentou. O velho modelo burocrático tornou-se rígidos e vagarosos demais para acompanhar as mudanças e a transformação ambientais, sendo substituída pela teoria estruturalista. Cargos mutáveis e inovadores, aumento da capacidade de processamento de informações, cargos adequados para  tarefas mais complexas  e inovadoras. Aqui surge o nome Administração de Recursos Humanos. O RH tornou-se o mais importante recurso organizacional. Ênfase na adaptação ao ambiente, valorização do funcionário.

        

  1. Quais as características organizacionais da Era da Informação? E como esta sendo feita a administração de pessoas nessa época?

A era da informação começou no inicio da década de 90 e se estende ate os dias atuais. A principal característica dessa nova era são as mudanças, que se tornaram rápidas e imprevistas, turbulentas e inesperadas. O mundo se globalizou; televisão telefone, computador inclusive a economia. A competividade disparou e torna-se complexa. O conhecimento passa a ser a o mais importante, útil e produtivo. A organização teve que se tornar mais ágil, maleável, flexível e inovadora. Os cargos mais flexíveis e adequados a tarefas complexas e variados; a ênfase agora e na mudança na criatividade e na inovação.

A ARH cedeu lugar a Gestão de Pessoas. As pessoas precisam estar preparadas para enfrentar novos desafios e ajudar as organizações a supera-los. Ênfase na liberdade e no comprometimento para motivar as pessoas.

  1. Quais as megatendências que estão quebrando velhos paradigmas?

As megatendências globais que estão quebrando velhos paradigmas são: a influencia das tecnologias de informação e comunicação, a globalização dos mercados, da concorrência, das associações, do capital financeiro, a substituição de uma economia baseada na manufatura e na exploração da verdadeira economia virtual.

.

  1. Quais as preocupações das organizações quanto ao futuro?

As organizações voltadas para o futuro são preocupadas com o destino da empresa, estão sintonizadas com o desafio, globalização, pessoas como parceiras da organização. Indicam os objetivos que pretendem alcançar, focalizando na missão e visão da empresa. Com tundo há grandes oportunidades de crescimento profissional, manter e conquistar clientes, produtos e serviços com melhor qualidade. O preparo e a capacitação das pessoas estão por trás disso.

  1. Caracterize as três etapas da Gestão de Pessoas?

Relações industriais (Era da Industrialização Clássica) retingiam-se as atividades operacionais e burocráticas. Basicamente cumpriam as exigências legais a respeito do emprego: admissão contratual, anotação em carteira de trabalho.  

 Recursos Humanos (Era da Industrialização Neoclássica) Além das tarefas operacionais e burocráticas, os chamados ARH desenvolvem funções operacionais e táticos: recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, renumeração, higiene e segurança do trabalho.

 Gestão de Pessoas (Era da Informação) As equipes de RH passam a apresentar consultoria interna, uma área aberta amigável, transparente e descentralizada.

 

  1. Por que dizemos que o velho feudo abre as portas?

Significa dizer que as tarefas antes consideradas exclusivas da ARH, relacionadas a cuidar de pessoal - contratar, admitir e discutir novos salários com os funcionários, por exemplo, passarão a serem tarefas dos diretores e gerentes. As atividades como treinamento, renumeração, recrutamento entre outras tarefas, também é responsabilidade das chefias.  O Gestor de RH se torna um consultor interno. Os gerentes tomam decisões sobre o treinamento do pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com