TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Administração Empresarial

Por:   •  22/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade referente às Aulas 1 - 2 - 3 e 4

01. Qual a importância estudar a TGA (Teoria Geral da Administração). (0,5 ponto)

R.: A Teoria Geral da Administração originou o aprofundamento da disciplina de Administração, e, por conta disso, é introdução fundamental para quem pretende tornar-se administrador. Quanto à necessidade de se estudar a TGA no curso de Ciências Contábeis, ressalta-se a importância de se conhecer o pensamento administrativo, o procedimento, desde sua constituição até os dias atuais, para aproximar o contador dos papéis dos gestores, bem como para o conhecimento dos princípios administrativos, já que a área contábil é intrínseca a Administração.

02. Explique com suas palavras a escolas de relações Humanas e a Teoria Contingencial. (0,5 ponto)

R.: O início da Administração, com o surgimento das teorias clássica e científica, prezava, de forma abundante, pela objetificação do ser humano, sem levar em consideração seus desejos e vontades, características de qualquer ser vivo. Neste contexto, o resultado esperado é o que ocorreu com o surgimento da escola de Relações Humanas, analisando o processo administrativo não mais de maneira objetiva, e sim, subjetiva, valorizando os atores principais (humanos) como realmente o são, enfatizando as pessoas e suas relações em grupo. O mesmo se deu na Teoria Contingencial, que deixou de analisar os procedimentos pela ótica objetiva, incluindo também diversos contextos necessários à sobrevivência da organização, tais quais o tempo, o ambiente e a estrutura em que se vivencia, para que persista a possibilidade de se alcançar o sucesso com a administração.

03. O modelo de Administração Científica de Taylor é o marco da aplicação de métodos científicos nas indústrias. O que preconizava o modelo de Taylor? Quais eram seus objetivos? (mínimo 5 linhas) (1,0 ponto)

R.: O modelo de Taylor visava a racionalização das tarefas, de formar a tornar o trabalho mais eficiente, com a redução no tempo, no desgaste físico e no custo do produto. Assim, o modelo de Taylor preconizava a organização racional do trabalho, algo até então inédito na prática industrial/comercial. O objetivo de Taylor era aumentar a produtividade e a eficiência dos processos de produção, com a alteração nos métodos de realização dos trabalhos.

04. Faça uma analise com suas palavras do que mudou na administração após o modelo da Teoria Clássica de Administração de Henri Fayol. (mínimo 4 linhas) (1,0 ponto)

R.: A administração deixou de enxergar os procedimentos apenas pelos aspectos práticos, e começou a ser visto também pelos aspectos teóricos. A organização das funções, através da hierarquia, da especialização e dos papéis do administrador. A criação das funções administrativas deu forma a Administração, de maneira que uma organização se subdividisse em áreas, tais como de produção, de finanças, de segurança, administrativa, entre outras, o que proporcionou ordem e facilitou a administração como um todo.

05. Explique porque Fayol dividiu a organização em áreas funcionais da empresa? Cite essas 6 áreas. (1,0 ponto)

R.:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com