TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colaborativa Desenvolvimento Economico

Por:   •  8/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

  Letícia da Costa Farias

RA

  8410170383

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Carina Alfieri Silva.


[pic 5]

INTRODUÇÃO

              Nesta atividade será apresentado as diferenças e principais características de diferentes eras na história do nosso país. Foram anos de dificuldades e processos transitórios políticos até a situação atual do país. Poderemos entender melhor através desta atividade as transições ocorridas no desenvolvimento econômico brasileiro.  

DESCRIÇÃO DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS:  

Era Getúlio Vargas: 

        A Era Vargas é conhecida como a era da queda do café, onde desvalorizou 1/3 do seu valor, isso ocasionou minimização da importação e taxas negativas de cambio, afetando a economia brasileira. Houve também a Revolução Constitucionalista de 1932, onde ocorreu uma tentativa de golpe contra o governo Vargas, marcado pela oligarquias e militares, sua queda ocorreu em 1945 surgindo a criação dos blocos econômicos. Ocorreu também um impacto na sustentabilidade e expansão do credito e base monetária.

Era JK:

        Juscelino Kubitschek declarou realizar “cinquenta anos em cinco”, criou uma estratégia para acelerar o crescimento econômico e expansão do setor industrial, conhecido como Plano de Metas. Este plano modificou a economia brasileira, gerando novas taxas alfandegárias e um novo sistema cambial.

Regime Militar: 

        Período marcado pela criação da correção monetária e do Banco Central, onde houveram transformações econômicas e institucionais.  Foi aprofundado o Plano de Metas que gerou um modelo econômico dependente e associado ao capital estrangeiro. O combate à inflação agregou de forma positiva na economia, houve um desenvolvimento tecnológico, o consumidor pode ter acesso a mercadorias internacionais e nacionais de melhor qualidade e com melhor custo.

Itamar Franco:

        Itamar Franco assumiu o legado após o governo de Sarney e Collor e deu andamento no Plano Real, cujo objetivo foi controlar a inflação e estabilizar a economia, entrado em vigor em 1994. Com a implementação do plano, foi criado condições para enfrentar a inflação com o controle cambial e garantiu condições para o investimento de capitais estrangeiros recuperar a economia nacional. A transição do Cruzeiro para o Real foi um marco nesta Era, onde foi equilibrada a inflação e houve uma estabilização na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (607.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com