TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Fundamentos de Gerenciamento de Projetos FGV

Por:   •  9/6/2020  •  Artigo  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de gerenciamento de projetos

Módulo: 6

Aluno:

Turma: 02

Tarefa: Análise do evento promovido pela empresa CCC e DT Produções sob a ótica da gestão de projetos

Características do projeto 

   Com o intuído de manter-se em evidência no mercado nacional a empresa CCC, com forte atuação no ramo de roupas, criou um programa de âmbito nacional a fim de patrocinar eventos culturais que fortaleçam a sua marca.

   Um programa, conforme define o PMBOK ® 6ª edição, “...é um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para obtenção de benefícios estratégicos e controle que não estariam disponíveis se fossem gerenciados individualmente”.

   Entre as ações tomadas adquiriu a empresa DT produções, para usá-la como incubadora e executora de eventos.

   Utilizando-se do Know-how da DT Produções a CCC pretende promover um grande evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80, no final do ano, utilizando de recurso próprios como principal fonte para o evento e contando com o apoio de algumas empresas do ramo de fast food, que foram convidadas para servir na praça de alimentação e com a infraestrutura do local escolhido para sediar o evento, Centro de Eventos FIERGS, detentor de tecnologias e recursos para sediar o evento.

   O evento que a CCC pretende promover através da DT Produções, um show em Porto Alegre, tem por objetivo promover a marca da empresa e deverá ser realizado no final do ano, portanto tem início, objetivo específico e fim previsto, portanto pode ser caracterizado como um projeto, definido pelo PMBOK como: “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

    Um projeto é finito e, portanto, possui um ciclo de vida com início e fim, que pode ser divido em fases.

    Conforme os conceitos bases do PMBOK ® podemos definir:

 Conceitos-chave do PMBOK®

Fases de um projeto

Série de etapas que um projeto passa, do início até o término.

Ciclo de vida de um projeto

Série de fases que um projeto passa, do início até o término.

    Conforme a apostila Gestão de projetos - FGV, “...As fases de um projeto estão associadas diretamente à natureza do produto final previsto pelo projeto, e não são os cinco grupos de processo (iniciação, planejamento, execução, monitoramento & controle e encerramento), Freitas, Carlos Augusto – FGV).

    O projeto que estamos analisando, Show musical e Porto Alegre, pode ser trabalhado em três fases:  

PRÉ PROJETO

>

PROJETO

>

ENCERRAMENTO

           

    Para o cumprimento das fases dos projetos são utilizados os cinco grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento & controle e encerramento), que não são exatamente sequenciais como pode aparentar e apresentam sobreposição entre eles.

  O gráfico abaixo, extraído da vídeo aula do curso de Gerenciamento de projetos da FGV, exemplifica com clareza como os processos são sobrepostos.

[pic 3]

Iniciação

    Formaliza o início de um novo projeto ou fase junto com as principais partes interessadas.

   Para o evento analisado nesta fase poderá ser elabora a TAP(Termo de abertura do projeto) e Identificadas todas as partes interessadas na conclusão do evento.

    Como principais partes interessadas temos a CCC e a DT Produções, que foi adquirida pela CCC e será responsável pelo projeto.

Planejamento

    O planejamento estrutura o plano do projeto e seus componentes auxiliares e deve conter todas atividades e requisitos necessários para que o evento aconteça conforme planejado. Deve ser executado de forma contínua e progressiva, devendo ser alimentado e revisto conforme o processo avança e novos dados são inseridos.

    No planejamento deverão ser definidos o escopo do projeto, prazos, custos e riscos aplicáveis a evento a ser realizado em Porto Alegre.

   O escopo do projeto a ser entregue pela DT Produções está relacionado ao show musical na cidade de Porto Alegre e de ser realizado até o final do ano, tem como principal fonte de custos a CCC, porém conta com algum parceiros no ramo de fast food que devem ser selecionados para serem contratados e monitorados fases do projeto.

     O local do evento deverá ser escolhido, no caso foi escolhido o Centro de Eventos FIERGS, que já conta com toda infraestrutura necessária para realização do evento.

      Os riscos deverão ser levantados e mitigados.

Execução

    Este processo executa o plano com objetivo de concluir o trabalho definido para construção das entregas do projeto.

    Na fase de execução são realizados os contratos com empresas parceiras de fastfood, contratos com o Centro de evento FIERGS, adquiridos os recursos, gerenciadas equipes, conduzidas as aquisições, implementadas respostas aos riscos e gerenciado o engajamento das partes interessadas.

    O principal objetivo dos processos utilizados nesta fase é tornar simples e objetiva a execução do trabalho planejado.

Monitoramento & Controle

    Processo responsável por acompanhar as ações e avaliar o desempenho com base no plano.

    Neste processo é avaliado o Planejado x Executado.

    Como vimos no gráfico apresentado acima sobre sobreposição dos processos, o monitoramento & controle não ocorre somente na fase de execução e sim durante todos os processos do projeto, para controle do projeto, entrega de resultados e ações corretivas necessárias para a entrega do plano final.

  No evento a DT produções executará o monitoramento e controle durante todo o projeto, monitorando o escopo, custos, cronograma, riscos, comunicações, controlando aquisições e promovendo reuniões para tomada de ações por parte de todas as áreas envolvidas, como planejamento, execução e encerramento.

  O monitoramento e controle se iniciará na etapa inicial do projeto e so se findará com o encerramento do show, quando a entrega final for realizada.

Encerramento

    Processo responsável por formalizar o término do projeto, fase ou contrato junto com as principais partes interessadas.

    É no encerramento que se dá a entrega final ao cliente e conclui-se se o projeto obteve o sucesso esperando.

   O encerramento do projeto deve ser acompanhado de documentos formais, que comprovem o encerramento de pendências contratuais, como no caso estudo podemos citar os contratos com empresas de fast food, centro de eventos, bandas de rock participantes, a aprovação do cliente em relação as entregas, a desmobilização do local.

   O registro das informações relativas ao projeto e um formulário de lições apreendidas é de extrema importância para como aprendizado para projetos futuros, vem como o TEP-Termo de encerramento de projeto.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

    A estrutural organizacional de uma empresa é estabelecida em acordo com os objetivos da alta administração.

    Analisamos as empresas CCC e DT Produções considerando três tipos de estruturas: funcional, matricial e projetizada.

   A empresa DT Produções, adquirida pela CCC é uma empresa já especializada em eventos, portanto seu output principal são projetos, desta forma a empresa DT Produções é uma empresa de projetos e empresas deste ramo de operação costumam trabalhar com a organização projetizada.

   Uma empresa projetizada possui áreas funcionais, porém sua atividade principal são projetos e o gerente de projetos tem a real autoridade sobre a empresa.

   Outra característica importante de uma empresa projetizada é que o dinamismo, em que o gerente de projetos, responsável por um ou mais projetos, sempre está vivendo situações diferentes, com início de diferentes projetos. Fato comum em uma empresa de eventos.

   Considerando a empresa CCC atuante no ramo de roupas, tento sua origem familiar e atuante há algumas décadas no mercado, o modelo de organização funcional aparenta representar a empresa. Porém se considerarmos que a empresa, conforme texto base sempre se preocupou com a divulgação e crescimento da empresa com relação ao marketing, é detentora de um programa de âmbito nacional para divulgação da marca e atualmente entre uma das ações realizadas adquiriu uma empresa especializada em eventos para divulgação de sua marca. A empresa CCC pode ser considerada como matricial, dada a importância delegada ao programa e a projetos de divulgação, como o show na cidade de Porto alegre, objeto desta análise.

Referências bibliográficas

FREITAS, Carlos Augusto. Gestão de Projeto, editora FGV

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK® Guide: guia do Conhecimento em gerenciamento de projetos. 6. ed. Pensylvannia, USA: Project Management Institute, 2017

Projetos

Sites eletrônicos:

https://escritoriodeprojetos.com.br/processos-do-guia-pmbok-quinta-edicao

https://www.oficinadanet.com.br/post/14644-guia-pmbok-estrutura

https://www.oficinadanet.com.br/post/14643-guia-pmbok-conceitos-iniciais

https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards/standard-for-project-management-exposure-draft

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (423.2 Kb)   docx (872.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com