TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Governança Corporativa

Por:   •  10/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Governança Corporativa

Módulo: 4

Aluno: Xxxxx

Turma: ONL018E0-ZOFINCP14T1

Tarefa: Atividade Individual

1. Narrativa sobre como as estratégias organizacionais devem levar em conta os princípios da governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa

Segundo o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, GC é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre os sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”. (IBGC, 2016, pg. 20). O sistema tem como base 4 princípios, a transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa.

A aderência as práticas da GC (4 princípios) no planejamento estratégico, ajudam as empresas em diversas situações, sendo uma delas a captação de recursos. Como resultado do processo, a empresa passa ter uma melhor imagem no mercado, ou seja, um maior valor agregado, onde os acionistas /investidores passam a ter mais confiança e segurança para investir capital. Ser uma empresa transparente, ter atenção igualitária com os stakeholders, assumir integralmente a responsabilidade pelos próprios atos e zelo pela viabilidade do negócio, são atitudes indispensáveis para continuidade do negócio.

2. Argumentação que explique por que as organizações devem levar em consideração não apenas os aspectos financeiros mas também as três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental) de forma sistêmica

Até recentemente, as empresas focavam em apenas dois pontos, custo baixo para competir com os concorrentes e maximização dos lucros. Porem com a acelerada globalização, esses fatores se mostraram ineficientes por si mesmos. Frente a esse cenário tanto o macro quanto o micro ambiente passaram a ter alterações (cultura), assim as empresas passaram a enxergar o negócio como um todo, ou seja, um conjunto de fatores, como o impacto das decisões tomadas no ambiente interno da organização refletiam na sociedade, a importância de atuar de forma ética e responsável com a sociedade e meio ambiente e etc. O pensamento seria no todo, não no individual.

3. Amarração sobre como a governança corporativa e a sustentabilidade geram legitimidade (aceitação/justificação) e atratividade para a organização

A governança corporativa é um dos pilares do enfoque em sustentabilidade. A aplicação de seus princípios contribui para o crescimento sustentável a longo prazo.

Hoje a sociedade e as organizações caminham pelo mesmo estreito, onde uma harmonia deve ser estabelecida, visto que as ações de um impactam no outro. Como uma cultura de bem-estar do nosso meio está sendo consolidada, as pessoas tendem a inclinar para empresas que estejam compartilhando do mesmo objetivo.

4. Vinculação da sua narrativa a, pelo menos, um exemplo

Entendemos que as organizações devem de fato incorporar as práticas da Governança Corporativa, visto que eventualmente as mesmas irão ajudar a direcionar as decisões. As empresas que estão conseguindo mudar sua forma de atuar e aproveitando as oportunidades dessa transformação cultural de impacto global, em alguns casos estão crescendo exponencialmente.

Um exemplo seria a empresa Chr. Hansen, que tem fornecido ingredientes para a indústria alimentícia desde 1874. A compreensão e o respeito pelos recursos escassos da natureza sempre foram uma parte integrante do DNA da empresa. Pontuou 100% no indicador “receita limpa”, refletindo o fato de os produtos da empresa terem evidentes benefícios ambientais e alguns benefícios sociais, seus produtos, são consumidos diariamente por mais de 1 bilhão de pessoas.

Percebemos que o engajamento da organização com a melhora o meio ambiente, refletiu diretamente na sociedade, que de alguma forma buscava a mesma coisa. O pensamento de melhorar o todo, resultou em um valor agregado inestimável para a empresa.

Referências bibliográficas

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Código das melhores práticas de governança corporativa. 5.ed. / Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. - São Paulo, SP: IBGC, 2015.

A Chr. Hansen foi considerada a empresa mais sustentável do mundo. Sobre a Chr. Hansen. Disponível em: < https://www.chr-hansen.com/pt/media/2019/1/chr-hansen-ranked-as-the-most-sustainable-company-in-the-world>. Acesso em 20 de junho de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (773.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com