TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Governança Corporativa

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de análise

Disciplina: Governança Corporativa

Módulo: Online

Aluno: Jaélica Cátia Almeida de Souza

Turma: MBA_GCOREAD-24_08102018_2

Tarefa: Responder aos questionamentos referentes ao conteúdo que foi explorado na disciplina.

1. Narrativa sobre como as estratégias organizacionais devem levar em conta os princípios da governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa

Os conceitos da governança corporativa conduzen, monitoram  e incentivam as organizações, eles alinham interesses preservam e otimizam o “valor” da organização, tais conceitos se  adotados pelas empresas aumentam as chances de eficiencia e sobrevivência no mercado. A estratégia da organização sempre deve estar alinhada aos principios da governança, e a execução desta estratégia não é efetiva sem gestão. Assim, podemos condsiderar a governança corporativa como uma ferramenta estratégica, sendo fundamental para garantir a aplicação prática integrando as ferramentas organizacionais ao processo de tomada de decisões, de forma efetiva, trazendo a transparência, responsabilidade corporativa, a  prestação de contas e a equidade.

Transparência –  as empresas devem apresentar informações confiáveis, concisas e claras a respeito do desempenho econômico-financeiro e também informações relevantes que possam nortear as tomadas de decisões gerenciais otimizando o valor da empresa.

 Equidade –As empresas devem reconhecer os direitos, deveres, interesses e expectativas de todos os  envolvidos, garantindo direitos iguais, fazendo com que os gestores sejam responsáveis por seus atos.

Prestação de contas – deve  ser realizada  pelas pessoas designadas para tal atividade, estes devem assumir  a responsabilidade  e consequencias de seus atos, realizando uma prestação de contas de forma compreensível e precisa.

Responsabilidade corporativa-  A organização deve ter uma visão mais ampliada de sua estratégia, contemplando também a função social da empresa.

Uma estratégia sólida alinhada a governança corporativa é essencial para  que uma organização alcançar excelência no mercado onde atua.

2. Argumentação que explique por que as organizações devem levar em consideração não apenas os aspectos financeiros, mas também as três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental) de forma sistêmica

As questões ambientais, sociais e também econômicas se tornaram uma preocupação empresarial vital das empresas para se manterem no mercado, não sendo apenas uma necessidade em atender a legislação, mas especialmente  como uma forma de ter vantagens competitivas sobre um concorrente que não toma providencias neste sentido, essa visão se tornou mais que uma questão  estratégica, mas de sobrevivência.

De acordo com  Araujo et al. (2006) a associação entre as questões ambientais, sociais e econômicas, formam o tripé da sustentabilidade ou triple-bottom line, este contexto abrange conceitos de sustentabilidade e a preocupação  do ponto de vista financeiro, social, econômico e ambiental trabalhados juntos, pensando no futuro de uma forma mais ampla, compreendendo a gestão e proteção dos recursos renováveis, desenvolvimento social e prosperidade da organização.

É crescente esta preocupação em posicionar-se de forma sustentável para os orgãos reguladores e para a sociedade , o contexto empresarial abrange a responsabilidade social  e a defesa dos recursos naturais, as empresas têm que fazer o que o mercado exigir par se manter atuante. Se adequar as exigências da legislação, e do mercado ambientais leva a organização a gastar mais recursos financeiros, mas a torna mais competitiva, resiliente e melhora sua imagem perante seus clientes, pois é de interesse de todos que as empresas tenham ações sustentáveis para manter a economia estável e funcional.

Com esse foco a organização deve se preocupar também em divulgar essas ações e resultados para seus acionistas, diretoria e sociedade de forma que essas ações sejam percebidas e reconhecidas, trazendo tais benefícios.

3. Amarração sobre como a governança corporativa e a sustentabilidade geram legitimidade (aceitação/justificação) e atratividade para a organização

A sustentabilidade empresarial não deve ser considerada como um gasto e sim uma oportunidade de se diferenciar mantendo um pensamento estratégico a longo prazo, os riscos ambientais do negócio devem ser considerados principalmente quando tem impacto relevante e podem ameaçar o funcionamento de uma empresa. 

A governança corporativa é uma ferramenta para obter a legitimidade englobando em seus princípios a transparência dos procedimentos contábeis e os direitos dos stakeholders, além disso conforme Kolk 2008, a governança corporativa valoriza a visão ambiental.

Essa relação entre governança corporativa e sustentabilidade se torna benéfica e atrativa uma vez que gera para:

Sociedade: programas sociais, geração de empregos, melhora das condições ambientais locais, maior atratividade turística;

Meio ambiente: minimização nos impactos causados pelas  atividades das empresas;

Para os investidores e sócios: maior segurança em relação a potenciais impactos financeiros na imagem da empresa perante a sociedade, em seu funcionamento, e atratividade aos potenciais investidores;

Para a própria organização: Melhora da imagem, melhor aceitação do consumidor, apoio dos órgãos reguladores, pois é de interesse global a atuação de organizações que mantenham ações sustentáveis.

4. Vinculação da sua narrativa a, pelo menos, um exemplo

Na cidade onde resido, Mariana-MG, tivemos em 2015 um acidente ambiental gigantesco que foi causado devido ao rompimento de uma barragem de rejeito de uma mineradora que atua na região, está catástrofe colocou em risco o negócio da mineradora, pois a degradação ambiental e os problemas sociais advindos foram muito superiores aos resultados econômicos obtidos, e com certeza muito superiores aos valores financeiros que poderiam ter sido utilizados na prevenção deste acidente.

Este caso deixa claro que saiu muito mais caro remediar do que prevenir. A imagem da Samarco e do grupo Vale ficaram manchadas por este desastre que teve 19 vitimas fatais, atingiu dois estados e teve uma repercussão internacional.

 Até a presente data a Samarco ainda não quitou a multa de 552 milhões de reais que foi aplicada pelo Ibama e governos dos estados de MG e ES, e ainda opera parcialmente sob o risco de não voltar a operar na região.

Referências bibliográficas

Araújo, G. C., Bueno, P., Sousa, A. A., & Mendonça, P. S. M. (2006). Sustentabilidade Empresarial: Conceito e Indicadores. In Anais do III Congresso Online de Administração, São Paulo.

Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: FGV, p.44-50, 1988.

Kolk, A. Sustentabilidade, prestação de contas e governança corporativa: Explorando práticas de relato de multinacionais. Estratégia Empresarial e Meio Ambiente, 2008.

Kraemer, M. E. P. Contabilidade ambiental como sistema de informações. Revista Pensar Contábil do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro.. Rio de Janeiro – RJ: ano 3, n. 09, p.19-26, ago/out.2000.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (775.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com