TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Liderança FGV

Por:   •  6/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Liderança na Era da Instantaneidade

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Victoria Gomes Coelho

Turma: 6

Tarefa: Elaborar um texto dissertativo comentando como fatores tradicionais e modernos influenciam o cotidiano de um líder brasileiro.

Matriz de atividade individual

A cultura de um país é a forma única que os indivíduos têm de compreender valores e normas, e isto se reflete em comportamentos individuais. A cultura presente em cada nação se reflete em todas as relações interpessoais, inclusive no ambiente profissional e nas organizações, isto significa que o comportamento organizacional sofre influências da cultura de cada país. Sendo assim, o ato de liderar será diferente de modo prático de acordo com cada cultura, sendo determinado pela forma de pensar, agir e se comunicar da cultura de cada país.

A cultura não é algo estático, pelo contrário, sofre alterações e evolui ao longo do tempo de acordo com as transformações ocorridas na sociedade, portanto, se a sociedade está em constante mudança e evolução, a cultura também está, de forma dinâmica, sendo impactada por estas transformações.

O brasileiro é um povo geralmente comunicativo e interessado em estabelecer conexões, sejam elas profissionais ou interpessoais. No ambiente empresarial isto não é diferente, e se reflete diretamente na construção de confiança nas relações pessoais no ambiente de trabalho, e no desejo de manter relações harmoniosas e amigáveis, onde procuram evitar conflitos e discordâncias. Além disso, têm o costume de aliar a razão com a emoção, o que influencia diretamente nas relações de hierarquia.

Sendo assim, pode-se observar que os padrões culturais têm grande influência no modo que cada indivíduo irá liderar, visto que a cultura se insere em todos os níveis de uma sociedade. Existem influências de fatores tradicionais e modernos no ambiente empresarial, e elas precisam ser conhecidas para que o gestor esteja em constante desenvolvimento de suas capacidades de liderança.

Dois fatores tradicionais muito presentes no ambiente organizacional são a lealdade pessoal e o personalismo, enquanto a lealdade pessoal está relacionada com o lado pessoal da liderança, onde o líder espera mais lealdade à sua pessoa do que à própria organização, o personalismo centraliza o poder na figura pessoal do líder, inserindo preferências pessoais e imprimindo características pessoais em sua liderança. A lealdade pessoal é um fator cultural tradicional de manutenção do poder do líder, onde se demanda uma lealdade ao indivíduo ao invés da organização. O personalismo imprime a personalidade do líder no ato de gerir, o que pode levar o líder a utilizar suas preferências como diferencial na tomada de decisões. Isto influencia diretamente no dia a dia dos líderes e não é incomum observar em um ambiente empresarial líderes menosprezando decisões feitas em gestões anteriores e até mesmo a falta de execução e continuidade em projetos ou obrigações já definidos por outra gestão. Estes dois fatores tradicionais podem ser prejudiciais a uma empresa, pois fragilizam a instituição em si, os colaboradores passam a enxergar seus líderes como o centro da empresa e a representação pessoal da organização. Isto deixa a empresa dependente das pessoas que estão na liderança para atingir seus resultados e objetivos.

Um fator tradicional presente no cotidiano do líder brasileiro é a centralização na autoridade, onde o processo decisório está concentrado nos altos escalões da empresa, não deixando espaço para os colaboradores de nível hierárquico mais baixo opinar e onde não se procura consenso nas decisões, já que o processo decisório é centralizado. Isto gera nos colaboradores subordinados uma sensação de que o ato de ter iniciativa e proatividade é inútil e não gera mudanças. Desta forma, é esperado que os colaboradores aceitem as decisões e a comunicação destas é feita de forma unilateral, não deixando espaço para o feedback. Este fator tradicional pode ser observado como uma barreira contra a inovação no ambiente empresarial, pois não fomenta a exploração de ideias e muito menos a aplicabilidade destas nos processos da empresa. Com o tempo, a empresa pode se tornar obsoleta em seu mercado, pelo simples fato de não ouvir as sugestões que seus colaboradores possam ter a respeito da empresa.

Como dito antes, a cultura está em constante transformação, e nos últimos anos as relações interpessoais no ambiente de trabalho sofreram muitas mudanças, devido ao teletrabalho e a mediação eletrônica nas relações. A comunicação se tornou menos pessoal, mais direta, e o tempo se torna para o brasileiro um ativo cada vez mais importante, o que se difere do fator tradicional, que considera o tempo como algo intangível.

O teletrabalho fez com que as relações pessoais sejam sempre mediadas de forma eletrônica, onde não há mais a interação pessoal tanto no ambiente da empresa como fora, o que favorecia a afetividade nas relações. As comunicações são cada vez mais objetivas, o que acaba reduzindo a impressão de simpatia característica do brasileiro. É possível relacionar esta perda na afetividade e na maior objetividade na comunicação com outro fator moderno, uma aderência mais rígida para horários e metas temporais. Isto significa uma oportunidade para líderes brasileiros, já que na era da instantaneidade se torna cada vez mais essencial a tomada de decisões rápidas às demandas de trabalho e às mudanças no cenário empresarial.

O mundo empresarial está mundialmente interligado atualmente, graças a internet e ao teletrabalho, torna-se, portanto, cada vez mais importante a valorização das diferenças entre as culturas e a categorização destas diferenças, para que os líderes possam utilizar os conhecimentos adquiridos de outras culturas em sua gestão. É importante frisar que quando se trata de cultura, não existe uma melhor ou pior, assim como não existe uma mais desenvolvida ou mais desenvolvida, porém, sempre haverão oportunidades de desenvolvimento e considerar as diferenças entre as culturas é importante tanto para respeitá-las quanto para utilizar seus benefícios nas relações empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com