TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Meio Ambiente e Sustentabilidade

Por:   •  7/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PLANO DE GOVERNO

[pic 4]

        

Elaborado por:

Disciplina:

Turma:


Carta de apresentação

Através deste Plano de Governo a população do município de Ilha das Flores terá a oportunidade de conhecer as principais propostas de governo da Candidata a Prefeita Jhulie Ferreira de Souza Santos para as eleições municipais do ano de 2022. A candidata é formada em Administração, com mais de 10 anos de experiência no setor de Meio Ambiente e Energias Renováveis.

O plano apresenta o comprometimento da candidata com a população, abrangendo os seus anseios de mudanças na área de trabalho e renda, educação, economia, saúde e meio ambiente. As propostas foram elaboradas com base na sua experiência profissional obtida ao londo dos anos e tendo como pilar a sustentabilidade. Acreditamos que não adianta o município se desenvolver economicamente, mas não propiciar uma boa qualidade de vida para seus habitantes. Ilha das Flores é uma cidade de pequeno porte e acreditamos que não há sentido em crescer economicamente e populacionalmente se perder a vantagens de uma cidade interiorana e pequena. É necessário que haja geração de emprego e renda com justa distribuição entre a população local, de forma que as futuras gerações tenham condições de permanecerem no município.

O termo sustentabilidade passou a ser mais frequentemente utilizado e a fazer parte das discuções sobre o meio ambiente em termos globais a partir do ano de 1972, quando a Organação das Nações Unidas (ONU) realizou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, a conferência foi realizada em Estocolmo, na Suécia, com a presença de representantes de diversos países. No evento foi elaborado um Manifesto Ambiental que serviu como base para a agenda ambiental do Sistema das Nações Unidas. (ONU, 2020).

Dando andamento nas discuções globais, no ano de 1987 houve a publicação de um relatório que foi considerado inovador para a época, nomeado como “Nosso Futuro Comum”, ele trouxe uma definição mais abrangente do conceito desenvolvimento sustentável, a qual é utilizada até os dias atuais:

O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. (1987 apud ONU, 2020).

A sustentabilade por sua vez é definida através de três pilares – ambitenal, econômico e solcial, conhecida como Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade, ou seja, uma atuação sustentável deve contemplar as três dimensões de forma indissociável, e devendo ser trabalhado de maneira integrada e em equilíbrio, conforme Santos (2021). A proposta do nosso plano de governo busca atender os anseios da população ilha-florense de encontro as pessoas, a economia e ao meio ambiente. É um desafio difícil, mas totalmente possível.

Em setembro de 2000 dirigentes de diversos países se reuniram nos Estudos Unidos, que foi considerada a maior reunião até então realizada, chamada de Cúpula do Milênio, nesta reunião foram traçados objetivos mundiais para o desenvolvimento sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), eram 8 objetivos: (1) Acabar com a fome e a miséria; (2) Educação básica de qualidade para todos; (3) Igualdade entre sexos e valoração da mulher; (4) Reduzir a mortalidade infantil; (5) Melhorar a saúde das gestantes; (6) Combater a Aids, a malária e outras doenças; (7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; (8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. (SANTOS, 2021).

E dando o seguimento no desafio de se manter uma agenda global para o desenvolvimento sustentável e dando sequencia ao legado aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a ONU organizou a Agenda 2030, que após diversas discuções e debates chegou-se a definição de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas.  “Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental” (ONU, 2015).

Para que possam conhecer e ficar mais familizarizado com o assunto aprsentamos abaixo os 17 ODS, conforme estabelecido pela ONU (2015):

Figura 1 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

[pic 5]

Fonte: ONU (2015).

No nosso plano de governo tomamos como base os ODS, assim elaboramos metas para alguns indicadores do município. O município de Ilha das Flores data de 1826, a qual foi fundada por padres jesuítas, e teve como sua primeira atividade econômica a pecuária, que continua sendo uma das principais receitas da cidade. Ao longo dos anos a cidade prosperou signifativamente e novas atividades foram sendo agregas. De acordo com dados do censo IBGE (2010), a população de Ilha das Flores é de 8.348 habitantes, 35% da população encontra-se na área rural e 65% encontra-se na área urbana, e possuem uma renda média de 1,8 sálarios mínimos.

Ilha das Flores está localizado na Região Leste Sergipano, distante 135 km da Capital Aracajú. Posssui um área de 52.693 km², com clima tropical seco e sub-úmido, e o seu bioma é a Mata Atlântica. O PIB per capta do município em 2019 era de R$ 8.965. Em 2019, apenas 6,6% da população era empregadas. O município possui um total de 10 escolas do ensino fundamental e 2 escolas do ensino médio, o IDEB do ensino fundamental é 4,0. A saúde da população é assistida pelo Sistema Único de Saúde através de 5 estabelecimentos de atendimento básicos. Seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,562. A posição do ranking Nacional é de 5002º e no ranking Estaudal sua posição é 62º. (IBGE, 2019).

Os dados do município são preocupantes, com este plano de governo pretendemos realizar um modelo de gestão coletiva e participativa, envolvendo todas as classes sociais, tendo como base o diálogo e a participação da população no envolvimento das tomadas de decisão. As propostas contemplam objetivos e projetos ambiciosos visando o desenvolvimento de nosso município, o que demandará uma administração extremamente dedicada, competente e comprometida com a real necessidade da população.

Na área de trabalho e renda temos como meta aumentar a renda da população, para isso utilizamos como eixo central o ODS 8. E as ações a serem executadas serão orientadas pela meta 8.3 que visa “Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros”. (ONU, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (439.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com