TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Meio Ambiente e Sustentabilidade

Por:   •  7/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PLANO DE GOVERNO

[pic 4]

        

Elaborado por: Gabriela Fontana Garcia

Disciplina: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Turma: PGOMAMBPOSEAD-36_041021_2


Carta de apresentação

Olá moradores de Ilha das Flores! Estou aqui por meio desta carta me apresentando como canditada a prefeitura do município de Ilha das Flores para a próxima eleição.

Me chamo Gabriela Fontana Garcia, tenho 27 anos. Sou formada em Engenheria Química pela Universidade de São Paulo (2019). Desde 2017 trabalho na área de ambiental em empresas privadas e atualmente iniciei a Pós-graduação em Sustentabilidade e Meio Ambiente. Devido a toda essa minha experiência na área ambiental aprendi a importância da sustentabilidade e do meio ambiente para o desenvolvimento da sociedade, percebi que o crescimento econômico só acontece se estiver junto com desenvolvimento social e ambiental e através desse plano vou mostrar a vocês como podemos fazer isso.

Segundo o IBGE (2010), hoje em Ilha das Flores em relação a trabalho e renda 57,2% da população tem o rendimento mensal per capita de até ½ salário-mínimo, ficando entre as três cidades do estado de Sergipe com o maior percentual da população que recebe até ½ salário-mínimo per capita. Em relação a educação, o IDEB de Ilha das Flores é 4, colocando a cidade em 55º lugar comparando com as 75 cidades do estado de Sergipe. A nossa economia também não está com bons indicadores, hoje o PIB de Ilha das Flores é o segundo menor PIB do Estado de Sergipe sendo R$ 8.448,23 per capita. No tema saúde o índice de mortalidade infantil de Ilha das Flores é de 15,5 obitos por mil nascidos vivos, colocando a cidade na 42ª posição no estado. E por fim, em relação ao tema ambiental, hoje apenas 11,4% do esgoto da cidade é adequado, colocando Ilha das Flores na 56ª posição no estado de Sergipe.

Precisamos mudar essa situação da nossa cidade, precisamos subir nesse ranking do estado e se tornar referência em qualidade de vida! E como faremos isso? Através de um desenvolvimento sustentável e com base nos princípios abaixo.

O termo Sustentabilidade surgiu na Comissão Nacional sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – CMMAD, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de discutir e propor meios para desenvolver a economia junto com a preservação ambiental. E é desta maneira que a cidade de Ilha das Flores precisa crescer, com o equilíbrio entre o crescimento econômico, desenvolvimento social e prevervação do meio ambiente.

A palavra sustentabilidade está cada vez mais em evidências atualmente. No conceito literal o termo sustentabilidade significa a capacidade de sustentação de um sistema. Hoje a sustentabilidade é um conceito complexo e transdisciplinar, sujeita a diversas abordagens.

Segunda a definição do Relatório de Brundtland (COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1988), o desenvolvimento sustentavel é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades”.

E como pilar para o desenvolvimento sustentável temos que ter o equilíbrio entre três pilares: ambiental, econômico e social. Esse conceito é chamado de Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade e foi concebido por John Elkington em 1994.

No ponto de vista econômico buscamos a criação de investimentos viáveis, oportunidades de negócios viáveis para os investidores com isso, gerando retorno financeiro. Na visão ambiental queremos interagir com o meio ambiente sem causar danos irreversíveis, utilizando os recursos naturas, mas sem esgotá-los. E na perspectiva social temos que garantir o estabelecimentoo de condições de trabalho favoráveis ao trabalhador. É com base na interação desses três pilares que temos a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável e é com base neles que o meu plano de governo está estruturado.

O meu plano de governo será feito com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel (ODS) e para o melhor entendimento do plano irei explicar o que são esses objetivos.

Segundo a ONU “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. “ (ONU, 2021)

Os Objetivos de Desenvolvimetno Sustentável foram criados em 2015, pela ONU, através do movimento para consolidar ações em direção ao desenvolvimento sustentável em todo mundo, que foi denominado Agenda 2030.   

 

O processo de construção dessa agenda foi amplamente democrático, com consultas públicas chegando a entrevistar mais de 7 milhões de pessoas, esse processo resultou no documento chamado “Uma vida digna a todos” e ao fim desse processo foram estabelecidos os dezessete objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).  

 

A sua implementação teve início em janeiro de 2016 dando continuidade à Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015) com a ampliação do escopo.   

 

Os ODS são 17 objetivos que geram 169 metas globais para alcance em 2030. Esses objetivos abrangem as dimensões ambientais, sociais e econômicas do desenvolvimento sustentável. Guiados pelas metas globais espera-se que os países definam as suas metas nacionais de acordo com a realidade de cada país.  

Segundo a ONU, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser divididos em cinco grupos, como: pessoas, prosperidade, planeta, paz e parcerias. (ONU, 2015)

Os 17 objetivos são os seguintes:

  • Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
  • Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
  • Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

  • Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
  • Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as : mulheres e meninas;
  • Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e : saneamento para todos;
  • Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
  • Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
  • Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a: industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
  • Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
  • Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
  • Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
  • Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
  • Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
  • Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
  • Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
  • Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. (ONU, 2015).

 

E por que basear o plano de governo nos objetivos de desenvolvimento sustentável?

Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (353.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com