TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INDIVIDUAL ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  17/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Empresa de telecomunicações VBN

Julho/ 2022

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Elaborado por: Laura Fagundes

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Turma: 0522-2_2


Tópicos desenvolvidos

Visando estabelecer melhores práticas no que se refere à ética, responsabilidade social e governança, iremos apresentar neste relatório soluções para empresa de telecomunicações VBN, considerando os seguintes tópicos:

  • ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
  • obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  • efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
  • soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Apresentação e objetivo

A empresa de telecomunicações VBN tem como principal objetivo como resultado deste relatório, estabelecer ações voltadas às melhores práticas no que se refere à ética, responsabilidade social e governança. Para isso, serão avaliadas as perspectivas de seus clientes e a opinão pública geral.

Para que os direitos individuais e coletivos sejam garantidos sem que haja o comprometimento das soluções propostas, as ações sugeridas neste relatório presam, primeiramente, pelo respeito aos seres humanos e as relações sociais praticadas na atualidade.

Com base na minha experiência de consultor, no desenvolvimento deste relatório, serão apresentadas as soluções que poderão contribuir para evitar que haja abusos e desrespeito contra qualquer ser humano e a sua coletividade. Deste modo, foram consideradas a forma de pensar e de agir de cada indivíduo, com respeito as diferenças sociais e culturais, da mesma forma que as empresas também têm formas diferentes de agir, de modo a preservar o bem comum.


Desenvolvimento

A seguir, serão apresentadas as ações necessárias para que o objetivo proposto seja atingido:

  • ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade

- Criação de um programa de Compliance/ programa de integridade, onde deverão ser compreendidos os conceitos que orientam e definem os princípios de negócios, os conflitos de interesse e o compromisso social da empresa, constituindo um conjunto de normas e princípios a serem observados por todos na realização de suas atividades.

- Adoção de uma governança corporativa que atenda aos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade social.

- Engajamento da alta direção, demonstrando liderança e comprometimento, por meio de uma cultura de exemplo, com base nas suas ações.

- Realização de auditorias periódicas para assegurar a transparência e prestação de contas.

- Valorização do profissional de modo a aumentar o engajamento e a motivação dos funcionários, refletindo diretamento em um clima organizacional mais saudável.

- Avaliação dos riscos associados à Compliance estabelecendo medidas diminuir a probabilidade e impacto, para que gerem menos danos possíveis à organização e aos indivíduos.

- Criação de um canal de denúncia que garanta o sigilo das informações e o anonimato e proteção do denunciante.

- Disseminação dos pilares institucionais da empresa.

  • obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos

- Falta de comprometimento e maus exemplos de líderes e alta direção.

- Programa de integridade de “papel”, ou seja, são definidos os princípios, porém os mesmos não praticados dentro da organização.

- Desvalorização do profissional.

- Comunicação deficiente.

- Profissionais despreparados.

- Metas inatingíveis e pressão por resultados.

- Gestão sem planejamento ou mal estruturada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (309.9 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com