TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Módulo 2 Competências Gerenciais

Por:   •  13/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: Módulo 2 - liderança nas organizações contemporâneas

Atividade: Atividade individual

Título: A liderança do futuro

Aluno: Naila Mattos Robles de Oliveira

Disciplina: Competências Gerenciais

Turma: Turma 166

Introdução

  O tema liderança tem sido muito estudado atualmente. Percebe-se que hoje em dia as organizações estão preocupadas em descobrir, capacitar e reter líderes eficientes, com grande potencial em administrar os recursos humanos das empresas e atingir de forma satisfatória suas metas.

  Com base nos textos estudados para elaboração desta atividade, vimos que a tarefa do líder não é fácil, exige grande esforço, porém traz um enorme prazer quando realizada com sucesso. Segundo Ronald Heifetz: “A recompensa de criar valor e significado nas vidas das outras pessoas é superior a todas as dificuldades”.

  O objetivo da atividade que se segue é apresentar as características que um líder eficaz deve possuir, quais são os seus desafios e alternativas como parceiro empresarial e descrever estratégias de liderança.

Características do líder do futuro

  Dentre as características do líder do futuro, ainda segundo Ronald Heifetz, podemos destacar a audição dinâmica (fazer perguntas sem fornecer todas as respostas), ser curioso e um bom ouvinte.

  Warren Bennis destacou quatro fatores ao analisar as competências do líder do futuro: direção e significado, confiança, otimismo e busca de resultados, porém ele afirma que a busca de resultados é a mais importante delas.

  Valdemir José Francisco destaca como competências do líder eficaz a boa comunicação, se fazer claro e certificar-se que seus liderados o tenham entendido; o relacionamento interpessoal, estar em pé de igualdade com seus subordinados; a empatia, conseguir colocar-se no lugar do outro e não fazer o que não desejaria que fosse feito a si próprio; a persuasão, apresentar argumentos convincentes e através deles ganhar a parceria da equipe; a imparcialidade, tratar a todos da mesma forma; a administração de conflitos, saber gerenciar os conflitos pessoais; a diplomacia, capacidade de negociação; o dinamismo, demonstração de força, disposição, audácia e entusiasmo; o feedback, dar à equipe o retorno sobre seu desempenho; o processo educativo, o líder deve desempenhar um papel de educador dentro da sua equipe; ser bom ouvinte; saber trabalhar em equipe, considerando sempre o “nós” no lugar do “eu”.

  Trazendo para minha vivência pessoal, acredito que a audição dinâmica, ou ser um bom ouvinte, seja o ponto onde encontro maior dificuldade. Habitualmente somos muito procurados para fornecer respostas e soluções e acabamos por deixar a escuta de lado, o que pode provocar um distanciamento entre a liderança e sua equipe, ocasionando perda nos resultados.

  Um segundo ponto onde percebo que preciso melhorar é no fornecimento de feedback. Geralmente procuramos nossos subordinados quando temos algum feedback negativo, porém precisamos praticar mais este recurso quando o retorno é positivo, acredito que esse seja um grande motivador.

Desafios e alternativas do líder como parceiro empresarial

  Os desafios dos líderes como parceiros empresariais são ajustarem-se às mudanças, lidar com os conflitos dentro das organizações, gerar capital às empresas, mobilizar e motivar seguidores, formar novos líderes e tomar decisões com base em informações imperfeitas e incompletas.

  As alternativas para esse líder são criar um modelo organizacional que permita gerar capital intelectual, selecionando pessoas e desenvolvendo relacionamentos para gerar riqueza, indicar a direção na qual a equipe deve seguir, conscientizando-os sobre o significado do seu trabalho, criar programas para desenvolver novos líderes e mostrar-se comprometido com os propósitos da organização.

Estratégias de liderança

  Algumas estratégias que podem ser adotadas pelo líder em sua atuação como parceiro empresarial são superar os erros e fracassos e continuar experimentando, gerando mudanças e aprendendo com as frustrações; saber criar zonas de desconforto produtivas, despertando a atenção das pessoas aos assuntos relevantes; saber distinguir o que é essencial do que não é; ser um bom ouvinte e praticar a audição dinâmica; cuidar para que a grandiosidade do cargo não afete o relacionamento interpessoal com seus liderados; criar momentos frenquentes de escape para atenuar o stress que acompanha a liderança.

Conclusão

  Percebo que a grande missão do líder do futuro é administrar com maestria os recursos humanos da organização, buscando formas de capacitá-los continuamente e motivá-los, proporcionando-lhes real significado para permanecerem na organização. O cuidado com as pessoas deve existir e ser percebido por todos.

  A missão e os valores da empresa devem estar alinhados ao seu planejamento estratégico e precisam ser praticados por todos os líderes diariamente.

Referências bibliográficas

TAYLOS, William. O líder do futuro – Ronald Heifetz. Exame, Edição 689, n. 11, jun. 1999.

BENNIS, Warren. A nova liderança – Revista HSM Management, Edição março e abril de 2000, da página 75 à 83.

FRANCISCO, Valdemir José. Fundamentos da liderança. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2013.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com