TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Aprofundamento II Administração de Recursos Humanos

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Administração

Disciplina: Administração de Recursos Humanos

Tutor: Anderson Barros

Aluna: Milena Renata Borges de Lima

Polo: Belo Horizonte

1) O vídeo aborda a importância do processo de recrutamento e seleção e sua aplicação às pequenas e médias empresas. Considerando o que foi estudado na unidade II, qual a sugestão de um processo de recrutamento e seleção para uma empresa com este perfil?

Visto que toda empresa quando precisa reestruturar seu quadro de funcionários ou quando abre necessita passar pelo processo de recrutamento e seleção, as pequenas e médias também tem que se dispor disso.

Para tanto elas precisam analisar o que estão precisando e quais são os perfis de profissionais que elas estão querendo que façam parte da sua equipe. Sabemos que existem várias maneiras de se contratar, as pequenas e médias empresas podem e devem utilizar de todos esses meios, porém, não é necessário que se tenha um RH próprio, porque pode ser um gasto desnecessário, segundo BAZZOLA: “A gestão de Recursos Humanos, aplicando seus aspectos empíricos de maior relevância, deve criar mecanismos que valorizem a capacitação e evolução pessoal, voltando à obtenção de resultados, através de técnicas e ferramentas que mensurem a necessidade e o momento adequado desta formação para que os colaboradores alcancem resultados satisfatórios. Neste momento, surgem os questionamentos: ter equipe de RH interno estruturado e funcional é uma prerrogativa acessível apenas às grandes empresas? A percepção deve-se ao fato de que são elevados os custos fixos para manter a estrutura de RH, sendo desafiador às pequenas e às médias empresas os quesitos: remuneração; encargos sociais; manutenção de tecnologia; carga tributária elevada; espaço físico condizente; entre outros” (BAZZOLA, 2012).

O ideal nesse caso, é que se use um RH terceirizado, o custo pode ser menor. Mas as PMEs também podem recorrer dos métodos mais comuns de recrutamento: interno, externo ou misto. Caso seja uma empresa nova, o mais recomendado é o externo, usando de fontes como: indicações, cartazes externos, entidades, escolas e universidades, outras empresas, consultorias, agências de emprego, mídias, outplacement ou replacement.

As PMEs terão que encontrar o método que mais se enquadra com a necessidade que elas têm no momento e com isso, obter uma boa equipe para se estruturar e se manter no mercado.

Referências: http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/8422/a-gestao-de-pessoas-nas-pequenas-e-medias-empresas.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com