TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade estruturada na filosofia

Por:   •  21/11/2017  •  Artigo  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

A BUSCA POR APTIDÕES: VOCAÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

¹SILVA, Ivo Matheus Camarão

RESUMO

Este artigo, levanta a orientação profissional como instrumento de guia para as técnicas vocacionais, que orientam, principalmente jovens, que buscam conhecimento próprio quanto as oportunidades profissionais ou acadêmicas, que no futuro definirão qual área seguir, bem como agir quanto suas vontades e interesses sobre a ótica de um futuro seguindo as mudanças temporais do mercado.

Palavras-chave: Orientação Profissional, Vocação, Artigo Científico

ABSTRACT

This article raises professional orientation as a guide tool for vocational techniques, which guide, especially young people, who seek their own knowledge about professional or academic opportunities, which in the future will define which area to follow, as well as act on their wishes and interests. the perspective of a future following the temporal changes of the market.

Keywords: Vocational Guidance, Vocation, Scientific Article

_____________

1Graduando do Curso de Psicologia da Faculdade de Macapá – FAMA - AP, ivomatheussilva@gmail.com;  

        A escolha da profissão pode ser considerada em alguns aspectos, um impecilho para o ingresso no mercado de trabalho ser um sucesso total, devido as dificuldades reais da sociedade e sua a disponibilidade de marcado que há nela, além de outros motivos advindos do mundo capitalista que se tornou o contexto em que se vive a maioria e nós. Com a necessidade de sobrevivência do indivíduo em uma sociedade interligada, em que a sua força de trabalho é quem sustenta o ser humano, só se consegue ser bom no que faz se tiver aptidões e gosto para isso

        Contudo, há diferenças entre orientação vocacional e profissional. Enquanto a orientação vocacional se conecta mais com o conceito de vocação, uma conotação de predestinação, a orientação profissional volta-se para a busca das aptidões, mas sem deixar de fora o contexto profissional e cultural.

        Indica, atualmente, a orientação profissional ser um conceito mais assertivo e amplo, que contempla a realidade externa da escolha, sem deixar de lado o mundo subjetivo de desejos e expectativas do sujeito.

Orientação Profissional

        O conceito orientação profissional, na perspectiva psicológica significa a ajuda prestada a uma pessoa com vistas à solução de problemas relativos à escolha de uma profissão ou ao progresso profissional, tomando em consideração as características do interessado e a relação entre essas características e as possibilidades no mercado de emprego (Brasil, s/d). A orientação profissional atua com o objetivo de contribuir com a análise do individuo quanto seus interesses profissionais e suas competencias diante das oportunidades ofertadas pelo mercado.

Orientação Psicológica

        Na  perspectiva da psicológia, significa estimular a autoanálise diante das oportunidades, estimulando que o paciente leve em conta suas referências pessoais e sociais quanto seus interesses.

 

Devolutiva Psicológica

        O objetivo é fazer uma especie de fechamento durante a entrevista. Nesse momento é necessário, que se leve em conta caracteristicas da análise feita do cliente, discuti-las e  eliminar possíveis dúvidas qunato ao processo, além também de incentivar a construção das relações entre os dados obtidos e, consequentemente, facilitar o processo de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com