TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade individual - Gestao de Pessoas

Por:   •  5/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: GESTÃO DE PESSOAS

Módulo:

Aluno: GUILHERME ANTONIO ARCARI

Turma: 0421-1_9

Tarefa: ATIVIDADE INDIVIDUAL

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Visto que cada vez mais o mundo estar se modernizando e acabar passando por diversas mudanças para acompanhar as novas eras, é imprescindível que  nenhum dos setores dentro de uma organização fique esquecido quando o assunto for inovação e gestão de processos. Atualmente, para diversas organizações, um dos maiores problemas hoje é gerir as pessoas. Com base nisto, fica claro e evidente que é necessário existir um trabalho específico dentro de cada organização com o intuito de identificar as necessidades e definir um plano de desenvolvimento adequado com as competências necessárias e todas as boas práticas que envolvam um bom desenvolvimento de equipe.

Alguns conceitos são fundamentais para a gestão de pessoas existir. O primeiro deles é a motivação, onde é fundamental que cada colaborador tenha em si a vontade de querer melhorar em qualquer aspecto que seja. A comunicação também é um ponto chave dentro de qualquer organização, onde existindo uma boa comunicação muitos problemas grandes são resolvidos facilmente. Dentro da gestão de pessoas, o trabalho em equipe é item básico para que as tarefas sejam definidas e pré estabelecidas para cada integrante, a fim de que no final, somando cada componente, se obtenha o resultado final. E por fim, o treinamento e desenvolvimento, este último pilar da gestão de pessoas, visa exclusivamente o aperfeiçoamento e a capacitação dos membros da equipe, fazendo com que cada investimento em capacitação gere retorno diretamente a empresa na qual o funcionário está inserido, gerando valor para ambos.  

Partindo da introdução anterior, o presente trabalho tem como objetivo analisar o cenário de uma área de uma organização e elaborar um plano de desenvolvimento de equipe, onde o mesmo deverá: avaliar o cenário e os desafios da empresa e da área que se pretende fazer o desenvolvimento de pessoas; descrever o perfil atual e propor o perfil desejado para os membros da equipe dessa organização, com destaque para as competências a serem desenvolvidas.

A empresa escolhida foi uma construtora e incorporadora civil, cuja razão social é Arcari Empreendimentos Imobiliários Ltda, a mesma é situada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O setor e área escolhida para a análise é o de atendimento ao Cliente / Pós vendas / Pós obras.

Este setor foi escolhido, justamente por se tratar de um setor onde o contato é direto com os clientes, onde este deve ser impecável, a fim de garantir uma satisfação do cliente e uma experiência de atendimento satisfatória. Portanto, para se obter um bom líder neste setor, deve haver muito treinamento e estudo.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

A empresa escolhida é uma construtora, possui seus setores bem definidos a fim de obter uma gestão eficiente e com menos retrabalho e mais produtividade em qualquer operação em que esteja executando. O setor escolhido para o estudo foi o setor de atendimento ao Cliente / Pós vendas / Pós obras, para isso a empresa em estudo conta com duas pessoas específicas para realizar o primeiro atendimento ao cliente e mais duas pessoas destinadas a realizar o serviço in loco. Esse primeiro atendimento é realizado através do contato telefônico e também do meio digital WhatsApp.

A área de pós obra/vendas dentro de uma construtora é uma área bastante delicada, visto que ela faz a gerência e atendimentos quando existe alguma não conformidade no imóvel na qual o cliente adquiriu. Portanto, o desafio é sempre receber a informação que o cliente está passando,      fazer uma análise da mesma verificando a veracidade, analisar se a mesma encontra-se dentro da garantia (conforme normativa) e passar um retorno o mais breve possível de uma solução ou de uma posição da empresa frente a solicitação. Foi escolhido este setor, visto ter uma grande relevância dentro de uma construtora, por estar totalmente ligado à gestão de pessoas e por ser um setor que é inevitável o desenvolvimento constante do time (liderança e equipe).

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Através de dados pesquisados e informados pela construtora, o cenário da empresa quanto ao desenvolvimento de pessoas já é um dos principais focos de atenção e esforços. Para o desenvolvimento de pessoas neste setor, a empresa em estudo conta com um setor específico de treinamentos, um setor de qualidade e esses dois setores andam juntos a fim de estar sempre capacitando a equipe.

Para o setor de pós vendas/pós obra, não é diferente.

Tipos de treinamentos:

  • Treinamentos de âmbito global no qual abordam diferentes temas. Periodicidade = Mensalmente.
  • Treinamentos específicos para atendimento a clientes. Periodicidade = Semestralmente.

Vale salientar que também a empresa está sempre ligada a novas técnicas e metodologias de abordagens para tratar a gestão de pessoas da melhor forma possível, buscando uma qualificação pessoal e profissional da equipe na qual atua dentro da empresa. Alguns objetivos na qual a empresa já se importa com o desenvolvimento de pessoas, será listado abaixo:

  • Tornar cada vez mais os funcionários multifuncionais;
  • Tornar melhor o gerenciamento do RH;
  • Trabalhar com metas únicas e foco total;
  • Melhorar o nível de colaboração dos funcionários;
  • Desenvolvimento dos funcionários;
  • Alinhamento dos objetivos empresariais;

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Atenciosa - sempre disposta a escutar o que o cliente tem a falar; Educada - ouvir sempre em primeiro lugar e após o cliente relatar, é feito as considerações pertinentes ; liderança autocrática; Centralizador onde somente a líder da equipe decide, talvez criando em alguns momentos alguma insatisfação por conta disso.

Democratico contendo o foco no líder e na equipe, onde cada membro da equipe é induzido e estimulado para enfrentar cada uma das situações, visando um único objetivo técnico - se aperfeiçoar sempre com as normas vigentes no setor da construção civil  ; Motivador - Busca sempre resolver as pendências e incentivar o restante da equipe; Liderança positiva; liderança situacional, onde foca em cada uma das situações e na maturidade dos profissionais. Esse tipo de liderança é bom ser trabalhado para se adequar com facilidade e rapidez as demandas nas quais lhe são apresentadas.

Criatividade - Buscar soluções rápidas e criativas para solucionar as demandas dos clientes, sempre visando um serviço de qualidade; Controle emocional - Conseguir separar o lado pessoal com o profissional, sabendo lidar com os questionamentos dos clientes, porém, explicando o lado da empresa e se for o caso em momentos que o cliente se exalta, saber se controlar e respeitar, nunca perdendo o respeito ou a calma; Autonomia e Liderança - Para que se sinta desimpedida e com autoridade para decidir o melhor para o momento e para a empresa.

As competências a se desenvolver são totalmente voltadas a exercer a melhor função do pós vendas, com o intuito de solucionar o problema da melhor maneira (caso for de competência da empresa). Também, com a liderança positiva desejada, busca-se aumentar a produção e a integração da equipe, redução dos problemas psicológicos, devido ao setor ser diretamente com o cliente final. Também, pelo líder ser a peça da frente neste setor, também buscar deixar a equipe calma, incentivar, treinar e dar todos os artifícios para que o serviço seja de qualidade e satisfação do cliente.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Comprometida - busca resolver todas as pendências; Atenciosa - escuta o cliente em todos os momentos; Educado - escutando cliente e nunca perdendo a calma, sendo educado para passar a imagem da empresa aos clientes,;

Visão - procuram resolver o mais rápido possível e da melhor maneira; Vontade de aprender - buscar e ir atrás de melhorias, modos de realizar o serviço com mais agilidade, estudar sobre os métodos construtivos etc. Controle emocional - Para que a equipe seja totalmente profissional, nunca leve para outro lado qualquer desrespeito do cliente, fazendo com que a empresa mostre um jeito mais calmo e sem faltar respeito. Também, para que tenha controle emocional perante as situações, sabendo separar vida pessoal e profissional. Autonomia - Para saber o que fazer em qualquer que seja a situação, sempre visando o bem estar do cliente, à justiça com a solicitação e compromisso com a excelência.

Que a equipe consiga ser o máximo possível prestativa, educada, ter um controle emocional por mais que sejam situações complicadas de resolver ou o cliente se altere; demonstrar sempre leveza e passar tranquilidade aos clientes; Liderança - buscar que a equipe se lidere e consiga gerir tanto as coisas boas quantos as ruins do setor. Profissionalismo - Buscar resolver sempre cada chamado com o maior profissionalismo possível, usando o manual de instruções para o cliente, para verificar que o mesmo por exemplo, precisa realizar manutenções em seus imóveis também.

As competências a se desenvolver pela equipe do setor mencionado e o perfil desejado, são fundamentais para exercer o serviço em questão da melhor maneira e marcar o cliente de forma positiva, por isso é imprescindível que essas características sejam desenvolvidas constantemente.

Também, como justificativa para desenvolver o cenário da equipe é quanto a gerar motivação para os membros da equipe, buscando seu nível de excelência e produtividade sempre. Melhorar a comunicação - buscar ter uma comunicação rápida e eficiente entre a equipe. Estar sempre em treinamento e desenvolvimento constante da equipe, fazendo com que cada um se torne multidisciplinar, aderindo e repassando conhecimentos do setor e de setores próximos.

Considerações finais

É fato que o mundo se transformou e isso afetou as relações de trabalho e naturalmente essas mudanças afetaram a gestão de pessoas nas organizações. Por isso, através do estudo aprofundado ficou claro que a gestão de pessoas é algo compartilhado e uma responsabilidade que não se restringe somente no departamento de recursos  humanos da empresa e sim num engajamento e responsabilidade de toda a equipe.

Como mencionado, o setor de pós vendas dentro de uma empresa é fundamental. Este setor exige um cuidado gigante, pois ele repercutirá de forma positiva ou negativa pós atendimento da empresa. Com isso, para se manter no mercado deve-se atrair feedbacks positivos durante a jornada de existência. Com o plano de desenvolvimento da liderança e desenvolvimento da equipe apresentado para o setor de pós-vendas da construtora Arcari Empreendimentos, o intuito é aprimorar ainda mais o setor e qualificar o time que compõem, buscando uma excelência tanto no atendimento, quanto na execução das atividades.

Portanto, a gestão de pessoas entra como peça chave dentro do setor pois é ela que cria a base e gere visando prosperar e manter um padrão de qualidade dos atendimentos que chegam até a construtora. Para isso, treinamentos e desenvolvimentos são essenciais a fim de qualificar e trazer conhecimento ao time (setor). O líder tem papel fundamental onde, o mesmo irá acompanhar o avanço pessoal e humanista do setor. É papel do líder também se aprofundar cada vez mais no conhecimento da área e trazer sempre a tona a empatia, integração e cooperação, difundindo estes pilares para dentro do setor e consequentemente agregando valores para toda a empresa em âmbito global.

Referências bibliográficas

ARCARI EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. Página inicial. Disponível em: <arcari.com.br/>. Acesso em: 05 de maio de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (211 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com