TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE FILOSOFIA E ÉTICA

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 12

UFPI - SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

Matéria: Filosofia e Ética

Polo: União

Aluna: Valéria Cristina Guimarães Araújo

ATIVIDADE:

Pg:33

  1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

Os gregos inventaram a filosofia para tentar resolver os seus problemas e de todas as pessoas de todo o mundo, por isso a filosofia passou a se preocupar com o raciocínio lógico, sempre buscando respostas para tudo, como questionamentos, hipóteses e muito mais, sem necessidade de provas físicas como na ciência e não se baseando na fé como na religião.

  1. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia. 

Senso comum é o conhecimento passado de pessoa para pessoa, de geração para geração, através da convivência e do local em que vivem. No caso da filosofia as pessoas a entendem devido ao que foi apresentado a elas, como nas escolas, nos livros e de pessoa para pessoa, na maior parte a conhecem pelo valor moral, a verdade, a existência humana e tudo que é questionado pelos filósofos em busca de respostas lógicas.

  1. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?

As duas utilizam a razão, mas a filosofia baseia-se somente no saber e questionamentos humanos, diferente da ciência que busca provas físicas de suas conclusões.

Pg: 58

1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

*IDADE ANTIGA (séc. VI a.C. até V d.C.), é dividido em períodos como:

- Período Pré-socrático: A filosofia se ocupava com a origem do mundo e a causa da transformação da natureza;

- Período Socrático: O objetivo da filosofia passa a ser o homem, sua vida, política, moral e sua capacidade de conhecer as coisas;

- Período Helenístico: Quando começa à supremacia da visão cristã e o período que predominam as doutrinas dos estoicos, dos epicuristas e dos céticos.

*IDADE MEDIEVAL (séc. V d.C. até XV), a igreja católica romana é predominante e criam as primeiras Universidades com a filosofia serva da teologia, o filósofo que marcou o pensamento cristão foi o Aristóteles. A estreita relação entre filosofia e religião, também foi um marco da época. A influência de Aristóteles foi consagrada pela presença do pensador cristão São Tomé de Aquino, cujo tema maior foi defender uma conciliação entre razão e fé, o que marcou o período medieval mais do que qualquer outra coisa.

*IDADE MODERNA (séc. XV até XIX), nela passa a predominar uma visão naturalista e começa o antropocentrismo, a modernidade dá primazia ao indivíduo e se divide em diferentes campos, como:

- Teoria do conhecimento;

- A ética, a política e o direito;

- A dimensão estética e religiosa da vida humana.

*IDADE CONTEMPORÂNEA (a partir do séc. XIX), é o período em que parece abrir-se mão da convicção de que seja necessário haver um único fundamento, período também em que já não se dispõe de chão firme e igual para todos e na crise tudo parece ser possível.

2. Em que medida poderia dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.

A IDADE ANTIGA é vista hoje em dia o homem questionador, que procura conhecer, entender e questionar coisas do dia-a-dia e do universo. Já a IDADE MEDIEVAL é vista na crença das pessoas, em acreditarem que Deus existe e que o mundo é uma criação de Deus, que somos suas criaturas, seus filhos, entre outros motivos, um deles é acreditar que apenas a comunidade cristã fazem o bem e colocam Deus como a última razão. E a modernidade é vista por causa das crises existentes e pelo fato de mostrarem as diferenças para todos, principalmente nas classes sociais.

3. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?

Sim, para nós a modernidade é estar atualizado, mas o conceito Kantiano vê a modernidade como a saída do homem de sua menoridade, nesse caso é depender dos outros, não ter liberdade de decidir sua vida. Diferente de ser moderno, que é ser responsável, ter autonomia e estabelecer as normas que irá seguir assumindo seus riscos.

  1. Falamos cada vez mais em “crise da modernidade”, ou em “pósmodernidade”? O que se pode entender com essas expressões? De que forma elas mostram algo que se percebe como presente na vida prática das pessoas?

Pós-modernidade é algo que aconteceu depois da modernidade, são os problemas que vemos até hoje, principalmente as crises causadas pela desigualdade entre as pessoas, tanto pela classe social, quanto por qualquer outro tipo de preconceito.

Pg:79

  1. Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as consequências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.

Para Sócrates a filosofia era a busca pela sabedoria, para ele o homem deve conhecer a si mesmo para depois conhecer outras verdades e ele procurava a verdadeira essência de todas as coisas. Já para Platão a filosofia encontra a sabedoria através de uma verdade já sólida, conhecida e depende de cada um encontra-la, ele afirma que a filosofia busca a compreensão das coisas, das verdades, do mundo.

O administrador deve ter uma dose da humanidade de Sócrates e reconhecer que sempre temos muito que aprender, ele deve se guiar por conceitos e pelo que é de fato, mas com os conceitos de Platão o administrador conseguiria administrar de forma madura, com respeito e justiça, seguindo padrões e conceitos, respeitando-se uma hierarquia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com