TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 4 - FILOSOFIA E ÉTICA

Por:   •  29/4/2017  •  Artigo  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Aula 4

Daniela Dias Rodrigues

Nova Iguaçu

Filosofia e Ética

  1. Explique os temas centrais da ética de Platão.

      R: Platão propõe uma ética transcendente, dado que o fundamento de sua proposta ética não é a realidade empírica do mundo, nem mesmo as condutas humanas ou as relações humanas, mas sim o mundo inteligível. O filósofo centra suas indagações na Ideia perfeita, boa e justa que organiza a sociedade e dirige a conduta humana. As Ideias formam a realidade platônica e são os modelos segundo os quais os homens tem seus valores, leis, moral. Conforme o conhecimento das ideias, das essências, o homem obtém os princípios éticos que governam o mundo social. Fica evidente que a proposta de Platão liga-se, principalmente, às ideias de Justiça e do Bem. Assim, Platão busca por definições gerais, universais, imutáveis, eternas, existentes por si mesmas: as Ideias.

  1. O que significa a Justiça na ética de Platão?

R: A justiça platônica é entendida como uma harmonia e ordem das partes em função da consecução de objetivos comunitários que são condição para a felicidade da comunidade e de seus membros. A justiça requer que o Estado construa sua legítima autoridade integrando os distintos grupos sociais em uma unidade sócio-política. Um Estado onde o compromisso com os projetos comuns sejam racionalmente eleitos, ainda que a partir da ação individual de cada membro da comunidade política, desde que visem o bem-estar geral. Ele procura trabalhar o conceito de justiça envolvendo todo o comportamento do ser humano, portanto podemos dizer que a definição de justiça em Platão assume um caráter antropológico. Ele analisa como seria o comportamento do homem justo e do homem injusto para se chegar a descrever suas virtudes, e a tipologia das almas, a fim de determinar uma postura ética que direciona o homem para a conquista da sua felicidade dentro de suas aptidões constituindo por fim um estado justo e perfeito.

  1. A virtude pode ser ensinada ou é inata?

 R: Para Aristóteles, que fez a diferenciação entre virtudes intelectuais e virtudes éticas (ou morais), virtude intelectual é aquela que nasce e progride graças aos resultados da aprendizagem e da educação, e a virtude moral não é gerada em nós por natureza, é o resultado do hábito que nos torna capazes de praticar atos justos. Para Aristóteles, não existem virtudes inatas, todas se adquirem pela repetição dos atos, que gera o costume, e esses atos, para gerarem as virtudes, não devem desviar-se nem por falta, nem por excesso, pois a virtude consiste na justa medida, longe dos dois extremos.

Bibliografia

A Justiça e a constituição do Estado na República de Platão. Disponível em:  < http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/a-justi%C3%A7a-e-a-constitui%C3%A7%C3%A3o-do-estado-na-republica-de-plat%C3%A3o//>. Acesso em: 04/03/2017.

PLATÃO, A República. Bauru: EDIPRO, 1994.

Grécia: o Movimento Sofista e as questões da virtude. Disponível em: < https://noticias.terra.com.br/educacao/historia/grecia-o-movimento-sofista-e-as-questoes-da-virtude,e00870c4d76da310VgnCLD200000bbcceb0aRC RD.html>. Acesso em: 04/03/2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com