TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 2 - Filosofia e Ética

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Que pretendia Sócrates com o diálogo?

Resposta: Sócrates pretendia mostrar o caminho do autoconhecimento, demonstrando ao interlocutor que aquilo que ele pensava saber na verdade não sabia nada e que se desprendendo dessa ilusão o mesmo passaria seguir no conhecimento de si próprio, renascendo de si. Assim construindo idéias próprias e fundamentadas.

  1. Em que a dialética platônica é diferente do diálogo socrático?

Resposta: Platão entende que o diálogo além do nível psicológico, despertando consciências (como Sócrates), haveria necessidade de resolver questões teóricas, tornando-se um embate em tese e hipóteses, assim, mostrando que se tem um problema se faz necessário levantar uma hipótese para resolvê-lo. Diferente de Sócrates que procurava despertar consciências, mostrando que o interlocutor nada sabe do que pensava saber.

  1. Que Platão entendia por “idéia”?

Resposta: Idéia para Platão seria a concepção de um mundo perfeito, onde aquilo que foi criado para ser, seria o que são independentes de cor, época ou formato. Sendo assim, aquilo sempre será aquilo segundo a idéia.

  1. Quais as etapas do conhecimento segundo Platão?

Resposta: Segundo Platão para alcançar o conhecimento pleno era necessário 4 etapas, sendo elas a primeira, referindo-se ao conhecimento adquirido do cotidiano, na convivência do dia a dia. Já a segunda, referia-se ao conhecimento sensível de cada indivíduo (onde será explicitado por Platão no Mito da Caverna, os seus equívocos). A terceira era a relação dos conhecimentos adquiridos pelas experiências e entre fatos vivenciados, ou seja, a Razão. E por último, a quarta etapa seria o conhecimento adquirido através da divindade, onde o indivíduo encontrará a sabedoria plena, alcançando a essência do conhecimento que Deus disponibilizou.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com