TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etica e Relações Humanas no Trabalho

Por:   •  21/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade analisar o filme Up in the Air, ou Amor em Escalas, sob a ótima da ética profissional dentro do contexto da Administração.

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

A ética nos negócios ganha mais credibilidade quando se projeta sua “imagem” de acordo com as exigências sociais do que com a natureza do capitalismo (NASH, 1993, p.19). A ética nos negócios empresariais não é imune, pois carrega um peso muito vasto no poder que certas decisões têm der causar impactos que irradiam seus efeitos à distância. Daí a preocupação das empresas pela formação ética de seus funcionários. Em termos práticos, afetam o que se chama de stakeholders (SROUR, 2000, p.41). Nas organizações, a grande competitividade coloca as pessoas em batalhas sem fim, disputando fatias de mercado, disputando posições de destaque dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo reconhecimento, manutenção do "status", prestígio, lucratividade e poder, muitas das vezes, a ética é deixada de lado. É a guerra da sobrevivência patrocinada pelo mercado. Nesse cenário mercadológico conciliar interesse pessoal, com objetivos comuns, por vezes exige do administrador um comportamento, sobretudo, ético, de respeito ao próximo, respeito à concorrência, ao cliente, às leis, etc. Aí está o grande desafio do administrador (DURAU, 2010).

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

2.1. Sinopse do filme

O filme Amor sem Escalas (Up in the Air, 2009), retrata a vida de um executivo protagonizado pelo ator George Clooney, que tem a missão de demitir pessoas devido à da crise econômica que afeta agressivamente os EUA. Ryan Bingham é um conselheiro de transição de carreira exerce sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários. Ele consegue manter-se imparcial perante aos dilemas num momento tão delicado e desempenha a função de forma eficiente. O personagem demonstra extrema competência interpessoal e inteligência emocional e com muita perspicácia ele consegue medir os conflitos trazidos pela situação e consegue mostrar uma perspectiva a vida de algumas pessoas que demite. Com um estilo de vida desapegado, pois vive em aviões e quartos de hotel, Ryan ministra palestras motivacionais em que usa uma mochila para explicar que o sucesso é obtido através de uma vida sem apego, onde não é necessário ter um local fixo de moradia, filhos, família, fatos que nos levam a assumir compromissos e obrigações. A palestra é mais entendida como o estilo de vida e personalidade do personagem. A metodologia de Ryan muda quando Natalie Keener (interpretada pela atriz Anna Kendrick) inicia seu trabalho na empresa com um planejamento de cortar as viagens dos agentes devido ao custo, sendo assim, as demissões aconteceriam através de um webcam.

Ryan Bingham possui uma conduta ética apesar de em alguns momentos do filme parecer bastante frio e insensível aos problemas que os demitidos contam a respeito de suas vidas pessoas. O dilema central da ética no filme gira em torno de uma demissão justa, uma demissão onde o ser humano possa ser valorizado e não simplesmente descartado como uma peça de jogo. O filme mostra tanto a demissão que é feita ao vivo quanto aquela por webcam e podemos notar que existe certo grau de desumanidade naquela que é feita internet. Demitir pessoas não é uma situação fácil, pois envolve diversos problemas, tanto de ordem financeira quanto econômica. Ryan desempenha seu papel, porém, ao terminar o processo ele incentiva o demitido a fazer aquilo que ele sempre sonhou, mostra que o fim desse trabalho pode ser o começo de uma nova vida e carreira. Vimos que em muitas situações, apesar de tristeza do demitido, o fato de poder começar algo novo e fazer aquilo que sempre sonhou se torna uma esperança em seu olhar. O autor Fernando Adas comenta que saiu do filme pensando sobre a fidelidade corporativa. Aquele vínculo que nos oferecem em prol de um benefício futuro que pode chegar um dia, quando chegar. A fidelidade corporativa deve sempre ser vista sob a ótica de que as mudanças são necessárias e o mercado é dinâmico. Às vezes damos grande importância ao trabalho e até esquecemos da nossa vida pessoal, como é o caso de Ryan que por alguns instantes cogita mudar a sua vida quando vai em busca de Alex Goran (vivida pela atriz Vera Farminga) que conheceu em uma de suas viagens e se apaixonou. O personagem se depara com questões pessoas que foram deixadas de lado pelo seu trabalho. Nota-se que a busca por uma vida equilibrada se faz necessário. A lição que podemos aprender ao assistir o filme é e que precisamos ser dinâmicos e aceitar o diferente e as sem deixar de aceitar que somos seres humanos movidos de sentimentos que estão além de qualquer condição financeira ou de um status.

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

Ao desenvolver a análise do filme, sempre nos baseando em questões éticas, algumas situações em forma de questionamentos surgiram e dentre elas comentaremos cinco:

É possível ser ético em demissões?

Profissionais que se baseiam na ética realmente se destacam?

Ética e eficácia combinam?

Como ser ético lidando com os dilemas dos funcionários?

Empresas éticas conseguem bons resultados?

Em relação a primeira questão, podemos imaginar que a ética é a filosofia que trata do bem comum. Para Singer (2002), a ética se fundamenta num ponto de vista universal, o que não significa que um juízo ético particular deva ser universalmente aplicável. Como vimos, as circunstâncias alteram as causas. A demissão é um processo que envolve ética, respeito ao próximo e a compreensão de que é uma situação delicada, porém, ao mesmo tempo exige competências e habilidades para lidar com a situação. Habilidades essas que são exigidas por profissionais que desejam desempenhar bem a sua função. A respeito da segunda questão, podemos afirmar que a ética é um regulador de comportamento e tende a se tornar exemplo àquele que norteia suas atitudes de forma ética.

Ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com