TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ciências sociais

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução


O que é abordado nesse trabalho, é um estudo de suma importância sobre as Ciências Sociais.
As Ciências Sociais tem como alvo estudar a vida do indivíduo em sociedade e é dividida em campos especializados, como por exemplo, a Sociologia.

  A Sociologia é um estudo científico da conduta humana e suas  influências mútuas que podem explicar fenômenos sociais empregando conceitos de estrutura social e cultural.

Definições de: Cultura, Indivíduo e Sociedade.

Cultura desempenha um papel de grande relevância na abrangência de diversos valores morais e éticos que conduzem nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossos sentimentos e a avaliação do outro, é um grande desafio. É o conjunto de atividades e modos de atuar, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adéqua às condições de essência transformando a realidade. Cultura é um processo em constante desenvolvimento, distinto e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do coragem coletiva pelo refinamento de valores incorpóreos e materiais. É o conjunto de acontecimentos materiais e ideológicos que diferenciam um grupo étnico ou uma nação (dialeto, tradições, rituais, culinária, vestuário, religião, etc.), permanecendo num  processo de transformação.

Indivíduo: pode ser definido como pessoa livre, independente, consciente do seu “status” e do seu “papel”, agregado naturalmente no corpo social, onde busca atingir, conscienciosa dos seus direitos e também de seus deveres.

Sociedade: é um conjunto de indivíduos que dividem  costumes com as suas maneiras de ser na vida e os seus fenecimentos, e que interatuam entre si para formar uma conformidade. Ainda que as sociedades mais desenvolvidas sejam as humanas (ciências sociais: sociologia e a antropologia), além disso existem as sociedades animais (sociobiologia  ou etiologia social). As sociedades humanas são formadas por entidades populacionais cujos habitantes e o seu entorno se inter relacionam num projeto comum que lhes concede uma identidade de atribuição. O conceito também sugere que o grupo partilhe laços ideológicos, econômicos e políticos. Na hora de avaliar uma sociedade, são tidos em conta fatores como o grau de desenvolvimento, a tecnologia alcançada e a qualidade de vida.

Geralmente nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da procura, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que

lhes"faltam" para serem idênticos à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "desobedecia" toda a lei e costumes da época. Hoje em dia, um exemplo claro de discernimento e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.

Aspectos: Sociais e Políticos

Históricos Culturais das Ciências Sociais (Resumo baseado no filme sugerido na atps.).

Lulu é um colaborador padrão que desperta a ira dos colegas devido a sua relevante produtividade, servindo de exemplo pela direção da empresa. Depois de passar por um acidente de trabalho, revolta-se contra a empresa em que trabalha e se aproxima dos chefes estudantis arraigais. O método de aliciação político do operário é acompanhado de conflitos familiares, questionamentos sobre a vida de operário e pela constante presença de sindicalistas e estudantes na porta da fábrica discursando para os colaboradores.

As tarefas sempre existiram com base nos primórdios da humanidade, a qual se tem que trabalhar para comer, trabalhar para viver. O prosseguir da vida com as questões da evolução e o trabalho começou a sair do controle, pois ao invés de trabalhar para viver, o trabalho estava pertinente ao acumulo tanto de fortuna quanto a de consumo.

O ponto da evolução social mudou tanto o trabalho quanto o consumo, fomentando uma sociedade frustrada mesmo com todos os avanços na qual o trabalho e o consumo suscitaram. A humanidade tem atribuição de trabalhar para seu sustento e sobrevivência, levando o fator trabalho ao extremo, tanto nas empresas, nas ruas, em casa ou em qualquer lugar que se possa ganhar dinheiro.

Desigualdade Social.

_Bumbando (Documentário).

O documentário acima citado retrata a trajetória que aconteceu no Morro do Bumba (que, na verdade, não era um morro, mas sim um aterro de lixo), onde pessoas se ocultavam do vexame e do descaso, passando a erguer suas casas nesta área tão perigosa ignorando qualquer risco.

Irregularmente em cima dele, essas construções eram aceitas pelo poder público, expondo essas pessoas às causas da tragédia: descaso político, anos de omissão em relação ás ocupações irregulares, falta de infraestrutura para uma população crescente, etc..

A tragédia que ocorreu no Morro do Bumba é espelho da negligência dada às questões ambientais, sociais e urbanas, já que o município com seu poder de interdição não preveniu que essa área fosse ocupada.

Muitas pessoas perderam suas casas e outras tantas suas vidas por falta de projeto urbano.

Tudo isso até aqui mencionado confirma uma contradição peculiar a médios e grandes centros urbanos no país; resultado do êxodo rural e expansão dos centros urbanos que gerou ocupações desproporcionais e desordenadas em áreas de risco, com total falta de infraestrutura e políticas públicas.

Algumas pessoas que residiam no Morro do Bumba já estavam na justiça há anos em busca de melhorias e de atitudes que impedissem uma tragédia.

Conforme relato de um morador, uma das vítimas havia dito que eles (os governantes, as autoridades) só tomariam alguma providência depois que ela e seus familiares fossem soterrados em sua casa.

Infelizmente, foi o que, de fato, se deu.

A tragédia ocorreu e o governo, que deveria ter feito algo para impedir enquanto era tempo, simplesmente ignorou os riscos daquele local.

Aquelas moradias ali construídas durante anos sem intervenção governamental, era uma tragédia anunciada devido ao descaso público e a falta de planejamento.

_Ilha das Flores (Documentário).

Este documentário retrata como a economia geram relações desarmonizadas entre os seres humanos.

“Ilha das Flores” coloca em discussão a pobreza, a fome, a desigualdade e exclusão social.

O filme mostra que, no capitalismo, tudo é capital. Até mesmo o ser humano se torna um produto motivador de capital, e, como todo produto, quanto mais oferta, mais desvalorizado se torna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com