TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ciências sociais

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.017 Palavras (17 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIDERP

Pólo Promissão/SP

Curso: Administração

Disciplina: Ciências Sociais

Participantes:

Luis Henrique Ananias dos Santos - RA 422538

Kamila Domenis Ortiz  - RA 422501

Glaucia Assunção Silva - RA 422440

Rafael Itto de Oliveira - RA 422759

Profª. Ma Mariciane Mores Nunes

Tutor: Priscila Miranda dos Santos Loprete

Promissão / Novembro de 2013

Sumário

1- Significados de Cultura, indivíduos e sociedade....................................................................4

1.1- Cultura.................................................................................................................................4

1.2- Indivíduo..............................................................................................................................4

1.3 – Sociedade...........................................................................................................................5

2- Etapa 2 ...................................................................................................................................8

2.1- Quais Interações Sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?.........................................................................................................................................11

3- Documentário e imagens Ilhas das Flores............................................................................11

3.1 - Documentário e imagens Bumbando...............................................................................13

4 – Meio Ambiente...................................................................................................................13

 5-Referências Bibliográficas................................................................................................... 15                                                                                                                  

 

1-  Significados de cultura, indivíduo e sociedade.

1.1 - Cultura: segundo o dicionário de língua portuguesa Barsa,  é um conjunto de ideias , crenças, costumes códigos sociais e formas de expressão de um povo adquiridos e desenvolvidos por um contato social e acumulado ao longo dos tempos.

Desenvolvimento que se dá por cuidados assíduos às faculdades naturais.

Atividades e desenvolvimentos intelectuais; ilustração, instrução.

Refinamentos de hábitos, modos ou gostos.

De acordo com a sociologia,  cultura,  é tudo aquilo que o ser humano consegue absorver e executar através de sua inteligência e passa de geração a geração. Sendo assim todos os povos possuem sua cultura, por mais antigas que sejam são passadas de geração para geração.

Há muitos elementos que fazem parte da cultura de um povo como, suas artes, pinturas, ciências culturas crenças, esportes, mitos valores morais e éticos, comportamentos emoções etc.

1.2 - Indivíduo

A ideia do indivíduo começou a ganhar força no século XVI, com a reforma protestante que definia o homem como um ser criado a imagem de Deus.

Isso significava que o homem individualmente passava a ter poder.

Quando o capitalismo desenvolveu-se e pensamento liberal,  a ideia de indivíduo e individualismo firmou  - se definitivamente pois se colocava a felicidade humana no centro das atenções.

Segundo a definição do dicionário Barsa, indivíduo, e aquele que constitui um todo, indiviso.

1.3 - Sociedade

Segundo o dicionário de língua portuguesa Barsa sociedade, se define em um agrupamento de seres que vivem em colaboração mútua.

Agrupamentos de indivíduos unidos por língua, cultura,  costumes e objetivos comum entre os quais se estabelecem relações econômicas , políticas e culturais.

Grupos de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns; comunidade. 

Reflexões da sociologia no cotidiano, esse trabalho nos traz definições de indivíduo, sociedade e cultura.

Nos fornece a compreensão dos aspectos políticos, sociais, culturais e histórico das ciências sociais, reflexões sobre as situações cotidianas da desigualdade social e exploração do meio ambiente em relação com os fundamentos sociológicos.

As ciências sociais estuda o comportamento humano no meio ambiente, indivíduos em sociedade e sua origem, desenvolvimento, organização grupos sociais e cultura, engloba também a investigação entre os sujeitos e seu coletivo.

Através dos estudos das ciências sociais,  podemos problematizar, interpretar, traduzir e refletir sobre os processos de transformação das estruturas sociais.

Na obra: A Construção Social Da Realidade, citado nesse trabalho, da ênfase ao conhecimento que impulsiona a conduta da vida cotidiana, onde foi dividida a realidade social da vida cotidiana entre um indivíduo e outro, e quando se observa as reações das pessoas diante de diversas situações diferentes e como se sentem através de gestos corporais, e expressões faciais, comportamentos que não podem ser ocultados na maioria das vezes.

A linguagem é um sistema de sinais onde todos os movimentos devem ser analisadas.Principalmente no momento de uma comunicação verbal, onde se é possível observar a linguagem corporal exprimida pelos interlocutores.

Sobre a cultura,  pode se dizer que é um acúmulo de tudo o que um  indivíduo possui de conhecimento, tudo o que ele consegue agregar a seu conhecimento. Inclui conhecimento,  crenças,  arte,  moral, direitos, costumes etc.

A compreensão do significado da palavra cultura,  faz com que a sociedade se torne mais tolerante,  pois é necessário respeitar a cultura alheia, já que cada povo,  cada sociedade tem um entendimento do que é certo ou errado, o que é certo para alguns nem sempre é certo para outros, e é preciso respeitar os valores culturais, do outro seja em quais forem suas características, seja de ordem artística, moral, religiosa,  entre outras.Todos temos o direito a expressar nossas opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (647.7 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com