TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de TGA

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

Etapa 1: A abordagem clássica da Administração, Escola Clássica Taylor, Escola Clássica Fayol.        

A REALIDADE NOS DIAS ATUAIS DA EMPRESA JC’ CONFECÇOES ANALOGIA...................................................................................................................5

Etapa 2: Aula-tema: Concepção de Teoria e de Administração. Abordagem Clássica da Administração.        

PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS PRESENTES NA EMPRESA JC CONFECÇÕES:        

QUADRO DE FUNCIONARIOS        

AS DIVISÕES DAS TAREFAS COM BASE NAS FILOSOFIAS DE TAYLOR E FAYOL        

ORGANOGRAMA        

FORMULÁRIO DE CONTROLE        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        


INTRODUÇÃO

Com a atividade a seguir vimos que administrar está associado em gerir algo de forma disciplinada com o intuito de atingir objetivos de forma eficiente e eficaz. Organização e disciplina garantem o necessário para se ter conforto hoje no dia-a-dia e acompanhando a tecnologia dominante no mundo, trazendo mudanças e mais novidades para a organização, buscando adquirir mais lucro, e satisfação de seus clientes.

Colocando as teorias de Taylor e Fayol em pratica na organização JC’ CONFECÇÕES tivemos mudanças positivas, divisão correta de colaboradores e de serviços. A administração é necessária para o planejamento de tais produtos, para se ter um controle geral, na produção e nos meios sociais, para se comandar, organizar e prever, os andamentos das organizações, meios financeiros entre outros.

É necessário também o apoio dos sócios para acompanhar seus colaboradores na solução da crise que estão passando. Esperamos que o leitores reflitam sobre uma maneira diferente para administrar um negócio, pois nosso trabalho mostra uma empresa em crise (declarando falência), mas com foco, determinação, e treinamentos conseguimos mostrar que podemos fazer a diferença entre as empresas.

Etapa 1: A abordagem clássica da Administração, Escola Clássica Taylor, Escola Clássica Fayol.

Segundo a teoria de Taylor, a administração para ele era algo mais científico, Taylor foi um dos primeiros a racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas. Ele afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases cientificas e objetivas. Alguns pontos principais de sua teoria foram os “Princípios científicos em substituição ao empirismo”, “Divisão do trabalho” e a “Divisão de autoridade e responsabilidade”.

Fayol e sua teoria baseada na administração industrial e geral, buscando sempre uma visão mais geral da empresa, criando uma teoria mais global da ação administrativa. Segundo a teoria de Fayol tem por base em seis funções básicas que existem nas empresas, definidas em:

  • Função Técnica;
  • Função Comercial;
  • Função Financeira;
  • Função Contábil;
  • Função de Segurança;
  • Função Administrativa.

Além disso Fayol elaborou também 14 princípios administrativos que ao serem aplicados, deve ser levado em conta a realidade dentro de cada empresa, sendo-os:

  1. Divisão do trabalho.
  2. Autoridade e responsabilidade.
  3. .Disciplina.
  4. Unidade de comando.
  5. Unidade de direção.
  6. .Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.
  7. Remuneração do pessoal.
  8. Centralização.
  9. .Cadeia escalar.
  10. Ordem.
  11. Equidade
  12. Estabilidade do pessoal.
  13. Iniciativa.
  14. Espírito de equipe.

    A REALIDADE NOS DIAS ATUAIS DA EMPRESA JC’ CONFECÇOES ANALOGIA

A empresa JC’ Confecções, não tem nenhum seguimento, tanto de teorias abordadas quanto de planejamento, ou teorias internas da empresa, a empresa segue um ritmo contrario da administração, não sabendo se organizar, planejar ou se quer conduzir seus colaboradores.

Pondo em pratica a teoria de Taylor, primeiramente seria feito a divisão de tarefas, exemplo na área de produção, sendo divididos conforme a necessidade de cada operação, fazendo uma linha de produção e dando eficiência na produção, colaboradores fixos em suas devidas atividades. A fim de melhorar a capacidade de cada colaborador, dando-o um treinamento intensivo para que os tenha qualificação necessária e aperfeiçoamento técnico para atuar na área. Buscando o aumento da produção e qualidade de produto, tem-se a necessidade de rever o quadro de fornecedores, reverem os processos de produção, buscando formas mais praticas com maquinários de maior eficiência e matérias-primas de qualidade.

Pondo-se em pratica a teoria de Fayol, dando motivações e bonificações aos funcionários, dando mais segurança e qualidade de ambiente de trabalho, disponibilizando benefícios em geral ( vale transporte, vale alimentação, plano de saúde e plano odontológico). Para os sócios será necessário um treinamento de Gerenciamento, Planejamento, Marketing e Gestão de Pessoas, visando uma melhoria de planejamento estrutural e qualidade de serviço prestado na empresa.


Etapa 2: Aula-tema: Concepção de Teoria e de Administração. Abordagem Clássica da Administração.

PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS PRESENTES NA EMPRESA JC CONFECÇÕES:

  •  Falta de organização e Planejamento
  • Falta de Comunicação e Liderança
  • Falta de execução e Controle
  • Falta de divisão de cargos
  • Falta de Informação e Conhecimento
  • Desmotivação e insatisfação dos funcionários
  • Desperdício de tempo e material
  • Insatisfação dos clientes

QUADRO DE FUNCIONARIOS

Quantidade de Funcionários

Função

Um

Recursos Humanos

Um

Contábil

Um

Molde

Dois

Corte

Três

Costura

Dois

Estamparia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com