TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps empreendedorismo

Por:   •  2/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Importância do Empreendedorismo no Cenário Econômico

O que é ser empreendedor

Numa visão  simples empreendedor é todo aquele que inicia algo novo, aquele que vê oportunidade onde o outro não enxerga.

“um empreendedor é a pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.

Para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário reunir:

∙Imaginação

Determinação

Habilidade de organizar

Habilidade de lidar com pessoas

Habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos

O jovem  empreendedor

Com o fim ciclo da revolução industrial, o mundo vem passando por transformações: isto configura uma nova etapa do processo de produção de bens e serviços.

Na economia, a globalização trouxe a batalha pela conquista dos mercados, só são capazes de vencer esta batalha os países que conseguem produtos de alta qualidade e preços competitivos.

No Brasil a era do conhecimento trouxe o crescimento da informalidade no mundo do trabalho        

Hoje no Brasil mais de 50% da PEA (população economicamente ativa) está trabalhando informalmente.

Isso prova a mudança no cenário econômico que vemos hoje.

O empreendedorismo hoje no Brasil está a pleno vapor.

Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) que mede a taxa do empreendedorismo em vários países mostra que o Brasil é o sexto país mais empreendedor do mundo, a GEM monitora 31 países os quais respondem por mais de 90% do PIB mundial mais temos um quadro preocupante, pois no Brasil o empreendedorismo por necessidade é o que ocupa a 5° posição nas pesquisas e o empreendedorismo por oportunidade a 10° posição nas pesquisas.

Isso significa que grande parte do empreendedorismo desenvolvido no país é resultado de uma questão de sobrevivência, sem planejamento.

Quando se tem o empreendedorismo por oportunidade  as chances da empresa crescer são altas,planejar estudar o mercado e as possibilidades é o que deveria ser praticado por empreendedores, pois a economia nos mostra que em um futuro muito breve não haverá empregos então o empreendedorismo por oportunidade deve ser a grande chamada do cenário econômico do pais.

Sobretudo no que se diz a respeito à população mais jovem, a oferta de emprego mudou e a economia passa por mudança constante, cada vez mais o numero de jovens empreendedores cresce  e pessoas com menos de 30 anos que já tem seu próprio negocio é cada vez mais comum,

Mas a taxa de mortalidade destes empreendimentos também é alta, isto devido a falta de preparo e conhecimento do mercado, uma saída que está sendo muito praticada por empreendedores são as Franquias.

Franquias Brasileiras

Devido à mortalidade empresarial ser alta no país, os novos empreendedores investem em franquias por ser um negócio já estruturado.

Empreendedores que não querem ariscar em novos negócios estão voltando suas expectativas de crescimento principalmente nas franquias do segmento de alimentação, vestuários, e cosméticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com