TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps empreendedorismo

Por:   •  11/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 11

 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – GESTÃO DE PROJETOS 2015-1

PROFA. ROSICLER ROSSI – 1º. BIMESTRE PLT CAP.1 ATÉ CAP. 6

1. A concepção de projetos contempla desde projetos de curta duração, até projetos de médio e longo prazo. Projetos, que invariavelmente requerem recursos financeiros e materiais, e diversas habilidades específicas. Entretanto existem características comuns a todos os projetos. Assinale a única resposta que contempla estas características:

(A) São empreendimentos dependentes, com objetivos específicos, duração limitada, entregam um resultado único utilizando recursos e estruturas administrativas próprias.

(B) São empreendimentos independentes, com objetivos específicos, duração limitada, entregam um resultado único utilizando recursos e estruturas administrativas próprias.

(C) São empreendimentos independentes, com objetivos específicos, duração ilimitada, entregam um resultado único utilizando recursos e estruturas administrativas próprias.

(D) São empreendimentos independentes, com objetivos específicos, duração limitada, entregam um resultado único utilizando recursos e estruturas administrativas de terceiros.

2. As atividades de um projeto permanece separado das operações rotineiras embora seu resultado possa ser uma contribuição direto ao plano de longo prazo. Dentro desta ótica:

i. Estabelecer um novo negócio é um projeto, mas administrar um negócio consolidado é uma atividade contínua.

ii. Lançar um novo produto é um projeto, gerenciar o fornecimento das peças que compõem este produto na linha de montagem são atividades contínuas.

iii. Implantar um novo software é uma atividade contínua, mas o treinamento de um colaborador admitido para utilização deste software é um projeto

iv. Construir um novo site para a empresa é um projeto, mas alimentar este site com notícias e informações são atividades contínuas.

(A) Todas as alternativas estão corretas

(B) Apenas a alternativa i – ii estão corretas

(C) Apenas a alternativa i está incorreta

(D) Apenas a alternativa iii está incorreta

3. A gestão de projetos contemporânea tem assumido papel importante nas empresas. Esta importância está embasada numa relação de benefícios que comprovadamente tornam o empreendimento performático e assertivo. Entre estes benefícios, destaca-se “o controle independente” que significa:

(A) O projeto pode ser protegido do mercado, do ambiente interno ou de outras flutuações que afetam operações rotineiras.

(B) O projeto pode ser protegido de interesses dos executivos e diretores da empresa.

(C) O projeto é independente porque ao seu término o Gerente de Projetos poderá ser desligado da empresa bem como a sua equipe.

(D) O projeto tem controle independente, porque o Gerente de Projetos e sua equipe não devem subordinação a outra pessoa, se não o patrocinador do projeto


4. A metodologia em gestão de projetos, dá grande importância aos chamados “interessados” no projeto que, em última análise podem influenciar no projeto tanto positiva como negativamente. Quem são os stakeholders em um projeto?

(A) Patrocinadores, proprietários, funcionários, avalistas, governo, sindicato e, exceto comunidade.

(B) Patrocinadores, proprietários, funcionários, avalistas, comunidade, sindicato e, exceto governo.

(C) Patrocinadores, proprietários, funcionários, avalistas, governo, sindicato, comunidade e fornecedores.

(D) Patrocinadores, proprietários, funcionários, avalistas, governo, sindicato e, exceto fornecedores.

5. Classificar um projeto pode ser relacioná-lo com as práticas de seus patrocinadores. Por conveniência da é comum classificar os projetos em termos de duração. As três classificações mais comuns são:

(A) Curto prazo: 1 mês a 1 ano; médio prazo: até 2 anos; longo prazo : mais de 2 anos

(B) Curto prazo: até 2 anos; médio prazo: de 2 até 3 anos; longo prazo : mais de 3 anos

(C) Curto prazo: 1 mês a 1 ano; médio prazo: de 1 ano até 5 anos; longo prazo : mais de 5 anos

(D) Curto prazo: até 2 anos; médio prazo: de 2 até 5 anos; longo prazo : mais de 5 anos

6. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma iniciativa do governo brasileiro promover o desenvolvimento do país por meio de um grande investimento em projetos e programas de baixa infraestrutura. O programa se dividiu em logística, infraestrutura energética e infraestrutura urbana-social. Já os projetos assumiram 6 frentes: cidade melhor, comunidade cidadã, minha casa minha vida, água e luz para todos, transportes e energia. Com este exemplo pode-se afirmar que:

i. Programa é um grupo de projetos que não apresentam relação, mas são gerenciados de forma coordenada e benefícios que não seriam alcançados se fossem desenvolvidos individualmente.

ii. Chamamos de Portfólio o agrupamento de projetos e programas que são necessariamente relacionados.

iii. Programa é um grupo de portfólios que apresentam relação, mas são gerenciados de forma coordenada e benefícios que não seriam alcançados se fossem desenvolvidos individualmente.

iv. Chamamos de Portfólio grandes projetos, ou seja, de longa duração e altos custos.

(A) Todas as alternativas estão corretas

(B) Todas as alternativas estão incorretas

(C) Apenas as alternativas (i) e (ii) estão corretas

(D) Apenas as alternativas (i) e (iv) estão corretas

7. O PMI apresenta comparações específicas entre Projeto, Programa e Portfólio. Para cada característica identifique com J (para Projeto), G (programa) ou T (Portfólio):

i. O escopo tem objetivos bem Definidos _____

ii) O escopo e mais aberto e tem benefícios mais significativos ____________

iii) Escopo alinhado e modificado de acordo com os objetivos estratégicos _________

(A) J – T – G

(B) J – G - T

(C) G – J – T

(D) G – T – J

(E) T – G - J


8. O cargo de gerente de projeto possui habilidades e competências, inerentes à um administrador. Entretanto pela característica temporal do projeto, este gestor não dispõe de tempo para desenvolver ou aprimorar tais características. O gerente ideal de projeto contempla entre outros:

(A) Personalidade democrática, tranquilo e conciliador, bom conhecimento sobre todos os trabalhos executados no projeto; habilidade para delegar e dirigir trabalho técnico, tino comercial em procedimentos financeiros/contratuais e legislação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com