TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps gerencial

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO DE CIÊNCIA CONTÁBEIS

DISCIPLINA CONTABILIDADE GERENCIAL

ATIVIDADE REFERENTE AO 7ª SEMESTRE

POLO SERRA TALHADA-PE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE  CONTABILIDADE GERENCIAL

Serra Talhada, junho de 2015.

Integrantes do grupo

Antonia  Fonseca    RA:

Fernanda Jessica     RA: 397220

Kleber K.B Silva    RA: 399101

                                                                       

                                                                    Tutores

Prof :

                                                                     Professor tutor à distância: Fabiana Subrinho

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior de ciências contábeis da Universidade Anhanguera, polo Serra Talhada, como requisito para a avaliação da Disciplina contabilidade gerencial para à obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Serra Talhada, junho de 2015.

Sumário

Introdução

    A contabilidade gerencial, tem sido de grande importância para a obtenção de informações para que sejam aproveitadas nas tomadas decisões dos administradores das empresas. Essa disciplina trouxe um grande questionamento em relação a existência da contabilidade gerencial ou poder ser considerada apenas uma extensão da contabilidade financeira,custos etc.

      Nesta atividade trabalhamos alguns conceitos, não só da contabilidade gerencial como também da contabilidade financeira e de custos. Esses conceitos são de grande relevância para os profissionais da contabilidade. Já na primeira etapa, tivemos conhecimento mais amplo da contabilidade gerencial, onde as características destes profissionais foram trabalhadas, objetivos e as principais funções do contador gerencial. Isso foi importante e nos auxiliou de forma significativa para o desenvolvimento das outras etapas

     Na segunda etapa foram trabalhados alguns conceitos da contabilidade de custos, tais como, custos, perdas, investimentos etc. Esses conceitos no auxiliou a entender o que é um sistema de custeamento e como eles se formam.

     Na etapa três, trabalhamos os benefícios trazidos pelos processos, para o gerenciamento de uma empresa.conhecemos também a  importância da identificação e relevância dos processos nas empresas, e os atributos necessários à Tomada de Decisão.

    Na conclusão na etapa quatro,foi abordado um tema bastante eficaz para que trabalhar com vendas, que foi orçamentos, desde conceitos até os componentes .De forma geral a atividade nos trouxe uma visão ampla da importância da contabilidade para as empresas e para a sociedade, pois ajudar no progresso econômico e social.

     

Quais os objetivos da contabilidade gerencial

     No mundo contemporâneo as mudanças são constantes, surge á dúvida em relação à contabilidade gerencial, alguns estudiosos da área defendem a existência, enquanto outros acreditam que essa disciplina seja apenas técnicas e procedimentos já tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, entre outras. Porém há uma diferença clara entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira, enquanto a primeira proporcionam informações para os administradores (os que estão dentro da organização) , o segundo proporcionam informações para os acionistas,credores ( que  estão fora da organização). Por isso, apesar de ser bem difícil caracteriza a contabilidade gerencial, podemos trazer uma definição da associação nacional dos contadores dos Estados Unidos é a seguinte: “é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado dos seus recursos”.

    A partir dessa definição, podemos chegar a conclusão que a contabilidade gerencial, temos os recursos, e as informações necessárias que os administradores necessitam para o correto funcionamento das entidades,ou seja, utilizar as informações contábeis como ferramenta de administração,caracterizando como seu principal objetivo.

Macroconjuntos de Informações

Segundo a tipologia adotada por  Padoveze (2000, p.34), Existem três macro de conjunto de informações, que são os seguintes :

  1. Gerenciamento Contábil Global: Demonstra uma visão mais conjuntural Ada empresa ao administrador, trata-se de informações sobre o todo empresarial, de forma ampla e abrangente, satisfazendo de forma geral a alta administração das empresas.
  2. Gerenciamento Contábil Setorial : essa macro informações destinam-se a suprir as necessidades do médio escalão da administração, informações um pouco menos  sistematizada que o gerenciamento contábil global, em que as informações sejam qualificadas em divisões.
  3. Gerenciamento Contábil  Específico :Traz informações detalhadas relativas as atividades operacionais, sendo neste caso relacionada a um setor específico.

Quais são os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais?

Os sistemas contábeis em termos gerais são de enorme importância para que a contabilidade forneça as informações de forma adequada e possibilite o administrador utilizar de forma eficiente as informações no seu processo de administração das entidades. Esses processos contábeis foram  caracterizado de acordo com seus objetivos,segundo Atkinson et al. (2000, p. 45), da seguinte forma:

  • Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
  • Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos do recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.
  • Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.
  • Controle estratégico – Fornece informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial?

    Apesar de alguns fatores aproximarem de forma sistemática a contabilidade gerencial e contabilidade financeira, inclusive com alguns autores deixando elas em um mesmo nível, chegando até unificar as duas, elas foram criadas para fornece informações para pessoas e de formas diferentes. Algumas características diferenciam as duas, como por exemplo,     Os relatórios utilizados para fornecer informações, enquanto a financeira utilizar relatórios voltado para demonstração de seus resultados para pessoas de fora da empresa, tais como, DRE e balanço patrimonial, a contabilidade gerencial utiliza relatórios para a tomada de decisão, como por exemplo, orçamentos, relatórios de custos, etc. Sendo assim, podemos diferenciar as duas de forma sistematizada, pois  a contabilidade fornecer informações para usuários externos a empresa,tais como acionistas,credores e o público em geral, já a contabilidade gerencial fornecer informações para usuário interno, como por exemplo, funcionários e administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (762.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com