TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps gestao e operacões

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.129 Palavras (17 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 17

                                                                        [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

6° PERÍODO

ADMINISTRAÇÃO

[pic 3]

ATPS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Professor: Me Luiz Manuel Palmeira

Tutor Presencial: Maura Aparecida Soares de Oliveira

Eleni Nunes de Almeida                                                        RA: 447686

Gracione Rodrigues Sanguinete                                                RA: 409378          

Janaína Aparecida Santana Aguiar                                                        RA:8345780969

Paulo César Soares Castro de Sales                                          RA: 428249

                       

Várzea da Palma – MG

Outubr/2015

SUMÁRIO

1.0 – INTRODUÇÃO        3

2.0 – SISTEMA DE PRODUÇÃO        4

2.1 – EMPRESA ESTUDADA        5

3.0 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO UTILIZADOS PELA EMPRESA         7

3.1 – PLANO AGREGADO        9

4.0 – PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO        11

4.1 – MATÉRIAS PRIMA NECESSÁRIAS NO PROCESSO PRODUTIVO        13

5.0 – MODELO DE GESTÃO DE OPERAÇÕES EM SERVIÇOS        14

6.0 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.        16

7.0 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        17

1.0 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre um plano de produção, que consiste em estudos práticos de como buscar soluções para excelência no atendimento aos setores internos como também aos clientes e fornecedores. Para realização deste plano de produção julgar – se necessário à identificação de uma empresa de seguimento industrial, para obter os dados e conhecimento de todo processo de produção.

Cada etapa do presente trabalho propõe a elaboração de relatórios compondo dados necessários para implementar um planejamento de produção em uma empresa. Planejamento este que é a fixação de objetivos e facilitação do controle de cada produto a ser produzido, desde a matéria-prima até o resultado final do processo, assim como uma análise de mercado que permite conhecer mais de perto o ambiente onde a empresa e o produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor. Será abordado também o tema sobre previsão de demanda, as restrições do modelo quanto à capacidade produtiva, tempos disponíveis (maquinário e operacional) e o espaço para matéria-prima em estoque.

         É objetivo desde trabalho que cada aluno desenvolva as suas habilidades e acrescente seus conhecimentos sobre o entendimento dos conceitos e das técnicas de planejamento e controle de projetos, e o quando é importante saber como elaborar um plano de produção para que possa alcançar a excelência no mercado consumidor.

 

2.0 – SISTEMA DE PRODUÇÃO

        Toda empresa adota um sistema de produção para realizar as suas operações e produzir seus produtos ou serviços da melhor maneira possível e, com isso garantir sua eficiência e eficácia. Com um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços, a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus). Com o passar dos anos o processo de modernização de produção, a imagem do cliente tem sido fundamental, pois é a procura da satisfação do cliente que tem levado as empresas a buscarem atualizações com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes e de alta produtividade.

 O sistema de produção é a maneira pela qual a empresa organiza seus órgãos e realiza suas operações de produção, adotando uma interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais e matérias-primas saem do almoxarifado até chegar ao depósito como produto finalizado. O sistema de produção tradicionalmente agrupa em três categorias que tem a finalidade de facilitar o entendimento das características inerentes a cada sistema de produção e sua relação com a complexidade das atividades de planejamento e controle destes sistemas. As classificações do sistema de produção são:

  • Sistema de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma sequencia linear para fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa sequencia prevista. Onde os equipamentos executam as mesmas operações de maneira continua e o material se move com pequenas interrupções ente eles até chegar a produto finalizado. E pode se subdividir em:

Contínuo puro: que é uma só linha de produção, onde os produtos finais são exatamente iguais e toda matéria-prima é processada da mesma forma e na mesma sequencia;

Contínuo com montagem ou desmontagem: Várias linhas de produção contínua que convergem nos locais de montagem ou desmontagem.

Continuo com diferenciação final: Características de fluxo igual a um ou outro dos subtipos anteriores, mas o produto final pode apresentar variações.

Exemplo de uma produção contínua é o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.

  • Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Terminado a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Subdividem-se em:

- Fabricação por encomenda de produtos diferentes: produto de acordo com as especificações do cliente e a fabricação se inicia após a venda do produto;

- Fabricação repetitiva dos mesmos lotes de produtos: produtos padronizados pelo fabricante, a repetitividade dos lotes de fabricação, pode-se ter as mesmas características de fluxo existente na fabricação sob encomenda.

  • Sistema de Produção para Grandes Projetos: Tem-se uma sequencia de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle.

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

As classificações se relacionam com os elementos do sistema (entradas, processo de transformação e saídas), de maneira que resulta mais fácil compreende-las. Algumas classificações são mais importantes do que outras quando o objetivo é escolher a ferramenta teórica ou técnica que pode ser aplicada em determinado sistema de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (307 Kb)   docx (139.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com