TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps processo adm

Por:   •  27/9/2015  •  Resenha  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Este estudo nos mostrará como reconhecer um problema, tendo iniciativa, tomada de decisão para lidar com os desafios. Falaremos da importância do planejamento, das habilidades necessária para um bom trabalho, de como é importante a empresa ter seus objetivos bem claros e definidos, saber onde a empresa está, onde ela quer chegar e como fará isso. Atuaremos como consultor em uma cafeteria, a fim de ajudá-la a definir sua missão, sua visão e seus valores, levando propostas para recolocá-la de modo competitivo no mercado.

1- Planejamento da ação empresarial

O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros – uma total inversão do que era feito antigamente nas empresas. Existem três importantes tipos de planejamento conforme abaixo:

  • Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto.         
  • Planejamento tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ou planejamento estratégico.         
  • Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. (CHIAVENATO, 2003).

Muitas vezes existe uma grande confusão quanto aos conceitos de empresa e empresário. Empresa pode ser entendida como uma organização voltada a produção de um bem ou serviço, em que se combinam preços, com o objetivo de vender um determinado produto no mercado.

Por organização, entende-se que é o agrupamento de pessoas, que se reuniram de forma estruturada e deliberada e em associação, traçando metas para alcançarem objetivos planejados e comuns a todos os seus membros (LACOMBE, 2003). O autor Moraes (2004, p. 91) ainda vai além e afirma que:

“Organizações são instituições sociais e a ação desenvolvida por membros é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca”.

Se as organizações atuam de maneira interativa com o ambiente, podemos afirmar que tratam-se de sistemas abertos, ou seja, aqueles que realizam constantes trocas com o meio a qual estão inseridas. Sistemas abertos diferem dos sistemas fechados no aspecto que este último não sofrem influência do ambiente externo. De acordo com Chiavenato (2003), as características das organizações abertas são:

  • Comportamento probabilístico e não determinístico: são afetadas por variáveis externas, desconhecidas e imprevisíveis no seu comportamento;
  • As organizações como partes de uma sociedade maior constituídas de partes menores: presença de subsistemas;
  • Interdependência das partes: suas partes são independentes, porém, se encontram inter-relacionadas;
  • Homeostase: a empresa encontra um equilíbrio quando satisfaz unidirecionalidade e o progresso;
  • Fronteiras ou limites: as fronteiras não são físicas, portanto, Um mesmo indivíduo pode pertencer a duas organizações;
  • Morfogênese: o sistema possui capacidade de modificar a si próprio e à sua estrutura básica; e
  •  Resiliência: capacidade de superar o distúrbio vindo de um evento externo.

[pic 1]

Dinâmica do sistema aberto. Fonte: Chiavenato (2003)

O empresário é uma parte fundamental da empresa, porém, Martins (2008, p. 174) nos informa que é preciso não confundir a pessoa empresário e a empresa enquanto organização:

“Distingue-se também a empresa da pessoa do proprietário, pois uma empresa bem gerida pode durar anos, enquanto o proprietário falece. É a ideia do conceito de instituição, em que instituição é o que perdura no tempo. O empresário é a pessoa que exercita profissionalmente a atividade economicamente organizada, visando à produção ou circulação de bens ou serviços para o mercado (art. 966 do CC)”.

Para que a empresa não venha a pedir falência, é preciso que os seus dirigentes possuam determinadas habilidades especiais voltadas à gestão do negócio. Segundo Lacombe (2003), habilidade é a capacidade que todo ser humano possui de utilizar seus conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços para obter um desempenho esperado. Chiavenato (2003) afirma que as habilidades podem ser de natureza: técnica, humana e conceitual.

  • Técnica: adquirir conhecimento, métodos e técnicas para dominar sobre a arte de administrar, isso também é obtido através de experiência;
  • Humana: capacidade para trabalhar com pessoas, compreendendo suas atitudes e motivações, sendo capaz de liderar de modo humanístico, mas eficaz;
  • Conceitual: consiste em compreender a organização global e o ajustamento do comportamento das pessoas dentro da organização, permitindo que o mesmo se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo.

Estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas. Saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas (CHIAVENATO, 2003).

A definição de visão, missão e valores fazem parte do planejamento estratégico da empresa, conforme já mencionado nessa etapa.

A declaração da missão define o que a organização considera importante, ou seja, como a empresa pensa em fazer a diferença na economia e na sociedade. E, para alcançar o sucesso, cada empresa deve desenvolver a sua própria missão (DRUCKER, 2006).

A visão está relacionada diretamente com os objetivos gerais, que deverão se conquistados a longo prazo, descrevendo as aspirações e desejos da empresa para o futuro, entretanto, sem especificar os meios para alcançá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (371.9 Kb)   docx (298.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com