TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps processos

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

O tema desta ATPS é sobre Técnicas de Recrutamento e Seleção, nesta primeira etapa, nossa equipe irá passar diversas informações como a definição, as fontes e o meio de se recrutar pessoas. Hoje em dia esta área do setor de recursos humanos exige muita qualificação, pois são através destes profissionais que vão ser escolhidos os profissionais para o preenchimento de cargos dentro da empresa. O profissional precisa entender não somente de pessoas, mais também precisa conhecer muito bem a empresa em que trabalha sua missão e seus valores, para que através disso ele possa indicar e contratar a pessoa mais qualificada para o cargo disponível. O profissional de recursos humanos deve estar sempre atento, não deve deixar passar nada por despercebido, a preparação é sua principal aliada na hora de recrutar novos funcionários, ou até mesmo na hora de um recrutamento interno, no caso de promoções. Também iremos apresentar durante o decorrer da ATPS uma empresa escolhida por nós, nosso objetivo é mostrar como funciona o recrutamento e seleção desta empresa e assim aprendermos não só na teoria, mais também um pouco na prática o segmento da empresa, sabendo é claro que cada empresa tem o seu segmento. A empresa escolhida por nós é de origem pública, portanto encontraremos diversas dificuldades, mas procuraremos desenvolver este desafio da melhor forma possível e absorver o máximo de conhecimento.

2. Desenvolvimento

2.1 Definição

O profissional de Rh que trabalha no setor de Recrutamento e Seleção de pessoal tem como desafio procurar, identificar e atrair os candidatos mais qualificados para o preenchimento da vaga. Segundo Chiavenato (2004) “Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.”

Após ser feito recrutamento de pessoas, é feita a seleção deste pessoal, na seleção são analisados diversos pontos, são feitas comparações entre um candidato e outro, levando em consideração alguns critérios para a melhor escolha. Não podemos deixar de citar que a escolha é feita com base no cargo, o candidato que apresentar o perfil mais próximo ao cargo que está sendo solicitado será o escolhido.

2.2 Fontes e meios de Recrutamento

O recrutamento pode ser feito através de anúncios em jornais, redes sociais, TV, rádios, anúncios em agências, postos de atendimento ao trabalhador (PAT), no caso de cargos em órgãos públicos o recrutamento é feito através do edital de concurso público, onde lista os cargos disponíveis, a hora e o local de realização das provas. Muitas vezes o recrutamento também é feito através de indicações de pessoas de confiança.

2.3 Identificando uma Organização

Como nos foi proposto, a equipe escolheu uma organização para trabalhar a ATPS, nós nos reunimos para tomar a decisão, primeiramente nossa intenção era fazer o trabalho sopre a loja em que duas integrantes da equipe trabalham, mas não nos foi concedida a autorização, portanto decidimos fazer sobre uma casa de acolhimento de crianças, local onde as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com