TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava - Oportunidades e desafios da globalização

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

Oportunidades e desafios da globalização para o Brasil: O investimento externo.

Globalização nada mais é que um processo econômico e social que ocorre em todo o mundo e estabelece uma integração entre os países. Através deste processo é possível trocar ideias, tanto comerciais quanto culturais, realizar transações financeiras e comerciais, etc.

O inicio do processo de globalização data de meados do século XV Á XVI, com as grandes navegações, onde os povos começaram a ter contato com outros continentes estabelecendo relações comercias e culturais. Porém apenas no fim do século XX as relações entre países obtiveram o impulso para o processo de globalização que conhecemos hoje.

A expectativa do mercado é sempre avançar e procurar novas formas de atingir seu publico alvo ou buscar novos mercados que possam dar retorno. Empresas multinacionais se instalam em diversas partes do país para diminuir custos com transporte e importação, e assim conquistar o mercado local. Cada vez mais as empresas investem em recursos para baratear as mercadorias e atingir o publico em geral, neste contexto temos também a utilização da internet como forma de divulgação, comunicação, etc. Podemos afirmar que a era dos computadores aumentou o alcance de todos e por isso impulsionou o processo de globalização. Atualmente, a visão que temos de globalização é na maioria das vezes ligadas a tecnologias, o acesso á informação está presente á um click de cada um de nós, o que gera uma nova forma de comportamento e consumo;

O Brasil é um país em crescimento, e está integrado á economia mundial capitalista, além de possuir diversas conexões culturais com outros países do mundo. Possuímos uma economia aberta ao mercado internacional, compramos e vendemos diversos tipos de produtos para diversas nações ao redor do mundo, porém fazer parte do processo de globalização possui seus prós e contras.

A vantagem é a facilidade de acesso á produtos importados, que na maioria das vezes são melhores do que os fabricados em nosso país. Mas neste contexto, temos também os produtos que entram no mercado brasileiro com preços muitos baixo, os vindos da China por exemplo, que acaba criando uma concorrência desleal com o produto brasileiro, o que leva á falência de organizações e aumento do numero de desempregados.

Outra questão relacionada ao Brasil no processo de globalização é o aspecto econômico, o qual integra o Brasil ao mercado financeiro internacional, Muitos investidores estrangeiros passam a investir no nosso mercado, principalmente através da bolsa de valores, o que traz capital para o país. Porém, na hipótese de acontecer uma crise mundial, nós estaremos sendo diretamente afetados, pois estamos diretamente ligados ao mercado financeiro internacional.

No aspecto cultural temos muitos pontos positivos. Os brasileiros tem fácil acesso á artes, cinema, música, entre outros, através de internet, rádio, intercâmbio, etc. Porém a cultura brasileira acaba sendo deixada de lado na maioria das vezes. Músicas, seriados, filmes, vindos principalmente dos Estados Unidos se tornam mais interessantes do que a própria cultura brasileira, principalmente para os jovens.

O Brasil é pode tirar proveito ou ser prejudicado pela globalização. As novas tecnologias e mercados existentes atraem os consumidores, cabe ao nosso país saber tirar proveito desses novos mercados existentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com