TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Empreendedora – Transportadora de pequeno porte

Por:   •  16/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Ação Empreendedora – transportadora de pequeno porte

Empreender sempre será uma característica marcante nos seres humanos ao longo da nossa existência. A seguir, irei mostrar uma ideia empreendedora dentro de uma empresa de transporte rodoviário.

Nessa transportadora, sempre teve um fluxo de cargas considerado bastante bom. O antigo administrador no caso meu pai, conseguia manter os seus tudo bem organizado, mas com a idade é por ter passado por algumas cirurgias acabou deixando a frota parada. Alegando que estava cansado e já não dava mais de conta de administra, o mesmo o pôs à venda.

Ao vermos toda o suor de nosso pai caindo em depreciação, reparamos ali uma grande oportunidade de empreender é ajuda nossa família, levando em consideração que o sustento de nossa família dependia da empresa, com isso juntei com meu irmão mais velho e vimos, que tinham vários fatores que poderiam nos ajudar a melhorar de várias formas a qualidade da empresa da família. Fato esse que foi constatado por uma pesquisa que fiz junto com o meu irmão junto com as empresas que nos contratava para fazemos os serviços de transporte de sua mercadoria até o porto. Adquirimos total controle da empresa e começamos a pôr em prática algumas ideias adquiridas pelo nosso conhecimento na área de engenharia.

A primeira coisa que foi feita após assumi o controle, foi um planejamento de logística. Para que com isso tenhamos total controle de toda frota. Com isso, teríamos como ganhar a confiança das empresas que acabaram deixando de contrata nosso serviço.

Fizemos o reparo em algumas de nossas frotas, que com o tempo paradas precisavam de manutenções, feito isso constatamos um aumento nas viagens cerca de 30%. Já no que se refere ao a preço, fizemos mudanças suaves e extremamente proveitosas, pois conseguimos ali, contratos com novas empresas é também com empresas que nos contratava antes do acontecido.  Implantamos novas rotas como também compramos reboque com capacidade de transporta containers maiores, o que era se somente ao porto de fortaleza, passou a ter rotas para o porto de natal com também por porto do salvador. Fizemos contato com as algumas fazendas, que por sua vez nos deram a licitação para transporta todas as suas cargas sem ter pessoas nos intermediado. Adotamos algumas normas de critérios na contratação de nossos funcionários (motoristas). Nos primeiros 6 meses, vimos que com uma boa gestão conseguimos volta a ter lucro da nossa empresa de família, mas que com nossa redução de nosso frete conseguimos ter um aumento no nosso lucro de quase 40%, número bastante expressivo em um pequeno intervalo de tempo. A busca de melhorias e maneira de empreender dentro do nosso próprio negócio não para, temos ideias de substituir toda nossa frota por uma frota que cada veículo consiga transporta a carga de dois veículos, diminui o número de funcionários, entre outras ideias que vamos pondo em prática a medida que vamos obtendo os bons resultados.

Justificativa

A atividade listada a cima, se encaixa plenamente numa ação empreendedora voltada para a profissão que pretendo ser, não somente pela ação empreenderá que conseguir fazer, mas também, pelas ideias usadas para inovar e implementar uma nova maneira de gerir o negócio, quebrando barreiras existentes e estando sempre de olho nas inovações de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com