TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boa Vista

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

Universidade Anhanguera

UNIDERP

Centro de Educação a Distância

2º Semestre – Administração

Disciplinas:

DIREITO E LEGISLAÇÃO

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Título:

Apresentar soluções e estratégias de marketing e de gestão para o Hotel Boa Vida

Autores do Desafio: Prof. Ms. Maurício Dias / Profa. Ms. Vivian Menezes

São José dos Campos - Data de entrega: 26/05/2015

Sumário

Objetivo 3

Passo 14

Passo 26

Passo 37

Conclusão9

Bibliografia10

Objetivo

Este trabalho tem o objetivo auxiliar o administrador José Antônio da Silva, a analisar os serviços hoteleiros com base nas ferramentas administrativas para garantir a fidelidade do cliente em um mercado altamente competitivo.

O hotel que ele irá gerenciar não tem obtido sucesso e o número de clientes que se hospedam no hotel tem diminuido drasticamente. O fato que agravou a situação foi a divulgação na mídia que os clientes avaliaram que o hotel não prestava um serviço de qualidade e também não atendia ao código de defesa do consumidor.

   José Antônio foi contratado recentemente para atuar como gerente geral de um complexo hoteleiro no município que reside. mora em um município de aproximadamente 60 mil habitantes, localizados no litoral do Nordeste brasileiro, e o Hotel Boa Vida é o maior da região e conta com uma grande infra estrutura de lazer e esporte, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Também conta com uma infra estrutura para atender ao chamado turismo de negócios.

   A primeira ação do José Antonio foi solicitar uma pesquisa de clima orgamizacional para entender o ambiente interno e constatou que é extremamente elevado o índice de insatisfação dos colaboradores que atuam no hotel. Os resultados da pesquisa demonstravam que os funcionários estavam desmotivados e não se sentiam reconhecidos e realizados profissionalmente. A pesquisa também apontava problemas de comunicação e relacionamento entre a equipe e seus líderes. Era nítida a insatisfação com o estilo de liderança adotado pelos chefes.

   José Antônio percebeu então, que os desafios ao assumir a gerência se revelariam enormes e propos a adoção de tecnologias de gestão para a melhoria organizacional do Hotel Boa Vida.

1º Passo: Diagnóstico do ambiente interno e externo do Hotel Boa Vida

- Forças do Hotel Boa Vida:
O Hotel Boa Vida é o maior da região e conta com uma capacidade de hospedagem de 450 pessoas, com infra estrutura de lazer e esporte, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Também conta com uma infra estrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas. 

- Fraquezas do Hotel Boa Vida:

Mesmo com toda esta estrutura o hotel não tem obtido sucesso. O número de clientes que se hospedam no hotel tem reduzido drasticamente e há meses o espaço do centro de convenções não tem sido reservado para eventos de negócios. O hotel não presta um serviço de qualidade e também não está atendendo ao código de defesa do consumidor.

- Oportunidades do Hotel Boa Vida:

É possível visualizar as oportunidades que o Hotel Boa Vida possui, pois está bem localizado, além disso é possível sanar a deficiencia no atendimento dos funcionários com a treinamento e fazer um markting direcionado a promoçôes de hospedagem  e a divulgação do auditório para os eventos.

 - Ameaças do Hotel Boa Vida:
Hoje em dia, a maior ameaça do Hotel Boa Vida é a falta de qualidade no atendimento que os funcionários do hotel oferecem aos clientes. Isso repercurte de forma muito negativa e prejudica a imagem do hotel.

Para efetuar um diagnóstico mais eficiente, irei demonstrar através da análise SWOT abaixo:

Strength (forças)

(ambiente interno)

- Boa infra estrutura

- Várias opções de lazer

- Capacidade de atender ao publico familiar e empresarial

- Capacidade de hospedar 450 pessoas

- Centro de convenções com estrutura para 400 pessoas

Weakness (fraqueza)

(ambiente interno)

- Falta de planejamento

- Demora no atendimento

- Funcionários insatisfeitos

- Falta de comunicação entre equipe e funcionários

- Falta de motivação para os funcionários atingirem as metas

Opportunity (oportunidade)

(ambiente externo)

- Boa localização

- Obter qualidade no atendimento

- Divulgar o auditório para eventos diversos

- Oferecer pacotes de serviços promocionais

Threat (ameaças)

(ambiente externo)

- Avaliações negativas de clientes

- Concorrência com melhor atendimento

2º Passo: Adoção de Tecnologias de Gestão

        

Na busca pela sobrevivência em cenários cada vez mais competitivos, as empresas podem contar com uma série de tecnologias e ferramentas para auxiliar sua gestão. A partir do quadro a seguir, que apresentará tecnologias de gestão organizacional que poderão ser adotadas pelo Hotel Boa Vida, para apresentar aos seus diretores, apontando inclusive seus benefícios:

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

BENEFÍCIOS

Benchmarking

É um processo do qual se observa, aprende e melhora. Pode ser aplicado em qualquer área de atividade organizacional desde o desenvolvimento estratégico ao serviço do cliente e sua satisfação.

Empowerment

A prática de transferir poderes de decisão a funcionários e a equipe. Dessa forma tornando os funcionários mais ativos e proativos dentro da organização, se tornando mais comprometidos, motivados e criativos com as tarefas que desempenham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com