TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  27/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Anderson Cássio de Oliveira
Prof: Wladimir Blos

Disc: Antropologia Organizacional
Data: 09/01/2016


CARACTERÍSTICAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL


A cultura organizacional envolve padrões, valores e comportamentos.
Diante de uma perspectiva antropológica seria uma rede de concepções, com normas e valores ligadas as organizações.  

E vale ressaltar que embora as características de um cultura organizacional  assumam características em comum com as demais, o que as diferenciam são os  valores, as crenças e os símbolos que cada organização possui.
A organização não é um sistema fechado, sendo permeável a influências de outras culturas, embora apresente a sua própria e tenha suas peculiaridades.
A cultura organizacional, em razão disso, acaba sendo uma entidade flexível, que acaba mudando e que está aberta as influências internas e externas.
São essas situações de mudanças nas organizações que faz com que a cultura organizacional nunca esteja pronta, mas numa constante transformação.
Através também dos agentes sociais, ou seja, dos atores sociais que se relacionam na sociedade, dos campos, das forças e das linguagens que as organizações conseguem ser moldadas, manipuladas e transformadas.
Diante dessa realidade das organizações como mini-sociedades que possuem padrões diferenciados e próprios de cultura e subculturas, mostramos nessa
atividade uma interpretação adequada para as características que envolvem a cultura organizacional. Entre essas podemos citar:


  1. Artefatos materiais – É aquilo que é observável, visível e perceptível. Digamos que é a característica, dimensão e o nível mais superficial e que contêm componentes visíveis, que envolvem o ambiente físico, a linguagem, os recursos materiais e a tecnologia. Incluem também os produtos, serviços, os padrões de comportamento dos membros de uma organização, como as pessoas se vestem, se comportam e etc. Os artefatos materiais são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, os mitos, as histórias, os heróis, os lemas, e as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com