TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 6

2017

Sumário

  1. INTRODUÇÃO1
  2. BIOGRAFIA2
  3. SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO3

3.1. CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO4

3.2 CRÍTICAS AO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO6

  1. CONCLUSÃO7
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS8


INTRODUÇÃO

Taiichi Ohno formado em Engenharia Mêcanica teve uma importante participação na criação do sistema Toyota de produção, chegando a criar o sistema chamado Just in time que mercadorias deveriam ser produzidas, transportada e vendidas na hora exata evitando desperdícios, também aplicou novas tecnologias, garantindo a qualidade final dos produtos, inserindo todo esse sistema na fábrica da Toyota, que mais tarde ficou conhecido como o Toyotismo.

BIOGRAFIA

Taiichi Ohno filho de pais japoneses nasceu em Dalian na China, formando-se em Engenharia Mecânica na escola técnica de Nagoya. Em 1912 entrou para a Toyota Spinning and Weaving, desenvolvendo a ampliação das idéias Kiichito Toyoda, diminuindo o tempo de fabricação e a criação de sub-linhas de montagem  ajudando na linha de produção final e tendo menos perdas. Em 1943 foi transferido para a Toyota Motor Company, em 1954 tornou diretor, em 1964 diretor gerente, em 1970 diretor gerente sênior e vice-presidente executivo em 1975.

É considerado o criador do sistema Toyota de produção e o pai do sistema Kanban, uma simbologia visual usada na indústria para registrar ações também conhecida como gestão visual. Nos anos 40 Ohno foi diretor da Toyota, sendo que nesta época a empresa beirava a falência, não podendo fazer investimento para sua melhoria, até que nos anos 50 houve uma colaboração entre Ohno, Shigeo Shingo, consultor de qualidade da Toyota, e Edward Deming, principal responsável da chegada ao Japão do controle de processo estatístico, criando um sistema de manufatura para a obter um crescimento, sustentabilidade e lucro na empresa.

Tornou-se diretor gerente sênior da Toyota em 1970 e em 1975 passou controle de processo estatístico, criando um sistema de manufatura que a empresa obtivesse lucro e sustentabilidade para atingir o crescimento. Ohno criou então o sistema de Toyota de produção o Just in Time observando duas concepções: o sistema fundamental de produção publicado em 1926 por Henry Ford no livro “ Today and Tomorrow”, e ao observar em uma de sua visita ao supermercado em 1956 a operação utilizada, em que os supermercados recolocavam mercadorias nas prateleiras a partir do momento que eram vendidas. Obtendo muito sucesso em seu sistema de produção.a ser o vice presidente da companhia . No início dos anos 80 Taiichi se aposentou da Toyota, mas continuou trabalhando na empresa Toyota Gosei, uma filial e fornecedora da Toyota, assumindo o cargo de presidente.

Em 1988 escreveu e publicou o livro “O sistema de produção: Além da produção em larga escala” relatando quais eram os problemas da produção em massa, na indústria automobilística e como a Toyota veio a superá-los, também fornece experiências e inovações que caracterizam o sistema dentro do contexto histórico que foi criado, melhorado, desenvolvido e aplicado.

 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

Durante uma viagem aos Estados Unidos, para conhecer a indústria automobilística dirigida pelo sistema Fordista de produção, Taiichi Ohno juntamente com outro fundador do Toyotismo pode perceber que o fluxo usado era produzir primeiro e vender depois, já que possuíam um imenso estoque. Ficaram maravilhados com tamanha grandeza, com o grande número de funcionários, tamanho dos espaços disponíveis, dentre outras coisas.

Mas infelizmente seu país não seria capaz de desenvolver um sistema semelhante de produção, pois ainda estavam enfrentando um período pós-guerra. Com isso a Toyota decidiu modificar e simplificar o sistema da empresa americana Ford, adaptando para que pudessem competir nos grandes mercados, surgindo assim o Toyotismo que até 1970 era um sistema de produção sem um nome especifico.

Taiichi Ohno juntamente a Toyoda iniciaram um processo de desenvolvimento com mudanças na produção, incorporaram técnicas que capacitassem a troca de máquinas rapidamente durante a produção, para ampliar a oferta e a multiplicidade de produtos, que para eles eram onde se concentravam grande parte do lucro. Com o sucesso obtido, isso passou a ser a essência do modelo japonês de produção, que mais tarde se espalhou pelo mundo, sendo utilizado até os dias atuais.

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

No Sistema Toyota de Produção foram criados alguns conceitos como Autonomação ou Auto ativação que consiste na utilização de máquinas capazes de parar automaticamente quando houvesse algum problema, assim o trabalhador pode se responsabilizar por diversas máquinas ao invés de se limitar a apenas uma. Assim, pode-se perceber há uma qualificação maior dos trabalhadores em relação ao sistema fordismo de produção, já que agora os funcionários são treinados para conhecer todo o processo de produção e não apenas uma determinada tarefa.

Além disso, o sistema de produção é acompanhado visualmente, através de múltiplas ferramentas e técnicas, como Kanban, círculos de qualidade, entre outros. Dessa forma, buscando o máximo de qualidade possível.

Outra característica importante Toyostimo é o método “Just in Time”, que se trata de “produzir as unidades necessárias, nas quantidades necessárias, no tempo necessário”. A produção varia de acordo com a demanda dessa maneira, a oferta de produtos nunca será superior que ela, com isso acarretando na diminuição dos produtos em estoque e dos riscos da queda de lucro dos investidores, indo em divergência a premissa anterior, o Fordismo, que era defensor da máxima acumulação dos estoques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com