TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARGOS E SALARIOS

Por:   •  17/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 7

AVALIAÇÃO FINAL DA DISCILINA

(Questão 1) Escolha um dos dois filmes propostos (“Uma Linda Mulher” ou “O Negociador”) e avalie a cultura dos personagens envolvidos, as técnicas e estratégias de negociação utilizadas, bem como o perfil dos negociadores.

Filme 1 –O Negociador :http://www.youtube.com/watch?v=h5gVt8U0n70

Filme 2 – Uma Linda Mulher:http://youtu.be/SdA9IH3a3f4

(Questão 2) Escolha, através de pesquisa na Internet, um sindicato laboral e um sindicato patronal, e desenvolva uma pauta de reivindicações para ser negociada entre eles, levando em conta o ponto de vista do sindicato laboral. Explique, com argumentos próprios, as razões da escolha de cada item da pauta a ser negociada.

Responda com suas próprias palavras.Utilize um editor de texto, salve o arquivo em seu computador e depois, envie para o Tutor, utilizando os recursos desta página.

QUESTÃO 1

FILME ESCOLHIDO: Filme 2 – Uma Linda Mulher

O termo negociação é um processo pelo qual pelo menos dois lados com diferentes percepções, necessidades e motivações discutem a fim de chegarem a uma conclusão que seja interessante para as duas partes, mesmo que seja ao não fechamento de um acordo. Serão analisados sucintamente dois filmes que envolvem esse conceito.

Trata-se de um processo com começo meio e fim; Dois lados com diferentes percepções, necessidades e motivações: Aqui pedem-se algumas habilidades em relações humanas;

Discutem a fim de chegarem a uma conclusão que seja interessante para as duas partes: o resultado de uma negociação é fruto da construção conjunta onde se considera o interesse de duas partes Através deste conceito de negociação foi verificado que durante todo os dois filmes abaixo citados existiu todo o tempo negociações entre os personagens principais.

Filme 2 – Uma Linda Mulher

A análise do filme uma linda mulher demonstra com pragmatismo cenas de negociações, no qual se destacam aspectos importantíssimos, como a importância de se ter opções, de conhecer o objeto da negociação e o seu "oponente" para assim tentar chegar aos melhores resultados dentro das expectativas e das possibilidades por parte dos negociadores.

O filme se passa nos estados Unidos, onde um rico empresário, Edward, inicia uma negociação com a prostituta, Vivian, em busca de informações de como se chegar a Los Angeles. Nesse primeiro momento, começa uma negociação em torno dos valores e então as partes fecham um acordo, a partir do segundo momento o empresário se interessa pela prostituta e tenta negociar a permanência dela primeiro por uma noite e depois pelo período de seis dias, desta forma os dois fecham as negociações que serão abordadas e analisadas adiante.

Negociação é um processo pelo qual pelo menos dois lados com diferentes percepções, necessidades e motivações discutem, a fim de chegarem a uma conclusão que seja interessante para as duas partes, mesmo que seja ao não fechamento de um acordo. Será analisado cada item que envolve esse conceito e que serve como diretriz para realizarmos uma negociação ganha-ganha.

É processo, portanto tem começo meio e fim;

Dois lados com diferentes percepções, necessidades e motivações: aqui pede-se algumas habilidades em relações humanas;

Discutem a fim de chegarem a uma conclusão que seja interessante para as duas partes: o resultado de uma negociação é fruto da construção conjunta onde se considera o interesse das duas partes.

Através deste conceito de negociação foi verificado que durante todo o filme "Uma linda mulher" existiu todo o tempo negociações entre os personagens principais.

Na cena de número um foi observado que o empresário Edward Lewis pretende ir para Los Angeles. Perdido, encontra a prostituta Vivian Ward e pede informações a respeito de como se chegar ao local desejado. A prostituta logo lhe cobra dez dólares, e o empresário assustado com o valor relativamente alto cobrado pela prostitua a indaga e o preço sobe para vinte dólares com a prostitua conduzindo o veículo. Ocorreu que Vivian Ward, percebeu que o empresário Edward Lewis, não tinha outra opção no momento e demonstrava muita fragilidade na negociação, o que a fez impor o preço que desejado.

Em uma negociação é importante se ter uma alternativa. No filme, por exemplo, se o empresário tivesse outra opção, ele teria a possibilidade de negociar sabendo que poderia chegar ao final do processo com melhores resultados ou mesmo a um não acordo. Nessa situação na qual ele precisava resolver o seu problema e não tinha opção, ela percebendo isso, impôs o preço que ela quis, ou seja, valorizou a sua informação.

Na cena de número dois, Edward Lewis, que estava no carro, indaga à prostituta quanto ela cobra por um programa, e a mesma informa que o valor é de cem dólares por hora, ou seja, a prostituta, que mal conseguia pagar as suas contas, valorizou o seu produto e surpreendeu o empresário Edward, que verificou que a mesma tinha um alfinete preso à bota e cobrava esse valor.

Vivian Ward percebeu os interesses de Edward Lewis e por isso conseguiu vantagem na negociação, pois quando se conhece os interesses e as posições em uma negociação, fica mais fácil se impor e defender os seus interesses.

Na cena de número três foi observado que empresário Edward queria contratar os serviços da prostituta Vivian, e a mesma inicialmente procurou dificultar e ao mesmo tempo valorizar a negociação, porém Edward tratou logo de tentar finalizar a negociação, pois o valor cobrado estava dentro dos seus limites e interesses e o primeiro valor cobrado por Vivian que foi de trezentos dólares por uma noite, foi logo aceito.

Em uma negociação a depender dos interesses dos negociadores, a transação é fechada logo no primeiro momento.

Na cena de número quatro foi observado que o empresário Edward negocia com Vivan a contratação da mesma por um período de seis dias e ela, no primeiro momento, cobra quatro mil dólares. Edward a questiona, pois ela tinha cobrado trezentos por uma noite e se esse valor fosse convertido para os seis dias, daria em torno de seis mil e oitocentos dólares.

Vivian cobra um novo valor de três mil dólares e Edward logo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com