TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CICLO DE VIDA DE UM SERVIÇO EDUCACIONAL

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

CICLO DE VIDA DE UM SERVIÇO EDUCACIONAL

Jairo Oliveira de Andrade

E-mail: jairo.oliveira97@hotmail.com

Administração da produção II – Professor: Audálio

Resumo

Neste texo é apresentado basicamente como se comporta um ciclo de vida de um serviço educacional, suas fases e processos ao decorrer da vivencia no mercado educacional, apresentando suas formas simples e composta do que se é buscado no meio, o propio demonstrará os caminhos para que o serviço não se perca nas entre linhas da procura e o que é ofertado.

Palavras-chave: Serviço Educacional

Introdução

O ciclo de vida de um serviço educacional como qualquer outro serviço pode ser entendido como a história completa do produto através de suas fases de vendas: introdução, crescimento, maturidade e declínio. É o conceito de obsolescência planejada, ou seja, os serviços já nascem com data prevista para serem retirados ou modificados no mercado, mas para que tudo isso ocorra, antes mesmo da fase de introdução vem a ideia e a pesquisa de mercado, a procura de um mercado alvo, pesquisar as condições sócio econômica e demográfica da região, ao se tratar de um serviço educacional abre-se várias questões se é rentável e por quanto tempo ira oferta aquele produto no mercado, tendo em vista este aspe quito existe quatro fases do ciclo de vida do produto ou serviço, não sendo diferente o educacional:

Introdução: é a fase inicial da vida do serviço ou o período em que o serviço é lançado no mercado, esta fase tem como característica: baixo volume de de vendas, pois é quando as pessoas ainda não estão seguras quanto a qualidade daquele serviço ofertado, e demorara até que chegue na fase do crescimento.

Crescimento: o serviço educacional começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado, quando já está com grande confiança e satisfação do cliente, é esse estágio surgem os concorrentes, por um lado é bom pois muita das vezes precisamos da concorrência para nos tornamos sempre melhor, ou seja buscar melhorar a qualidade e equilibra os preços junto aos seus concorrentes.

Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas do serviço oferecido. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o seu serviço da concorrência. Cada empresa concorrente procura aumentar a sua participação no mercado, reinvestindo parte de seu lucro. Quando o serviço educacional atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas.

Declínio: o serviço passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair.

Existem várias razões para que ocorra o declínio, tais como: surgimento de novos serviços mais eficazes; a substituição de um serviço por outro melhor e a falta de necessidade pelo serviço, esse último pode ocorre e na área de serviço educacional principalmente, por exemplo uma faculdade ela poderá perder cada vez mais aluno se os cursos dela já não são mais rentáveis ou o mercado de trabalho já não supre a necessidade deste tipo de profissional. Pode-se facilmente reconhecer muitos serviços que já saíram do mercado ou estão em fase de nítido declínio: Faculdade de Milagres Ceará, por falta de estrutura foi descredenciada. Enquanto outros têm um ciclo de vida muito curto. O desenvolvimento de um produto inicia quando a empresa tem a ideia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Neste período, o produto ainda não está no mercado. Basicamente, a empresa pode desenvolver seus novos serviços com base na estrutura que possui é o tipo de estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com