TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO AMAMENTAR, DIFICULDADES E INTERVENÇÃO NOS PROBLEMAS PRECOCES E TARDIOS DA MÃE

Por:   •  14/8/2020  •  Monografia  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Semana 4

Leitura – Conteúdo – cap. 10, 11, 12 e 13 (Como amamentar, Dificuldades e intervenção nos problemas precoces e tardios da mãe, Dificuldades e intervenção nos problemas do bebê, Capítulo 13: Manejo fonoaudiológico da lactação)

Tarefa 4 – Envio de arquivo

O valor da atividade é de 15 pontos na avaliação. Bom trabalho!

  1. Considerando as relações entre Neonatologia e Fonoaudiologia, especialmente no que se refere à Motricidade Orofacial, cite os critérios fonoaudiológicos para iniciar intervenção no lactente de risco, explicando os motivos pelos quais tais critérios devem ser respeitados.

  1. Explique qual deve ser a intervenção do Fonoaudiólogo nas seguintes situações de neonatologia:
  1. Recém-nascido com hipertonia de ponta de língua. A mãe está tentando amamentar, porém refere que não sente o lactente sugar, ainda que sua boca esteja bem aberta, abocanhando boa parte da aréola, pois a língua fica na papila no momento da mamada e não em postura inferior, para sugar.
  2. Bebê com reflexo de procura incompleto, que abocanha a mama materna, porém permanece com a língua posteriorizada e a mãe refere dor ao amamentar.
  1. Bebê com incoordenação entre sucção, deglutição e respiração que inicia aleitamento materno, porém apresenta cianose e taquipneia durante a mamada por não respirar e não apresentar pausas para descansar.
  1. Analise o papel da sucção para o lactente e explique:
  1. Os tipos de sucção que o lactente realiza para saciar necessidade fisiológica e neural, destacando suas implicações no crescimento das estruturas e desenvolvimento das funções do Sistema Estomatognático (SE).
  2. As modificações que devem ocorrer na anatomia facial do recém-nascido, caso ele receba aleitamento materno exclusivo por 6 meses e aleitamento materno com alimentação complementar até dois anos ou mais.
  1. Explique a anatomia e a fisiologia da lactação, sintetizando as possíveis interferências na produção e liberação do leite.
  1. Desenvolva um plano de intervenção fonoaudiológica no caso de uma mãe com fissura mamilar bilateral que iniciou alimentação artificial com uso de mamadeira em um lactente de 10 dias de vida, porém procurou atendimento porque deseja voltar a amamentar.
  1. Com relação ao uso do copo:
  1. Descreva a técnica e os cuidados necessários para o oferecimento seguro de leite por tal método.
  2. Elabore, de acordo com a literatura, uma defesa para o uso do copo como método alternativo ao uso da mamadeira.

                        

  1. Uma mãe comparece à clínica de Fonoaudiologia com queixa de mamas muito cheias há 5 dias e há 1 dia encontra-se com hipertermia, mal estar, calor e rubor na mama direita, sendo que o bebê não consegue abocanhá-la corretamente. A partir da história relatada pela mãe, responda às questões abaixo:

  1. Cite qual a possível patologia mamária apresentada pela mãe? Explique.
  2. Cite quais encaminhamentos devem ser realizados? Justifique sua resposta.
  3. Descreva quais orientações devem ser fornecidas à mãe neste caso?

  1. Durante a vida pré-natal, a região orofacial amadurece antes dos membros, já que a boca se relacionará a diversas funções vitais que devem estar completas antes do nascimento. Faça uma síntese dessas funções vitais ao recém-nascido, com destaque para os reflexos de alimentação (quando surgem, são inibidos ou se transformam em funções).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com