TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIFICULDADES E PROBLEMAS

DE APRENDIZAGEM – 50h

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conceitue dificuldades de aprendizagem.

As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado. As dificuldades mais conhecida e que vem tento grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, descalculia, disortografia e ao TDAH (transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

  1. Faça uma síntese sobre as principais ideias do texto “O professor e as dificuldades de aprendizagem”, disponível no fascículo.

Todo o aluno que não acompanha a classe tem direito a um diagnostico e acompanhamento pedagógico, por equipe multidisciplinar com relatórios da orientação educacional, diagnostica e orienta o tratamento escolar é um direito do aluno e professor. Não há reprovação quando um programa reestruturação do aprendizado é promovido. Que cada especialista ou professor encaminhe a família para especialista e peça montagem de um programa de acompanhamento pedagógico, orientar a família ou denunciar a negligencia ao conselho tutelar ou ministério publico. Que cada causo seja diagnosticado e acompanhado desde primeiro dia de aula. A inclusão se inicia no resgate do aluno com déficit de aprendizagem e da escola com qualidades. Vale lembrar em ter muito cuidado para não rotular o aluno, pelo fato de ter alguma dificuldade é preciso uma avaliação por um profissional para poder detectar e diagnosticar essa criança.

4. Como identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem?

É através da avaliação diagnostica que tem o objetivo de verificar a presença e a ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos. Falta de concentração durante as aulas, desinteresse por qualquer assunto ligado a escola e as temidas notas baixas. Quem tem filhos em idade pré-escolar sente arrepios so de pensar que a criança possa enfrentar algum tipo de dificuldade que retarde e comprometa seu processo de aprendizagem, sendo assim, as dificuldades de aprendizagem é definida quando a criança não se ajusta aos padrões decomportamento de outras crianças da mesma faixa etária.

5. De acordo com Smith (2001), os fatores biológicos que contribuem para as dificuldades de aprendizagem são: lesão cerebral, erros no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios neuroquímicos e hereditariedade. Explique cada um deles.

Lesão cerebral: ocorre em crianças que tiveram algum tipo de acidente, hemorragia cerebral e tumores, doenças como encefalite e meningite, na gravidez ocorre diabete, doença renal e sarampo, também a exposição do feto ao uso de drogas e álcool.

Erros no desenvolvimento cerebral: especialistas descobriram que há varias anormalidades na atividade elétrica e metabólica do cérebro de estudantes com problemas de aprendizagem, no desenvolvimento cerebral dependem das regiões do cérebro que são afetadas, assim, existem três tipos comuns de alterações: O hemisfério esquerdo do cérebro é hipoativo e o hemisfério direito é hiperativo, há grandes problemas já que é o hemisfério esquerdo responsável pelas funções da linguagem, a leitura e escrita. O hemisfério direito é hipoativo e o hemisfério esquerdo hiperativo, tem problemas com o senso de tempo, consciência corporal, orientação espacial, percepção e memorias visuais. E a hiperatividade nos lobos frontais, apresentam problemas de coordenação muscular, articulação, controle dos impulsos, planejamento, organização e manutenção da atenção.

Desequilíbrios neuroquímicos: as células cerebrais comunicam-se umas com as outras por meio de mensageiros químicos chamados de neurotransmissores, qualquer mudança no clima químico do cérebro pode interferir e prejudicar a capacidade do cérebro para funcionar adequadamente. Há uma variedade de irregularidades nos cérebros de pessoas com TDHA.

Hereditariedade: as famílias de crianças com dificuldades de aprendizagem destacam uma incidência mais alta que a media de problemas similares de aprendizagem entre pais, irmãos e outros indivíduos aparentados.

6. Cite e explique os tipos de dificuldade de aprendizagem.

Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade: é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. O indivíduo que tem TDAH é inteligente, criativo e intuitivo, mas não consegue utilizar todo seu potencial em função do transtorno que possui, por sua vez, três características principais: desatenção, impulsividade e hiperatividade.

Deficiência da Percepção Visual : estudantes com deficiência da percepção visual têm problemas para entender o que vêem. Assim, há dificuldade para reconhecer, organizar, interpretar e recordar imagens visuais. Dessa maneira, entender letras, palavras, diagramas, mapas, gráficos, tabelas, etc. torna-se muito difícil.

Deficiência de processamento da linguagem: essa dificuldade de aprendizagem caracteriza-se pela criança ter problemas com qualquer aspecto da linguagem: ouvir palavras corretamente, entender seu significado, recordar instruções verbais e comunicar-se claramente.

Deficiências motoras finas: coordenação motora fina é a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos, fazendo atividades como recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar, etc. Os indivíduos com deficiências motoras finas não conseguem controlar plenamente grupos de pequenos músculos em suas mãos, mas interfere no desempenho escolar, porque prejudica a capacidade para comunicar-se pela escrita, assim qualquer atividade que envolva desenho ou escrita é um sacrifício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (287.9 Kb)   docx (378.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com