TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 11

Cristiane Moreira Dos Santos  Turma 4/2015

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIFICULDADES E PROBLEMAS

DE APRENDIZAGEM – 50h

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O que são dificuldades de aprendizagem? Dê um exemplo.

 

R: As dificuldades de aprendizagem são problema neurológico que afeta a capacidade do cérebro para entender recordar ou comunicar informações isso ocorrem devido a várias razões, uma delas é que a criança apresenta alguma dificuldade cognitiva particular que faz com que seu aprendizado se torne mais difícil que o normal. Podemos dar exemplos de dificuldades de aprendizagem de pessoas que apresentam problemas de audição, autismo, dislexia dentre outros transtornos.

                 A aprendizagem não se restringe apenas as dependências escolares, os fatores exógenos são de fundamental importância neste contexto educacional, pois diz respeito à natureza, à direção e ao ritmo do desenvolvimento. A educação para ser autêntica, tem de respeitar a individualização, à preocupação da essência de cada educando, em buscas das suas fraquezas e temores, das suas fortalezas e aspirações.

  1. Faça uma síntese sobre as principais ideias do texto “O professor e as dificuldades de aprendizagem”, disponível no fascículo.

R: Segundo o autor do texto uma das principais ideias é vicio de rotular o aluno desde o primeiro dia de aula eliminando qualquer chance do desenvolvimento intelectual do aluno, desrespeitando eventuais problemas clínicos, orgânico ou emocional.

                Muitos profissionais da educação não estão preparados para tais inclusões, tornando desta forma suas aulas chatas ao ponto de não conseguirem competir com uma simples televisão ou um vídeo game.

                Todo aluno tem seu tempo e espaço de aprendizagem diferente uns dos outros, o aluno que não acompanha a classe tem direito a um diagnóstico feito por um profissional da área e o acompanhamento pedagógico correto.

                O descompromisso da escola com a realidade do aluno faz com que jovens e adultos desistam dos estudos, fracassando assim o sistema de ensino e aprendizagem do nosso país. Para que se mude a estatística deveria ser obrigatório o diagnóstico e acompanhamento de cada caso desde o primeiro dia de aula e ter compromisso juntamente com a qualidade é indispensável para o aluno em processo de aprendizagem.

  1. Como identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem? Exemplifique. Você pode buscar outras fontes para responder a esta questão (livros, sites etc).

R:         O diagnóstico desses Transtornos deve ser realizado por profissionais especializados e experientes, em uma equipe multiprofissional que garanta também o planejamento e a intervenção objetivando minimizar os efeitos de tais distúrbios sobre a vida da criança.

         Essa equipe deve ter necessariamente a presença de um psicopedagogo, profissional habilitado em trabalhar com as questões da aprendizagem e que partirá de seus conhecimentos transdisciplinares, para trabalhar e promover o desenvolvimento de estratégias cognitivas de aprendizagem, de estudo, as operações mentais para a realização das tarefas de cunho pedagógico, aumentar a autoestima e a motivação intrínseca da criança, etc.

  1. De acordo com Smith (2001), os fatores biológicos que contribuem para as dificuldades de aprendizagem são: lesão cerebral, erros no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios neuroquímicos e hereditariedade. Explique cada um deles.

R:          Lesão cerebral: acontece quando uma criança sofreu algum tipo de acidente, ou tiveram hemorragia e tumores, ou ainda doença como a encefalite, e meningite, transtorno que não foi tratado na infância, a desnutrição, ou uso de substância química que pode causar danos ao cérebro.

         Erros no desenvolvimento cerebral: onde o cérebro passa por um continuo desenvolvimento, mas quando acontece alguma coisa que venha a prejudicar esse desenvolvimento parte do cérebro pode não desenvolver normalmente.

        Desenvolvimento neuroquímico: onde as células se comunicam através de mensageiros chamados de neurotransmissores onde qualquer mudança química pode prejudicar a capacidade do cérebro.

        Hereditariedade: dificuldade que venha a passar de pais para filhos, ou por algum outro tipo de parentesco.

  1.  Explique a seguinte citação, que consta no fascículo de DPA: [...] não podemos rotular nossos alunos dizendo que estes apresentam dificuldades de aprendizagem simplesmente porque não conseguem efetuar uma tarefa com o mesmo desempenho dos demais. Aliás, muitas crianças com dificuldades de aprendizagem possuem inteligência média ou superior à média e passam despercebidas pelos olhos da família e da escola [...] (p.7).

R: Nesta citação o autor passa a mensagem de que não devemos ignorar qualquer habilidade intelectual do aluno mesmo apresentando problemas de aprendizagem, porque todos aprendem em processos diferentes de ensino.

UNIDADE 2

DIFICULDADES ESPECÍFICAS DA APRENDIZAGEM E OS PRÉ- REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. A aprendizagem requer alguns pré-requisitos desenvolvidos na infância, cada um em seu tempo próprio. Cite e explique quais são esses pré-requisitos.

R: Os pré-requisitos são: Esquema corporal, conhecimento do próprio corpo de suas partes, movimento, da postura e atitudes, terem conceito do que é em cima em baixo, frente e atrás.

         Lateralidade: A lateralidade diz respeito à preferência neurológica ou por um lado ou por outro, como se vai ser canhoto ou não.

         Orientação espacial e temporal: E a relação que a criança vai ter do corpo com o meio, por exemplo, como ela vai se orientar a escrita no papel, as ordens das letras, conceito de hoje, amanhã, meses, horas, e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (282.9 Kb)   docx (94.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com