TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades e problemas de aprendizagem

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIFICULDADES E PROBLEMAS

DE APRENDIZAGEM – 50h

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como você definiria dificuldades de aprendizagem?

É um tipo de desordem pela qual um individuo apresenta dificuldades de aprender efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação.

A expressão é usada para referir condições sócias biológicas que afetam as capacidades de aprendizado de indivíduos, em termos de aquisição, construção e desenvolvimento das funções cognitivas, e abrange transtornos tão diferentes como incapacidade de percepção, dano cerebral, disfunção cerebral mínima (DCM), autismo, dislexia e afasia desenvolvimental. No campo da educação, as mais comuns são a dislexia, a disortografia e a descalculia.

Embora a dificuldade de aprendizagem não seja indicativa do nível de inteligência, os seus portadores tem dificuldades em desempenhar funções ou habilidades especificas.

Retirada de: http://pt.wikipedia.org/wiki/dificuldades_de_apredndizagem

2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.

Podem ser diagnosticada por uma avaliação da escola e da família, mais para que seja confiável e valida deve ser feita por um profissional que precisa estar ciente das variáveis que podem influenciar no desempenho da criança em determinada tarefa. A identificação é algo mais complexo, precisa ser estudada, analisada, pois essas dificuldades são de ordem neurológica. Exemplo: se uma criança reprova dois ou três anos, não consegue ler, tem um baixo desempenho, podemos pensar que ela tem um distúrbio, então a escola pode conversar com os pais e encaminhá-la a um profissional.

 

3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?

Os fatores que influenciam as dificuldades de aprendizagem são:

- Fraco alcance da atenção; dificuldade para seguir instruções, imaturidade social, distração, falta de controle de impulsos, falta de destreza e inflexibilidade, má nutrição, sono irregular, doenças advindas de falta de higiene, lesão cerebral, alterações no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios químicos, hereditariedade.

4. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?

Por parte da escola a criança precisa ser encorajada e o professor tem que ter atitudes que faça esse aluno desenvolver suas potencialidades, precisa de um ambiente seguro, condições pedagógicas, com material didático, método e ensino eficiente e um professor que tenha domínio, capacitação, dedicação, seja motivado para ter uma boa interação com o aluno.

Quanto a família dessas crianças, precisam ajuda-las, motiva-las a desenvolver ao máximo as capacidades que possuem, envolvendo-as em atividades domesticas e na comunidade, para que sintam-se capazes de superar obstáculos.

5. Faça uma síntese sobre cada tipo de dificuldade de aprendizagem.

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): é um transtorno neurológico, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o sujeito por toda a vida, o aluno tem sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, é inteligente, criativo e intuitivo, mas não consegue impor todo seu potencial em função do transtorno que possui.

Deficiência da percepção visual: estudante tem problemas para entender o que veem dificuldades para reconhecer, organizar, interpretar e recordar imagens visuais, então torna-se muito difícil entender letras, palavras, diagramas, mapas, gráficos, tabelas, etc...

Deficiência de processamento da linguagem: a criança tem problema em qualquer aspecto da linguagem, como ouvir palavras corretamente, entender seu significado, recordar instruções verbais e comunicar-se claramente, tem atraso para aprender a falar, atrasos significativos para aprender a ler, as tarefas escritas são curtas ou incompletas e os erros são bizarros.

Deficiências motoras finas: a coordenação motora fina é a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos, permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetivos, fazendo atividades como recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar, etc. Os indivíduos com deficiências motoras finas, não conseguem controlar plenamente grupos de pequenos músculos em suas mãos.

 

6. Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?

Umas das causas das dificuldades de aprendizagem é o ambiente que influencia muito no processo educacional da criança, lesão cerebral, alterações no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios químicos, hereditariedade.

UNIDADE 2

DIFICULDADES ESPECÍFICAS DA APRENDIZAGEM E OS PRÉ- REQUISITOS PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Cite e explique os pré-requisitos para a aquisição da leitura e da escrita.

-Esquema corporal, a criança precisa conhecer seu corpo e suas partes, movimentos, posturas e atitudes e também conceitos como em cima, em baixo, em frente, atrás, esquerdo e direito.

-Lateralidade, é definida a partir da preferencia neurológica que se tem por um lado do corpo. Desrespeito a mãos, pés, olhos e ouvidos. Quem não tem lateralidade definida pode apresentar disgrafia, letra ilegível, problemas com orientação espacial e postura errada para escrever.

-Orientação espacial e temporal, é a consciência da relação do corpo com o meio.  A criança precisa saber orientar a escrita no papel e a ordem das letras, orientar-se para não esbarrar em objetos e precisa participar de atividades que exercitem a sua orientação temporal, percepção do tempo vivido, conceitos de hoje, amanhã, ontem, meses, anos, horas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (279.5 Kb)   docx (100.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com