TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.972 Palavras (16 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 16

MÓDULO: DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

UNIDADE 1: COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE                           APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. A partir das leituras realizadas e de outras fontes de pesquisa, conceitue dificuldades de aprendizagem?

R: As dificuldades de aprendizagem ocorrem devido a várias razões. Uma delas é que a criança apresenta alguma dificuldade cognitiva particular que faz com que seu aprendizado se torne mais difícil do que o normal. Deste modo a criança recebe adequadamente as informações do meio externo (visuais, auditivas e cinestésicas), porém há uma falha na integração, processamento e armazenamento dessas informações seja pela escrita, leitura ou cálculo. uma perturbação que interfere com a capacidade para guardar, reter, processar ou produzir informação.

  1. Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?

R: Através da Avaliação Diagnóstica, que tem o objetivo de verificar a presença e a ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos, ou não, na série anterior. Através da avaliação e intervenção por parte da escola e da família. Para que a avaliação seja confiável e válida, esta deve ser feita por um profissional que deve estar ciente das variáveis que podem influenciar no desempenho de uma criança em determinada tarefa. Baseando-se nos resultados desta avaliação, desenvolve-se um programa de intervenção para ser usado. Alguns sintomas podem ajudar os profissionais da escola a perceberem os sinais de dificuldade de aprendizagem, persistentes problemas na área da linguagem, aquisição lenta de vocabulário, restrito interesse em ouvir história, problemas com a memória, atenção, dificuldade de concentração, problemas com a motricidade etc.

  1. Leia o texto “O professor e as dificuldades de aprendizagem”, disponível no fascículo, e faça uma síntese das principais ideias.

R: Apesar das dificuldades de aprendizagem terem uma base biológica, o ambiente influencia muito no progresso educacional de uma criança. A desnutrição e a exposição a substâncias químicas tóxicas também causam danos cerebrais, levando a problemas de aprendizagem. Eventos que causam privação de oxigênio também causam danos cerebrais irreversíveis, como complicações no parto, sufocação, afogamento, inalação de fumaça. Podem ocorrer lesões cerebrais antes do parto, como é o caso de na gravidez ocorrer diabete, doença renal e sarampo. A exposição do feto a drogas e álcool, a carência afetiva, ambientes repressivos, privações lúdicas e psicomotoras, métodos de ensino inadequados etc. Alguns dos principais fatores etiológicos -sociais que interferem na aprendizagem são :

  • Carências afetivas; 
  • Deficientes condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição;
  • Pobreza da estimulação precoce; 
  • Privações lúdicas, psicomotoras, simbólicas e cultural;
  • Ambientes repressivos; 
  • Nível elevado de ansiedade; 
  • Relações interfamiliares; 
  • Hospitalismo; 

  1. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.

R: Um aluno com dificuldades de aprendizagem precisa de encorajamento por parte da escola e da família, atitudes que façam com que essa criança possa desenvolver suas potencialidades. Ajudar a criança a ter confiança em si mesmo, tanto família como escola devem aprender que pessoas aprendem de diferentes modos e em tempos desiguais, professores e familiares tem grande responsabilidade pois devem detectar o problema e saber como intervir, estimulando a criança a aprender com seus erros. O ser humano depende totalmente dos adultos que estão a sua volta, especialmente de seus pais ou daqueles que fazem função paterna e materna. Embora trazendo uma carga genética que também interfere no seu destino, o fator genético será menos influente, quanto mais influente e adequado for o ensino e a educação destinada à criança, seja por parte dos responsáveis, seja por parte da escola.

  1. De acordo com Smith (2001), os fatores biológicos que contribuem para as dificuldades de aprendizagem são: lesão cerebral, erros no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios neuroquímicos e hereditariedade. Explique cada um deles.

R: Podemos descrever os fatores biológicos que podem contribuir para a dificuldade de aprendizagem da seguinte forma:

  • Lesão Cerebral: ocorre em crianças que tiveram algum tipo de acidente, hemorragia cerebral e tumores, doenças como encefalite e meningite, transtornos glandulares não tratados na primeira infância;
  • Alterações no desenvolvimento cerebral: Os tipos de problemas produzidos por alterações no desenvolvimento cerebral dependem das regiões do cérebro que são afetadas. Há três tipos comuns de alterações: O hemisfério esquerdo do cérebro é hipoativo e o hemisfério direito é hiperativo. Nestes jovens há grandes problemas com o processamento da linguagem, já que é o hemisfério esquerdo responsável pelas funções da linguagem: a leitura e a escrita. O hemisfério direito é hipoativo e o hemisfério esquerdo é hiperativo. Nesse caso há problemas com o senso de tempo, consciência corporal, orientação espacial, percepção e memórias visuais.  Hiperatividade nos lobos frontais. Essas pessoas apresentam problemas de coordenação muscular, articulação, controle dos impulsos, planejamento, organização e manutenção da atenção;
  • Desequilíbrios químicos: as células cerebrais comunicam-se umas com as outras por meio de mensageiros químicos chamados de neurotransmissores. Qualquer mudança no clima químico do cérebro pode interferir e prejudicar a capacidade do cérebro para funcionar adequadamente;
  • Hereditariedade: estudos de famílias de crianças com dificuldades de aprendizagem destacam uma incidência mais alta que a média de problemas similares de aprendizagem entre pais, irmãos e outros indivíduos aparentados.

  1. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?

R: O ambiente familiar é importante no deselvolvimento de uma criança saudável, contribuindo para que não haja problemas na aprendizagem ou para que eles sejam resolvidos. Os pais tem que procurar dar o incentivo a criança, carinho, ambiente seguro, alimentação adequada e rotina, tudo isso ajuda no desenvolvimento da criança. O ambiente escolar é um complemento do que é feito em casa com a criança, ele é importante para o sucesso escolar do aluno. Um aluno com problemas de aprendizagem precisa de encorajamento, por parte da escola e principalmente do professor que façam com que esse aluno desenvolva suas capacidades e potencialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com