TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FAZER UMA GESTÃO EFICIENTE DURANTE A PANDEMIA: ANALISANDO EMPRESA NIKE

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

IVANISE SEVERO FIRMO

2031180

COMO FAZER UMA GESTÃO EFICIENTE DURANTE A PANDEMIA:

ANALISANDO EMPRESA NIKE

DUQUE DE CAXIAS, 2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 .1 A EMPRESA NIKE        3

2 .2 A NALISE SOWT--------------------------------------------------------------------------------------------4

3 CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        6

1 INTRODUÇÃO

O foco principal desse trabalho e fazer uma análise da empresa Nike de modo que possamos identificar como ela conseguiu superar suas dificuldades como empresa e seus desafios em meio a uma pandemia mundial, teve que se reinventar como todo mercado no mundo no meio de uma pandemia.

Vamos fazer uma análise de pontos fortes e fracos e de como ela conseguiu em meio ao caos, superar seus desafios e não perder clientes ao contrário os atraiu ainda mais, faremos essa analise através da ferramenta analise sowt, que é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões.

O que veremos é uma empresa que não permitiu que uma situação de pressão a tirasse do foco, mas a colocasse de volta ao jogo e na linha de chegada, pois, as mudanças feitas tem proposito duradouro fizeram algo para ser consolidado junto aos clientes, vejamos então como isso aconteceu.

2 EMPRESA NIKE

Nike, é uma empresa americana de calçados, equipamentos desportivos, roupas, e acessórios que foi fundada em 1964 por Bill Bowerman e Phillip Knight, que é o atual presidente da empresa. A sua atual sede fica em Beaverton, no estado de Oregon, nos Estados Unidos. Patrocina Cristiano Ronaldo, Neymar, Eden Hazard, Wayne Rooney, Andrés Iniesta, Roger Federer, e outros grandes nomes do desporto. É a marca de roupas mais valiosa do mundo, segundo o ranking BrandZ da consultoria Millward Brown, avaliada em 37.472 milhões de dólares.

Se reinventou no período da pandemia. A estratégia da Nike foi perfeita do ponto de vista da transformação Digital. 

2.1 ANALISE SWOT.

FORÇA

  • Marketing de oportunidade
  • Possui controle sobre a cadeia de suprimentos
  • Consolidada no mercado

FRAQUESAS

  • Condições de trabalho duvidoso
  • Depende dos varejistas para distribuição dos produtos
  • Fechamento fabrica no Vietnã
  • Atraso nas entregas devido a pandemia

OPORTUNIDADE

  • Criou um aplicativo personalizado
  • Desenvolveu novos produtos no seguimento de corrida

AMEAÇAS

  • Falsificação cada vez de melhor qualidade
  • Concorrentes

Primeiro, partiu para uma participação efetiva na jornada do consumidor. Para fazer isso a empresa que tanto investiu em marca e posicionamento, foi com o apoio de dados e internet que a Nike criou aplicativos para acompanhar e ajudar seus usuários a evoluir na sua jornada de bem-estar.

A Nike mudou toda sua filosofia, toda sua estrutura, a única coisa que não mudou foi sua natureza, claro que todo histórico de construção de marca ajuda. Mas ninguém sabia o que esperar. No físico e no digital a Nike encerrou parcerias históricas e significativas e várias grandes cadeias físicas de calçados e roupas. O motivo? A Nike agora vai personalizar toda experiência, seja ela digital ou física e para isso vai coletar e utilizar dados para isso. Mas foi na pandemia que a marca se destacou, mostrando todo poder real em transformação digital, numa jogada de mestre a Nike tornou gratuito seu aplicativo NIKE TRAIN CLUB, e passou a coletar dados de mais de 5 milhões de rotinas de exercícios de seus consumidores por semana. Com estes dados a Nike pode customizar seus produtos e comunicação de acordo com a mudança de comportamento do consumidor na pandemia. Em tempo Real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com