TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FUNCIONA OS 4P’S DO MARKETING EM UMA MÉDIA EMPRESA DO RAMO AMIDOS E FÉCULAS DE MANDIOCA NA CIDADE DE SÃO JOÃO DO CAIUÁ

Por:   •  6/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.958 Palavras (12 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 12

            UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ [pic 1]

  THAÍS CRISTINA BORGES DA ROCHA

ALANA ZACARIAS FERNANDES

GISLAINE DE SOUSA RIBEIRO

JONATAS MOTA SANDES

COMO FUNCIONA OS 4P’S DO MARKETING EM UMA MÉDIA EMPRESA DO RAMO AMIDOS E FÉCULAS DE MANDIOCA NA CIDADE DE SÃO JOÃO DO CAIUÁ

 

Paranavaí

2017

THAÍS CRISTINA BORGES DA ROCHA

ALANA ZACARIAS FERNANDES

GISLAINE DE SOUSA RIBEIRO

JONATAS MOTA SANDES

COMO FUNCIONAM OS 4P’S DO MARKETING EM UMA MÉDIA EMPRESA DO RAMO AMIDOS E FÉCULAS DE MANDIOCA NA CIDADE DE SÃO JOÃO DO CAIUÁ

Trabalho apresentado para obtenção de nota na matéria de Iniciação à Metodologia da Pesquisa Cientifica do Curso de Administração, da Universidade Estadual do Paraná.

                                                             

Orientadora:

Profª. Rejane Heloise dos Santos. 

Paranavaí

2017

 RESUMO

A maneira que uma empresa pode influenciar o seu produto no mercado é de extrema importância para a lucratividade e o desempenho da empresa. Neste estudo vamos analisar como funciona a prática dos 4 P’s do Maketing numa média empresa do ramo de amidos e féculas no noroeste do Paraná. O presente trabalho teve como metodologia a natureza de pesquisa descritiva, com a abordagem qualitativa e com instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados deste estudo mostraram que a empresa tem um bom desempenho nos 4 P’s, todavia, não foi em todo o momento que a prática correspondeu a teoria, supostamente, se a empresa fizesse conforme a teoria, porventura traria mais resultados.

Palavras-chave: Marketing; Mix de Marketing; Pesquisa Qualitativa; Amidos e Féculas;

1 – INTRODUÇÃO

Para compreender este resumo expandido precisamos saber o que é composto de marketing, como surgiu, e como se deu a origem do nome 4 P’s do marketing.

Segundo Waterschoot (1992), em 1953, o composto de marketing, com base no trabalho de James Culliton, foi introduzido por Neil Borden. Entretanto, de acordo com James Culliton apud Waterschoot (1922) “o gestor de negócio era alguém que combinava ingredientes”. Desde então, mediante essa expressão, composto de marketing assumiu a conotação de “composição” de ingredientes para obtenção de uma resposta de mercado.

Destarte, para McCarthy (1960), “o composto de marketing compreende decisões que a empresa precisa tomar sobre as variáveis controláveis, com o intuito de atingir o mercado-alvo” e “para organizar e simplificar as decisões, as variáveis controláveis de marketing podem ser divididas em quatro grupos, conhecidos como os “4 P’s” do marketing, os quais são produto, preço, promoção e praça”.

Kotler (2002) considera “o composto de marketing como um conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seu objetivo de marketing no mercado alvo” e “o composto de marketing encerra a idéia de um conjunto de instrumentos ou de parâmetros decisórios”.

Este trabalho tem como objetivo mostrar o que são os 4 P’s do marketing e como eles são aplicados na prática de uma média empresa, do ramo de amido de mandioca, na cidade de São João do Caiuá, no estado do Paraná.

2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com o intuito de capitarmos a mensagem deste resumo expandido, vamos esclarecer alguns sinônimos, compostos de marketing, mix de marketing e 4 P’s do marketing, significam a mesma ideia. Com o objetivo de uma melhor compreensão da perspectiva de Kotler e Keller (2006), apresentamos o quadro a seguir:

Mix de marketing

Mercado- alvo

Produto

Preço

Promoção

Praça

Variedade de produtos; Qualidade; Design; Características; Nome da marca; Embalagem; Tamanhos; Serviços; Garantias; Devoluções.

Preço da lista; Descontos; Concessões; Prazo de pagamento; Condições de financiamento.

Promoção de vendas; Propaganda; Força de Vendas; Relações públicas; Marketing direto.

Canais; Cobertura; Variedades; Locais; Estoque; Transporte.

Quadro 01 – Conceitos de produto, preço, promoção e praça

Fonte: KOTLER; KELLER (2006, p.17).

2.1 – PRODUTO

Segundo Kotler e Armstrong (2007), produto significa “algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”.

Com o intuito de elaborar um produto, diversos fatores são levados em consideração. De acordo com Kotler e Armstrong (2007), o produto tem três níveis para a sua elaboração, o produto que é o núcleo que é o benefício central, descreve a essência funcional do produto; o produto básico que contém como diretriz os fatores embalagem, nome da marca, nível de qualidade, design e propriedades específicas do produto e; o terceiro nível que implica serviços que envolvem a aquisição do produto como, instalação, serviço de pós-compra, garantia de entrega e crédito.

Urdan e Urdan (2009) define que tipologia são esquemas de comunicação, assim sendo, os autores determinam quatro tipos de tipologias, presentes no quadro a seguir:

TIPOS DE PRODUTOS

Tangíveis e Intangíveis

Tangíveis

Os bens são produtos físicos, como carros, roupas, pontes e apartamentos.

Intangíveis

São serviços, como shows musicais, tratamentos médicos ou assistência técnica a equipamentos industriais.

Industriais e de Consumo

Industriais

São adquiridos por empresas de manufatura, de prestação de serviços, governos etc.

de Consumo

São comprados por pessoas ou famílias, os consumidores finais, procurando satisfazer as necessidades e os desejos individuais ou domiciliares.

Superiores e Básicos

Superiores

São sofisticados e mais caros, são produzidos com materiais nobres, os melhores processos fabris e contam com funções múltiplas e poderosas, o preço é maior mas há consumidores dispostos a pagar.

Básicos

Têm desempenho algo limitado, materiais simples, poucas funções e, sobretudo, preços menores. São bens direcionados a consumidores de menor poder aquisitivo e pessoas com boa renda mas sensíveis ao preço.

Utilitários e Hedônicos

Utilitários

Destaca-se pelas propriedades tangíveis, com funções e benefícios funcionais auxiliando o cotidiano do consumidor. O abridor de latas é um bem utilitário que resolve problemas como abrir embalagens metálicas com rapidez e segurança.

Hedônicos

Distinguem-se por propriedades que produzem uma resposta sensorial (sabor, som, tato e imagem) ou emotiva prazerosa no consumidor. Ao cheirar um perfume a mulher pode não só perceber o aroma, mas também criar um imaginário de visões, sons e sensações táteis. Diante do produto hedônico, o comprador é levado pelos sentimentos e razões subjetivas.

QUADRO 02 – Definição da tipologia dos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com