TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE O MARKETING ALIMENTÍCIO E O AUMENTO DA OBESIDADE INFANTIL

Por:   •  11/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.653 Palavras (15 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 15

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

Curso de Administração

        

COMO SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE O MARKETING ALIMENTÍCIO E O AUMENTO DA OBESIDADE INFANTIL

        

SOFIA BOTTER RUAS

SOPHIA PRADO MOREIRA SALLES

                

                

São Paulo - SP

2017[pic 1]

SOFIA BOTTER RUAS

SOPHIA PRADO MOREIRA SALLES

COMO SE DÁ A RELAÇÃO ENTRE O MARKETING ALIMENTÍCIO E O AUMENTO DA OBESIDADE INFANTIL

Trabalho da disciplina Teoria da Administração apresentado no 1º semestre, turma C, do Curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, solicitado pela Professora Doutora Maria Amélia Jundurian.

São Paulo - SP

2017

[pic 2]

SUMÁRIO

1. Introdução ................................................................................................................. 4

2.Refencial Teórico.........................................................................................................6

3. Considerações Finais..................................................................................................13

4.Bibliografia..................................................................................................................15


1. Introdução[pic 3]

O mundo tem passado por grandes e contínuas transformações, entre as quais as mudanças nos hábitos alimentares, revelando assim a complexidade dos modelos de consumo e dos fatores que os determinam. Segundo Poulain (2006), a alimentação é um objeto de extrema complexidade, que envolve a economia, sociologia, antropologia, história, psicologia, tecnologia, entre outras. Em cada uma dessas áreas podem ser levantadas problemáticas que permitem estudar tendências de consumo alimentar. Os hábitos alimentares podem ser conceituados como a disposição duradoura adquirida pela repetição frequente de um ato, uso ou costume. Até o século XX, inúmeras descobertas científicas, determinaram relevantes modificações nos hábitos e costumes alimentares dos indivíduos. O refinamento no processamento de produtos alimentícios, tecnologias de conservação e transporte ampliaram o consumo de alimentos duráveis e facilitaram o desenvolvimento de um sistema global de alimentação.

A epidemia de obesidade infantil, é um problema que atinge, de maneira crescente, o mundo inteiro e vêm ganhando destaque, não só em função da sua prevalência crescente, mas, principalmente, por estarem associados a uma série de danos à saúde. O aumento da obesidade infantil pode estar relacionado com a influência negativa do marketing de produtos alimentícios.

As campanhas de marketing não apenas influenciam as escolhas alimentares na infância, mas também buscam fidelizar consumidores de todas as idades. O objeto preferencial são os alimentos industrializados, feitos a partir de ingredientes industriais, com pouco ou nenhum produto fresco, e, geralmente, com alta quantidade de açúcar, gordura e/ou sódio. O que levanta sérias preocupações, já que as crianças representam um alvo bastante vulnerável pela sua incapacidade de percepção das intenções persuasivas da publicidade. Dentro as questões que podem ser trabalhadas essa pesquisa parte do problema: como se dá a relação entre o marketing alimentício e o aumento da obesidade infantil.

Assim, essa pesquisa tem como objetivo estudar as ações do marketing direcionadas ao público infantil, que estão cada vez mais em evidência, apesar de na maioria das vezes, crianças precisarem de orientação e dos recursos dos pais nas compras de produtos, já que elas podem ser influenciadoras diretas e muitas vezes o poder decisório na aquisição de um produto.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Obesidade Infantil

        Mudanças no padrão de alimentação e de atividade física, ocorridas em diversas sociedades, contribuem para o aumento do excesso de peso na população. Entretanto, as causas determinantes do excesso de peso compõem um complexo conjunto de fatores biológicos, comportamentais e ambientais que se inter-relacionam e se potencializam mutuamente. Para crianças e adolescentes, são exemplos desses fatores as condições e situações presentes nos ambientes escolar, familiar e na vizinhança.

        A obesidade é um transtorno causado pelos acúmulos de gordura corporal, podendo provocar prejuízos à saúde, por estar ligada diretamente a excessos que levam a graves transtornos ao longo da vida. Na infância essas consequências podem ser potencializadas pelo fato de que a criança ainda está em um processo de desenvolvimento físico e psicológico. Além dos danos causados à aparência, podemos observar também que existem seria complicações no desenvolvimento psicológico e afetivo (GARCIA 2003)        

        A determinação de hábitos alimentares está mais presente na infância, de forma que qualquer inadequação deve ser corrigida de forma correta e apropriada. No processo de formação do caráter alimentar, também estão envolvidos valores culturais, sociais, afetivos e comportamentais, isso nos mostra que existe uma grande diferença entre o comer (um ato social) e nutrir-se (uma atividade biológica). A criança exerce um papel fundamenta e ativo desde os primeiros anos de vida, quando já é capaz de influenciar as relações familiares de que participa. A criança sem dúvida é fruto do meio em que está inserida, os pais devem criar meios para prevenir o desenvolvimento da obesidade e suas consequências.  

2.2. Estratégias do Marketing

        A administração de marketing não é uma tarefa fácil. Para acontecer é necessário um bom planejamento, a execução cuidadosa, a escolha certa do mercado-alvo, um ótimo relacionamento com clientes, a maneira que os tornem fiéis, propiciando benefícios às partes interessadas. O foco principal dessa administração é o ambiente externo, ou seja, saber lidar e conhecer bem os clientes.

        Um mercado-alvo que está em ascensão no mundo é o mercado voltado para o público infantil. As empresas cada vez mais estão investindo milhões na diferenciação de produtos para satisfazer e atender esse número de pequenos influenciadores e consumidores. A cada dia os profissionais dos setores de Marketing das empresas buscam alternativas e formas de como agradar ao público infantil, já que não basta simplesmente satisfazer clientes, é preciso encantá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (198.1 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com